Acadêmicos de Engenharia Civil visitam obra da Ponte do Rio Madeira



10/10/2017

 

 

 

No último dia 29/09 a FARO, através da Coordenação do Curso de Engenharia Civil, proporcionou a 76 acadêmicos das Turmas Eng08TA, Eng08NA e Eng06NA de forma interdisciplinar, com a participação das disciplinas de Construção Civil II, Engenharia dos Transportes, Pavimento Rodoviário e Ponte, dos professores Claiton de Oliveira Souza, Ilton Roberto Kramer, uma aula de campo no canteiro de obra do Consorcio capitaneado pela empresa Artelete, consorcio este, contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT, que constrói a segunda Ponte sobre o Rio Madeira localizada a 5 Km do distrito de Abunã e 216 km de Porto Velho.

A ponte tem uma importância histórica, pois tira do “isolamento” o Estado do Acre, principalmente em tempos de estiagens prolongada devido à baixa das aguas no canal, proporcionando desabastecimento nas cidades do estado vizinho. Ademais, a ponte vai complementar a ligação da rodovia transoceânica que liga o Brasil aos países da América do Sul, principalmente Peru e Bolívia, mas, sobretudo, ligar a economia do Brasil aos consumidores do Oriente, como Japão e China através do Porto de Ilo no Peru no Oceano Pacifico.

A ponte tem um comprimento de 3,84 km, e um processo construtivo de avanço em balanço sucessivo, uma tecnologia brasileira que foi expandida para o mundo. A ponte tem pilares de 30 metros de altura na região dos canais navegáveis que estão localizados no meio da ponte. O tempo de construção da ponte está previsto para dezembro/2018.

 

Fonte: Coordenação de Engenharia Civil