Alunos de Engenharia Civil visitaram a ponte de Abunã

09/10/2018

Acadêmicos de Engenharia Civil participaram, no dia 28 de setembro, de uma aula de campo no canteiro de obra da ponte que está sendo construída sobre o Rio Madeira (localizada na BR 364, a 5 km do distrito de Abunã), que liga Rondônia ao Acre. A visita aconteceu, sob orientação do professor Claiton de Oliveira Souza, que ministra as disciplinas de Construção Civil I e II.

Sobre a obra

A obra faz parte do consórcio capitaneado pela empresa ARTELESTE, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e tem um processo construtivo de avanço em balanço sucessivo, uma tecnologia brasileira que foi expandida para o mundo.

Segundo o professor Claiton, “a ponte tem uma importância histórica, pois pode ajudar a tirar do ‘isolamento’ o Estado do Acre, principalmente em tempos de estiagens prolongadas, devido ao baixo volume de água no canal, o que proporciona desabastecimento nas cidades do estado vizinho”.

Além disso, a ponte promete influenciar na economia do país, complementando a ligação entre os consumidores do Brasil e os do Oriente, por meio do Porto de Ilo, no Peru – Oceano Pacífico.

Importância para os acadêmicos

Quanto à relevância da aula de campo para os futuros engenheiros, o professor avalia: “a atividade é importante para que eles façam esse link da teoria com a prática. Ouvir as expectativas deles com relação ao tamanho da obra é muito positivo. É raro ver de perto esse tipo de obra em Rondônia e quando eles veem, ficam maravilhados. Isso gera a discussão sobre os detalhes e o processo produtivo”.

Veja as fotos!