Guia completo do Enem 2020: Tudo o que você precisa saber!

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes finalistas da educação básica brasileira é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Você sabe o que é o Enem, não é mesmo? Se não sabe, a gente explica!

Enem – Um breve histórico

Em 1998, o Ministério da Educação (MEC) decidiu criar uma prova para avaliar a qualidade do ensino no Brasil. Essa avaliação tinha como finalidade identificar as principais necessidades da educação no país e, assim, auxiliar o Governo na elaboração de políticas de melhorias para o setor.

No ano seguinte à sua criação, o Exame passou a ser utilizado como modalidade de acesso ao Ensino Superior e recebeu o título de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), proporcionando a milhares de estudantes a oportunidade de viverem o sonho da Graduação.

Desde 2009, com a proposta de unificar a forma de ingresso nas Universidades Federais brasileiras, o Enem passou a ser aplicado em dois dias de prova, composto de 180 questões objetivas de múltipla escolha com 5 alternativas de resposta e uma Redação.

Quem pode participar do Enem?

O Enem é a principal porta de entrada ao Ensino Superior, qualquer pessoa que esteja cursando ou já concluiu o ensino médio pode realizar o Exame. No entanto, os candidatos que ainda não concluíram e nem vão concluir o ensino médio no ano de realização da prova não poderão utilizar as notas para ingressar nas Universidades, sejam elas públicas ou privadas.

Esses candidatos, que fazem a prova do Enem antes da conclusão do ensino médio, são chamados de “treineiros”, ou seja, participam do Exame apenas para fins de autoavaliação.

Novidades do Enem 2020

Uma das grandes novidades do Enem 2020 é o Enem Digital. Uma versão online da prova que será aplicada em locais pré-estabelecidos e com equipamentos determinados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).

Com edital, datas e especificações próprias, essa modalidade do Exame surge com o objetivo de minimizar a complexidade que envolve a logística do Enem, uma vez que a versão digital vai permitir a redução dos altos custos de aplicação da prova impressa, além de agilizar a correção.

O MEC também apresentou outras vantagens da utilização do Enem Digital, como:

  • Aproximar os estudantes do Exame;
  • Aplicar o Enem 4 vezes por ano, por agendamento e com mais segurança contra fraudes;
  • Aplicar o Enem em mais cidades brasileiras;
  • Avaliar o aluno por meio de questões interativas, que usam vídeos, infográficos e jogos;
  • Potencializar a individualidade dos participantes, usando a Inteligência Artificial para orientá-los com base em dados.

É importante ressaltar que, em 2020, o Enem Digital será aplicado somente para 100 mil candidatos que já concluíram o ensino médio ou que irão concluir até o final do ano. Dessa maneira, os “treineiros do Enem” não poderão realizar a prova nessa modalidade, apenas a prova impressa.

ATENÇÃO! Quem optar pelo Enem Digital não poderá fazer a prova impressa e vice-versa.

Cronograma do Enem 2020

Devido à extensão e, muitas vezes, complexidade do calendário do Enem, muitos candidatos ficam perdidos em meio a tantas datas, regulamentos e prazos.

Oficialmente, o calendário do Exame inicia com a publicação do Edital, ainda no primeiro semestre do ano, seguido do período de solicitação de isenção da taxa de inscrição, justificativa de ausência na prova do ano anterior e a inscrição – acompanhada das solicitações de recursos especiais – até a data de realização do Exame e, posteriormente, a divulgação dos resultados.

ATENÇÃO! Para facilitar a sua vida, adaptamos o Cronograma completo do Enem 2020 em infográfico, onde você vai poder ficar por dentro das datas, sem perder nenhum prazo. Baixe agora o seu, gratuitamente!

Como se inscrever no Enem

Realizada totalmente de forma online, apesar de simples, a inscrição para o Enem possui várias etapas e exige muita atenção do candidato quanto aos dados pessoais e socioeconômicos. Não é à toa que essa é uma das principais etapas do processo!

Em 2020, com taxa de R$85,00, as inscrições para o Enem acontecem do dia 11 a 22 de maio e são realizadas através do site do Inep, na Página do Participante.

SE LIGA! Para que você não fique com nenhuma dúvida sobre o processo de inscrição do Enem, preparamos um Manual de Inscrição do Enem 2020, com o passo a passo de como realizá-la. Clique e baixe o seu!

