NAPI



O apoio necessário

 Os alunos, professores e funcionários o da FARO podem contar com o apoio do NAPI - Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional- nas principais questões pedagógicas e psicopedagógicas que surgem tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto na interação social no interior da comunidade acadêmica ou no seu contato com a sociedade. No trabalho interdisciplinar do NAPI, as dificuldades transformam-se em oportunidades de crescimento e capacitação.

 O NAPI presta atendimento permanente de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Suas ações promovem:

            o diagnóstico e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem;

            a realização de encontros socializadores entre corpo docente, discente e comunidade;

            a criação de momentos de reflexão sobre a prática educacional;

            o apoio à solução de problemas com base na leitura da realidade e interpretação de sua etiologia, seu estado e sua evolução;

            o diálogo como forma de detectar o problema;

            a escuta, observação e a busca de informação reais, para chegar à abordagem adequada em cada situação;

            o respeito ao sujeito, profissional ou em formação, promovendo sua capacidade e autonomia em qualquer situação.

 

O NAPI também se estrutura em projetos que visam a constante evolução da comunidade acadêmica, em todos os aspectos: sociais, culturais, históricos, pedagógicos e psicológicos. Seu projeto inicial e básico é o de monitoria, atividade que é exercida por acadêmicos selecionados para auxiliar os professores no ensino de um componente curricular, principalmente nas atividades didático-pedagógicas.

 Está em andamento o projeto de nivelamento dos acadêmicos com dificuldades em determinadas disciplinas, desenvolvendo habilidades afetas aos conteúdos dos cursos e, em especial, nos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática, física e química.

 Está se estruturando o projeto de extensão Propondo o conhecimento e fazendo a diferença” que será desenvolvido envolvendo a comunidade estudantil da IES em ações específicas para desenvolver atitudes e habilidades do futuro profissional, em cada um dos cursos da FARO.