CPA



Autoavaliação permanente

 O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES foi criado por Lei em abril de 2004 e regulamentado através de portaria MEC em julho daquele mesmo ano. Atendendo aos requisitos legais, a FARO constituiu sua primeira Comissão Própria de Avaliação - CPA no ano de 2006 com vigência de dois anos. A segunda Comissão foi eleita e nomeada pelo Conselho Superior da FARO em 2009. A terceira Comissão, atualmente em exercício, foi eleita e nomeada em 2011.

Para a FARO, a auto-avaliação não tem apenas a função de atender às exigências legais, mas é uma necessidade e um princípio fundamental, pois se constitui em um referencial que norteia as ações e decisões da Instituição em busca da melhoria permanente da qualidade da Educação Superior, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais e da promoção dos valores democráticos.

 

Os princípios que norteiam o Projeto de Avaliação Institucional da FARO:

            1. Extensão: necessidade de avaliar todo o complexo de atividades;

            2. Interrelacionamento: busca uniformidade básica de metodologia entre seus indicadores e as dimensões da avaliação externa;

            3. Legitimidade: tem legitimidade técnica, conduzindo os projetos de forma transparente, viável e confiável;

            4. Continuidade: garante a continuidade permanente do processo;

            5. Subsídio: fornece informações fidedignas à Administração Superior para a tomada de decisões com qualidade.

 

Variáveis e  Indicadores Avaliados na FARO:

            1. Docentes: titulação, forma de ingresso, regime de trabalho e qualificação;

            2. Discentes: participação em projetos (como bolsistas, colaboradores, voluntários), participação em conselhos, colegiados e reuniões estudantis;

            3. Infraestrutura: condições ambientais de trabalho e estado de conservação e disponibilidade dos equipamentos para trabalho dos funcionários;

            4. Gestão: procedimentos de distribuição de disciplinas, acompanhamento do coordenador no desenvolvimento das disciplinas, orientação acadêmica para alunos ingressantes, atendimento dos servidores ao acadêmico, incentivo à qualificação, atuação em colegiados e conselhos, ações para solução de problemas acadêmicos e avaliação da existência e da qualidade do acervo suficiente.

            5. Insumos: relação professor/ensino, professor/alunos e funcionário/gestor, planejamento do professor e da coordenação, procedimentos e instrumentos didáticos mais utilizados, instrumentos de avaliação mais utilizados, coerência da avaliação com os objetivos e encadeamento lógico das disciplinas;

            6. Pessoal Administrativo: titulação, satisfação com a IES, relacionamento com discentes, docentes e demais colegas de trabalho.

                       

Ações e Metodologia da Avaliação

 As ações de avaliação, assim como a divulgação dos resultados, seguem uma agenda de atividades baseadas no projeto de auto-avaliação da FARO. De acordo com os requisitos do SINAES, essas ações tem etapas coordenadas: a preparação, o desenvolvimento e a consolidação. Iniciam-se com reuniões de sensibilização e seminários envolvendo discentes, docentes e funcionários do corpo administrativo na confecção da agenda de trabalho, definição de instrumentais de coleta de dados e análise do novo projeto de autoavaliação. Segue-se a aplicação das avaliações aos alunos, funcionários e professores e, posteriormente, a sistematização dos resultados e encaminhamento do relatório síntese à Coordenação Acadêmica, com apresentação de informações necessárias para identificar de oportunidades de melhoria e ações que venham minimizar problemas eventualmente diagnosticados.

 

A autoavaliação da FARO é coordenada pelos membros da CPA, que organizam sub-grupos para as dez dimensões avaliadas. São confeccionados questionários, distribuídos como impressos e/ou on-line no portal FARO, adaptados a cada segmento de acordo com suas funções na instituição. Os instrumentos e a metodologia para coleta de dados, também são definidos em reuniões com os membros da CPA e dos sub-grupos, que consideram as dimensões estabelecidas pela Lei e acrescentam outras indagações observando as especificidades da cultura regional e organizacional. Anualmente, alunos, professores e equipe técnico-administrativa avaliam o conjunto da Instituição; semestralmente, os acadêmicos avaliam o corpo docente no que se refere ao processo ensino-aprendizagem

Legislação e Documentos Oficiais

 Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.

Portaria 2.051, de 9 de julho de 2004 – Regulamenta os procedimentos de Avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior) – Orientações Gerais para o Roteiro da Auto-Avaliação das Instituições.

Sugestão de roteiro para elaboração do relatório de auto-avaliação.

Relatório Anual 2013

Relatório Anual 2014

Relatório Anual 2015

Relatório Anual 2016