Como é a prova do Enem

A prova do Enem é caracterizada pela sua complexidade e extensão. Contém 180 questões que abordam 4 áreas do conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Tem, ainda, a Redação que avalia as competências discursivas do candidato, como:

  • Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  • Compreensão da proposta de redação;
  • Seleção e organização das informações;
  • Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
  • Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Devido à sua extensão, o Enem é aplicado em dois dias, especificamente dois domingos seguidos:

No 1º dia: Com duração de 5 horas e 30 minutos de prova, são aplicadas 45 questões de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias + 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias + Redação.

No 2º dia: Com duração de 5 horas de prova, são aplicadas 45 questões de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática.

Muita coisa, não é? Mas, não se assuste! Nada que bastante esforço, atrelado a muita força de vontade não resolvam.

Fique por dentro! Para que você esteja a par de tudo o que cai no Enem, acesse esse artigo que fizemos, especialmente, para quem deseja ficar, literalmente, por dentro dos conteúdos: O que cai no Enem? 4 itens que você não pode deixar de estudar!

No tópico seguinte, vamos te dar ótimas dicas de como se preparar para dar um show nos dias da prova e garantir sua entrada no Ensino Superior.

Como se preparar para o Enem

Chegou a hora de se preparar para garantir o acesso a uma das etapas mais lindas e, também, desafiadoras da sua vida, o Ensino Superior! Se você está aqui, é porque deseja o melhor para você e para as pessoas que ama, certo?

Então, para alcançar o objetivo de voar cada vez mais alto e encher de orgulho os olhos de quem te quer bem, o primeiro passo é garantir um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vamos juntos rumo à sua aprovação!

1 – Prepare-se com antecedência

Não é nenhuma novidade que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muito de você. Por isso, para chegar confiante e arrasar nas provas, você precisa se preparar com bastante antecedência, afinal uma preparação antecipada é o diferencial para um bom desempenho.

Já dizia aquele famoso ditado popular: “Melhor prevenir do que remediar”. Se tratando de Enem, a melhor maneira de se prevenir, adequadamente, dos grandes desafios que virão nos dias de prova é com uma boa preparação.

Treinar com as provas dos Exames anteriores, realizar testes de tempo para a resolução das questões, estudar os conteúdos mais complexos, manter-se atualizado sobre os assuntos que acontecem no mundo, dentre outros fatores, são elementos que precisam estar no seu planejamento de estudos, o que requer tempo e muita dedicação.

Acesse nosso artigo sobre como começar a se preparar para ter mais chances de sucesso no Enem 2020 e descubra o caminho que deve seguir para dar o start na sua jornada rumo à aprovação.

Mas, se por algum motivo você não teve tempo de se preparar com antecedência para o Exame, calma! Nada está perdido! Respira fundo e veja as nossas dicas que vão te ajudar a estudar em cima da hora para o Enem.

2 – Organize um cronograma de estudos

Iniciar uma preparação com antecedência é de grande importância para um bom desempenho, mas nada vai adiantar se você não tiver um bom planejamento de estudos. Ter uma rotina bem organizada é a dica de ouro para conseguir dar conta de toda a matéria que precisa ser compreendida até a data da prova e controlar todas as atividades que já foram cumpridas.

Por isso, pensando no melhor para o seu desempenho, criamos um Guia exclusivo sobre como montar um cronograma de estudos completo para o Enem 2020. Aproveite!

3 – Faça as provas de Exames anteriores

Para ter domínio sobre qualquer coisa é preciso conhecê-la em seus mais profundos aspectos e especificidades. Com a prova do Enem não é diferente! Por isso, além de todos os outros fatores do seu planejamento de estudos, você precisa focar na resolução das provas dos Exames anteriores.

Essa prática vai fazer com que você se familiarize com o modo como as provas são aplicadas e, assim, ter noção dos conteúdos mais recorrentes abordados pelas 4 áreas do conhecimento – objetos de análise do Enem – garantindo as informações necessárias que guiarão o direcionamento dos seus esforços, no que se refere ao conteúdo do Exame.

Lembre-se: Nosso cérebro é como nosso corpo, quanto mais exercitá-lo, melhor desempenho ele terá!

4 – Treine a Redação

Agora vamos falar sobre ela que, para a grande maioria dos candidatos, é o “bicho de 7 cabeças do Enem”, a Redação.

No primeiro dia de prova do Exame, além de ter que responder 90 questões objetivas, você vai precisar construir um texto dissertativo-argumentativo sobre determinado assunto indicado pela banca, geralmente é um tema de ordem científica, cultural, política ou social. É nesse momento que você deve respirar fundo, manter a calma e, principalmente, organizar as ideias.

