FARO exibiu Exposição Memória das Eleições



21/06/2018

 

 

 

De 04 a 09 de junho, a FARO recebeu a Exposição Memória das Eleições, instalada no hall do Bloco C, no Campus BR. O objetivo foi despertar o interesse pelas questões sociais e políticas históricas, resgatando a identidade das manifestações democráticas locais e regionais, a trajetória do voto feminino e indígena e a participação da população negra na política partidária.

A exposição foi aberta ao público e reuniu alunos, professores e funcionários da Instituição, que demonstraram grande alegria em reconhecer rostos de pessoas que fizeram história na política local, como mostra o depoimento emocionado do  professor Stenio Castiel, em uma rede social: “Vó, esperamos que um dia possamos honrar o legado que a senhora deixou na educação do nosso estado. Fazer da docência nossa vida e nossos projetos de vida traz uma responsabilidade muito grande, mas temos a certeza de que de algum lugar seus sorrisos são a fonte de energia que nos move todo dia por essa profissão tão linda que hoje temos o orgulho de exercer. Sermos neto de Marise Castiel, filhos de Enid Castiel e estarmos em sala de aula como professores, não pode ser mera coincidência... Continuamos buscando aprender e melhorar todos os dias. Sempre!”.

O acadêmico Ronaldo Tomé, do 6º período de Direito, fala sobre a participação indígena na política: “Muita gente não sabe até onde vai a participação do índio na política, no cenário nacional. O índio hoje já está inteiramente interligado com todo movimento social que existe no país, principalmente nas grandes manifestações políticas. Antigamente eles só eram usados para “engrossar” as manifestações. Hoje a participação deles é mais efetiva, eles estão lá estão ocupando cargos de destaque nas suas cidades e comunidades”.