NPJ FARO na Justiça Itinerante 2018



30/05/2018

 

A população ribeirinha do Baixo Madeira recebeu a caravana da Operação Justiça Itinerante, nos período de 14 e 26 de maio de 2018. A operação é realizada, periodicamente, em todo o estado de Rondônia e tem como princípio norteador, o atendimento amplo e gratuito à população, para solução de questões nas esferas Cível, Criminal, Infância e Juventude, Família e Registros Públicos, com especial atenção às comunidades das regiões ribeirinhas.

A FARO esteve presente na operação, a convite do Tribunal de Justiça de Rondônia, com o projeto NPJ da Comunidade, tendo a coordenadora do curso, Maria Idalina Rezende e as acadêmicas de Direito da FARO, Luana Maria de Andrade e Brígida Amanda Oliveira Rodrigues no auxílio dos atendimentos.

De acordo com a professora Maria Idalina “o número de atendimentos realizados não expressam a dimensão do trabalho desenvolvido e o impacto positivo na população ribeirinha, sem falar na visibilidade institucional, pois a FARO é a primeira faculdade que acompanha esse trabalho do TJ”.

Foram realizados 198 atendimentos, entre informações sobre direitos, principalmente na seara previdenciária. O trabalho somente começou, pois agora, iremos acompanhar as demandas formadas a partir da coleta de pedidos, junto à Justiça Federal e ao INSS, bem como protocolar as demandas de competência da justiça comum, que, não eram passíveis de apreciação durante a operação, informou a coordenadora.

A coordenação do curso comemora os resultados da parceria com o TJ, “O projeto de extensão NPJ na comunidade traz uma nova página para o curso de Direito da FARO, tem como um de seus pilares, aliar a teoria à prática e o faz, não somente com projetos, mas com ação, envolvendo-se em ampla parceria de entidades e tem como interesse comum, a promoção da justiça e a prática da cidadania.

Veja a galeria completa!

Resultado de imagem para câmera desenho