Por isso, para você ficar a par das principais técnicas acerca da criação e desenvolvimento de uma boa redação, acesse o nosso artigo especial sobre como fazer uma redação do Enem digna de pontuação máxima.

Mas, se você está em busca de um material mais aprofundado e, detalhadamente, explicativo sobre como produzir uma excelente Redação, baixe o nosso Guia completo para mandar bem na Redação do Enem – Nele, você vai encontrar o passo a passo sobre como se preparar para a prova, como formular o texto ideal e como é feita a correção das provas objetivas e da Redação.

5 – Mantenha-se atualizado

Sabia que um dos principais obstáculos enfrentados pelos candidatos do Enem durante a prova é a falta de atualização sobre os acontecimentos que ocorrem no mundo?

Manter-se atualizado sobre os mais diversos assuntos lhe garante a possibilidade de escrever com propriedade e domínio de conteúdo. Esse pré-requisito não se enquadra apenas para a redação, muitas questões objetivas do Exame são pautadas no devido conhecimento acerca das atualidades.

Por isso, desenvolvemos um artigo onde colocamos à sua disposição 7 dicas de como estudar atualidades para o Enem.

Fica a Dica: Não restrinja seu planejamento de estudos apenas aos conteúdos programáticos, procure fontes alternativas que lhe garantam as devidas informações. E é, exatamente, sobre essas fontes alternativas de conhecimento que vamos falar no tópico seguinte. Siga!

6 – Estude com fontes alternativas

Um planejamento baseado no conteúdo programático do Enem é de extrema importância! No entanto, quando o estudo com livros e referências bibliográficas se tornar maçante, você deve procurar outras fontes de conhecimento, principalmente aquelas que lhe proporcionem maior interatividade, onde você possa fazer questionamentos e sanar dúvidas.

Um dos principais elementos de otimização para os seus estudos é a própria internet, nãos as redes sociais, mas canais que dispõem de conteúdos realmente interessantes para o desenvolvimento dos seus estudos e aperfeiçoamento de sua preparação para a prova.

Pensando nisso, desenvolvemos uma lista com os principais canais da internet que vão te ajudar a estudar para o Enem.

7 – Cuide da sua saúde

A jornada que você percorre, desde a inscrição, passando pela preparação até o dia da aplicação das provas do Enem, é árdua e extensa. Você precisa estar forte e saudável para desempenhar seu papel de estudante com qualidade e maestria.

Cuide da sua saúde! Sem ela você não vai conseguir dar continuidade ao seu planejamento de estudos e, consequentemente, o desafio de obter um bom desempenho no Enem ficará ainda maior.

Uma dica primordial é escolher um tipo de atividade que você goste, para que a prática seja prazerosa e não seja tratada como mais uma obrigação. Se prefere esportes, encontre um grupo para praticar o seu preferido. Se você é daquelas pessoas que prefere academia, vale investir nesta atividade. O importante é encontrar algo que te traga benefícios e que seja prazeroso.

É importante mencionar, também, que você deve praticar atividades de forma recorrente, pelo menos 4 vezes por semana, durante meia hora.

Lembre-se: seu objetivo não é ser um atleta, então procure se exercitar com uma intensidade de leve a moderada. Para mais informações sobre esse assunto, acesse nosso artigo que fala sobre como cuidar da saúde pode te ajudar a passar no Enem.

Todas essas dicas sobre como se preparar para o Enem são fundamentais para a obtenção de sucesso nas provas. Siga-as corretamente e garantimos que você estará um passo à frente dos demais concorrentes.

Mas, se você quer se distanciar, ainda mais, dos outros candidatos e ficar a um passo da porta de entrada para o Ensino Superior, cadastre-se para receber nossas Dicas Exclusivas sobre o Enem 2020.

Dicas para a véspera e dia da prova do Enem

Você se planejou, se preparou, se esforçou, deu o seu máximo! Finalmente, o grande dia está chegando. E agora, o que fazer!? O segredo é manter a calma e a concentração.

Mesmo com toda a preparação e com o conteúdo na ponta da língua, é totalmente comum sentir o nervosismo tomando conta. Então, para evitar com que a ansiedade te atrapalhe neste momento tão esperado, preparamos algumas dicas exclusivas para você saber como relaxar na véspera do Enem.

No dia da prova, é de suma importância que você:

  • Confira o horário da prova na sua região e não se atrase (esteja no local com 1 hora de antecedência);
  • Leve um documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Registro Nacional Migratório ou Identidade Funcional);
  • Leve uma caneta esferográfica PRETA de tubo transparente;
  • Leve um pequeno lanche (frutas são mais recomendáveis) e uma garrafa de água transparente.

Lembre-se, também, de levar o cartão de confirmação de inscrição, assim poderá conferir os dados impressos no gabarito e na prova.

Resultado do Enem

Após a aplicação do Exame, um novo momento de ansiedade inicia, a espera pela divulgação das notas – as notas que podem te levar ao alcance dos seus objetivos e mudar o seu futuro e o das pessoas que você ama e deseja ajudar. Mas, como usar a Nota do Enem ao seu favor?

Para ajudar na resolução desse questionamento, colocamos à sua disposição um artigo completo com as diversas possibilidades de aplicação da nota do Enem – nesse artigo, você vai encontrar os detalhes sobre como utilizar seu desempenho no Enem ao seu favor e, assim, focar no melhor direcionamento que deve ser tomado.

Como usar a nota do Enem?

Após a divulgação das notas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) coloca à disposição alguns processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior, que são: o Sisu, o Prouni e o Fies. Ambos lhe garantem a possibilidade de entrar em uma Faculdade sem precisar fazer o vestibular, conseguir bolsas de estudo ou financiar um curso em uma faculdade privada.

Usar a Nota do Enem no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal que seleciona os candidatos que ocuparão vagas em universidades públicas. É o primeiro processo seletivo que acontece após a divulgação das notas do Enem.

Apenas quem fez a prova mais recente do Enem e tirou nota maior que zero na redação pode se inscrever.

Usar a Nota do Enem no Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal que distribui bolsas de estudo em faculdades particulares para pessoas de baixa renda.

O período de inscrição é aberto assim que termina o Sisu. Para participar do Prouni, o candidato precisa cumprir as seguintes exigências:

  • Precisa ter feito a última edição do Enem;
  • Ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média das provas;
  • Nota superior a zero na redação.

Usar a Nota do Enem no Fies

Outra vantagem do Enem é usar a nota para financiar uma faculdade privada. Isso é possível através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Governo Federal que concede empréstimos às pessoas de baixa renda.

O Fies abre as inscrições logo depois do Prouni e é possível se candidatar a uma vaga usando a nota de qualquer edição do Enem a partir do ano de 2010.

A nota mínima exigida para se inscrever é de 450 pontos na média das provas e não ter zerado na redação. Além disso, o candidato precisa atender aos critérios de renda previstos no edital do programa. Quem consegue o financiamento só começa a pagar a dívida um ano e meio depois de formado.

Sua nota do Enem nas Faculdades Privadas

Se você não obteve êxito no Sisu, Prouni ou Fies não tem problema! Em muitas Instituições de Ensino Superior privadas é possível se matricular, apenas apresentando a nota obtida no Enem, sem precisar fazer o vestibular – o importante é você não deixar seu sonho de lado e seguir em frente!

FARO e Você: Juntos pelo seu Futuro

Agora que você já sabe como utilizar, da melhor maneira, a sua nota do Enem, lhe apresento a Faculdade de Rondônia (FARO). Uma Instituição com mais de 30 anos de tradição e excelência no mercado educacional do estado de Rondônia.

Na FARO, sua nota do Enem é valorizada e vale o ano todo! Você pode usar as suas notas das três últimas edições do Enem para conseguir a tão sonhada vaga no Ensino Superior, concorrendo nos processos seletivos do 1º e 2º semestre do ano.

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira!

Orientação de Carreira – descubra aqui o seu futuro

Todo seu empenho e dedicação à sua preparação para o Enem é imprescindível para o alcance do sucesso profissional. Mas, você realmente já sabe qual carreira quer seguir? Qual a Profissão que mais combina com você? Se ainda tiver dúvidas, a gente pode te ajudar!

Faça agora, gratuitamente, a nossa Orientação de Carreira para Estudantes e descubra o caminho certo para o seu futuro. Aproveite, é rápido e fácil!

Que, ao final da saga rumo ao Ensino Superior, seus esforços sejam recompensados com a vitória!

Não esqueça que sempre estaremos aqui, de braços abertos, para caminhar ao seu lado, construindo pontes firmes e seguras rumo a um novo mundo, para você e todos que desejem o sucesso. Boa sorte!

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Cadastre-se e receba por e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter