Conheça nossa Estrutura Organizacional
- Histórico
- NAPI
- PDI
- CPA
- Conselho/Diretoria
- Coordenações
- Gerência
- Atendimento RCA
30 anos de Pioneirismo e Qualidade
A Faculdade de Rondônia (Faro) é uma Instituição de Ensino Superior (IES) sediada na cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. Criada em 1988 pelo Decreto Ministerial nº. 96.977/88, a Faro tornou-se, desde então, parte da história de Rondônia e uma referência em educação superior na Região Norte do Brasil. Sua contribuição à sociedade pode ser avaliada pelos altos índices de aprovação de seus egressos em concursos públicos, exames de ordem, inserção no mercado de trabalho e desempenho profissional. O reconhecimento de sua qualidade está registrado na alta pontuação de seus cursos na avaliação do Ministério da Educação (MEC).
A partir de 2008, a Faro passou a ter o Instituto João Neórico como instituição mantenedora e ganhou mais apoio para crescer e aperfeiçoar-se. Todos os seus cursos cumprem e até superam as exigências legais e as normas da educação brasileira. Seu corpo docente conta com Especialistas, Mestres e Doutores que garantem a qualidade do ensino e conduzem uma formação empreendedora adequada à contínua evolução do mercado de trabalho. A infraestrutura fornece o melhor suporte, com laboratórios e equipamentos que acompanham as inovações tecnológicas contemporâneas.
Cursos de Graduação da Faro:
- Agronomia
- Administração
- Arquitetura e Urbanismo
- Ciências Contábeis
- Direito
- Engenharia Civil
- Engenharia Florestal
- Medicina Veterinária
Cursos de Pós-Graduação "Lato sensu":
- Direito Civil e Processo Civil;
- Docência no Ensino Superior;
- Gestão, Supervisão e Orientação Educacional;
- Direito Constitucional e Administrativo;
- Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental;
- Engenharia e Segurança do Trabalho;
- Direito do Trabalho e Processo do Trabalho;
- Georreferenciamento de Propriedades;
- Psicopedagogia Institucional e Clínica;
- Saúde Pública com Ênfase em PSF;
- Avaliações e Perícias de Engenharia;
- Auditoria e Perícia Contábil;
- Direito Penal e Processo Penal.
A Faro desenvolve a formação acadêmica com qualidade e responsabilidade social. Está voltada para o futuro, atenta às inovações tecnológicas e atualizada com as novas tendências do desenvolvimento social, econômico e cultural no mundo contemporâneo. Além de conduzir uma formação empreendedora do acadêmico, preparando-o para o mercado de trabalho, a Faro dá plena atenção à pesquisa e à extensão, oferecendo as melhores condições para atividades e projetos que beneficiam, diretamente, a sociedade e a economia de Rondônia e da Amazônia brasileira.
O Apoio Necessário
A Faculdade de Rondônia – Faro disponibiliza aos alunos e professores um setor que atua nas questões pedagógicas e psicopedagógicas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos no âmbito educacional, bem como o assessoramento com ações de natureza didático-pedagógica visando potencializar a melhoria da qualidade de ensino e a humanização dos que integram a IES, na sua organização e funcionamento.
O Núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar: Pedagoga e Psicóloga.
Competências do NAPI:
- Mediar dificuldade de relações interpessoais dos docentes e discentes;
- Assessorar a prática pedagógica para a melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão.
- Promover momentos de reflexões sobre a ação docente para a atuação de uma práxis interdisciplinar;
- Diagnosticar e acompanhar acadêmicos com dificuldades de aprendizagem;
- Realizar e acompanhar a atividade do Programa de Monitoria Acadêmica-PAM.
- Apoiar pedagogicamente os professores da IES nos seus planejamentos e avaliações da ação pedagógica docente.
- Promover oficinas pedagógicas, sessões de estudos e cursos de curta duração de acordo com a necessidade do âmbito educativo e interesse do corpo docente.
- Propor metodologias de ensino democráticas, eficientes e inclusivas.
- Elaborar, orientar, acompanhar e executar projetos de fortalecimento dos estudos nos cursos que passarão pelo crivo do ENADE.
- Ouvir e orientar acadêmicos e/ou acadêmicas com problemas comportamentais e/ou de aprendizagem.
- Analisar e orientar acadêmicos e/ou acadêmicas que apresentem dificuldades de relacionamento interpessoal, de adaptação e motivação na dimensão acadêmica e profissional.
- Diagnosticar e encaminhar acadêmicos e/ou acadêmicas que apresentarem necessidades de acompanhamento para outros profissionais e/ou serviços especializados dependendo da queixa apresentada.
- Observar as necessidades dos acadêmicos e/ou acadêmicas prestando atenção nas patologias, no sofrimento psicológico e nos mecanismos que permeiam o fracasso nos estudos.
- Promover inclusão escolar com um Atendimento Educacional Especial – AEE, para acadêmicos e/ou acadêmicas que apresentem deficiências.
- Realizar interferências psicopedagógicas partindo de uma visão contextualizada dos instrumentos e explicações psicopedagógicas, levando em considerações à complexidade das situações educacionais e da necessidade de compreendê-las para poder intervir nas mesmas.
Objetivando primar pela saúde mental e psicológica dos acadêmicos da Faro, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional – NAPI desenvolveu o projeto "Faro pela Vida", com realizações de palestras, mesa redonda e oficinas com temas de grande relevância social e importância para estruturação psicológica dos alunos.
Trabalho de ouvidoria, que consiste no recebimento de sugestões e/ou críticas e reclamações do âmbito acadêmico compreendendo: estudantes, professores, objetivando estabelecer uma comunicação dialógica democrática, identificando as necessidades entraves existentes, bem como a busca de possíveis soluções para as queixas, problemas e/ou indagações apresentadas, com os setores competentes
Atendimentos
Em virtude do processo pandêmico e objetivando o atendimento com segurança dos acadêmicos e professores, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional – NAPI está atendendo de forma remota, através da plataforma TEAMS, para orientação psicológica, psicopedagógica ou queixas de cunho psicopedagógico.
Para agendamento de atendimentos:
1. Digite no chat do teams o nome de uma das professoras integrantes da equipe do setor: Selena Castiel ou Neire Abreu.
2. Após esse primeiro contato (via chat do Teams), será agendado um horário para o atendimento online.
Conte conosco. O NAPI está com você!
Estratégia e Identidade da Faro
O Plano de Desenvolvimento Institucional da Faro (PDI) estabelece suas metas para um período de xx anos e as estratégias para alcançá-las, conforme a legislação do ensino superior no Brasil. Mas, não é apenas um documento de planejamento, estabelece, também, os princípios que movem a instituição e os valores que orientam as suas ações e serviços. No PDI está expressa a identidade da Faro e o papel que almeja desempenhar no desenvolvimento do país e, em especial, da região em que a instituição nasceu.
Missão
- Promover uma educação diferenciada, geradora de inovações científicas, tecnológicas e culturais, que possibilite o desenvolvimento do cidadão com visão empreendedora e responsabilidade social.
Visão
- Ser um centro de excelência em educação superior, creditado como Instituição de referência nacional no ensino, pesquisa e extensão.
Valores
- Ética em todos os níveis de ação;
- Respeito à diversidade e ao pluralismo de ideias, sem discriminação de qualquer natureza;
- Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- Universidade do conhecimento e fomento à interdisciplinaridade;
- Compromisso com a qualidade, com a orientação humanística e com a preparação para o exercício pleno da cidadania ao executar suas atividades;
- Compromisso com a democratização da educação, no que concerne à gestão, à igualdade de oportunidades de acesso e à socialização de seus benefícios;
- Compromisso com a democracia e com o desenvolvimento cultural, artístico, científico, tecnológico e socioeconômico do país;
- Compromisso com a paz, com a defesa dos direitos humanos e com a preservação do meio ambiente;
- Liberdade de expressão e comunicação;
- Autonomia didático-científica;
- Transparência nas ações.
Autoavaliação Permanente
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado por Lei em abril de 2004 e regulamentado através de portaria do MEC em julho daquele mesmo ano. Atendendo aos requisitos legais, a Faro constituiu sua primeira Comissão Própria de Avaliação (CPA) no ano de 2006 com vigência de dois anos. A segunda Comissão foi eleita e nomeada pelo Conselho Superior da Faro em 2009. A terceira Comissão, atualmente em exercício, foi eleita e nomeada em 2011.
Para a Faro, a autoavaliação não tem apenas a função de atender às exigências legais, mas é uma necessidade e um princípio fundamental, pois se constitui em um referencial que norteia as ações e decisões da Instituição em busca da melhoria permanente da qualidade da Educação Superior, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais e da promoção dos valores democráticos.
Os princípios que norteiam o Projeto de Avaliação Institucional da Faro:
- Extensão: necessidade de avaliar todo o complexo de atividades;
- Interrelacionamento: busca uniformidade básica de metodologia entre seus indicadores e as dimensões da avaliação externa;
- Legitimidade: tem legitimidade técnica, conduzindo os projetos de forma transparente, viável e confiável;
- Continuidade: garante a continuidade permanente do processo;
- Subsídio: fornece informações fidedignas à Administração Superior para a tomada de decisões com qualidade.
Variáveis e Indicadores Avaliados na Faro:
- Docentes: titulação, forma de ingresso, regime de trabalho e qualificação;
- Discentes: participação em projetos (como bolsistas, colaboradores, voluntários), participação em conselhos, colegiados e reuniões estudantis;
- Infraestrutura: condições ambientais de trabalho e estado de conservação e disponibilidade dos equipamentos para trabalho dos funcionários;
- Gestão: procedimentos de distribuição de disciplinas, acompanhamento do coordenador no desenvolvimento das disciplinas, orientação acadêmica para alunos ingressantes, atendimento dos servidores ao acadêmico, incentivo à qualificação, atuação em colegiados e conselhos, ações para solução de problemas acadêmicos e avaliação da existência e da qualidade do acervo suficiente.
- Insumos: relação professor/ensino, professor/alunos e funcionário/gestor, planejamento do professor e da coordenação, procedimentos e instrumentos didáticos mais utilizados, instrumentos de avaliação mais utilizados, coerência da avaliação com os objetivos e encadeamento lógico das disciplinas;
- Pessoal Administrativo: titulação, satisfação com a IES, relacionamento com discentes, docentes e demais colegas de trabalho.
Ações e Metodologia da Avaliação
As ações de avaliação, assim como a divulgação dos resultados, seguem uma agenda de atividades baseadas no projeto de autoavaliação da Faro. De acordo com os requisitos do SINAES, essas ações têm etapas coordenadas: a preparação, o desenvolvimento e a consolidação.
Iniciam-se com reuniões de sensibilização e seminários envolvendo discentes, docentes e funcionários do corpo administrativo na confecção da agenda de trabalho, definição de instrumentais de coleta de dados e análise do novo projeto de autoavaliação. Segue-se a aplicação das avaliações aos alunos, funcionários e professores e, posteriormente, a sistematização dos resultados e encaminhamento do relatório-síntese à Coordenação Acadêmica, com apresentação de informações necessárias para identificar as oportunidades de melhorias e ações que venham minimizar problemas, eventualmente, diagnosticados.
A autoavaliação da Faro é coordenada pelos membros da CPA, que organizam sub-grupos para as dez dimensões avaliadas. São confeccionados questionários, distribuídos como impressos e/ou online no portal Faro, adaptados a cada segmento de acordo com suas funções na instituição. Os instrumentos e a metodologia para coleta de dados também são definidos em reuniões com os membros da CPA e dos subgrupos, que consideram as dimensões estabelecidas pela Lei e acrescentam outras indagações, observando as especificidades da cultura regional e organizacional.
Anualmente, alunos, professores e equipe técnico-administrativa avaliam o conjunto da Instituição. Semestralmente, os acadêmicos avaliam o corpo docente no que se refere ao processo ensino-aprendizagem
Legislação e Documentos Oficiais
Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
Portaria 2.051, de 9 de julho de 2004 – Regulamenta os procedimentos de Avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior) – Orientações Gerais para o Roteiro da Auto-Avaliação das Instituições.
Sugestão de roteiro para elaboração do relatório de auto-avaliação.
Mantenedor - INSTITUTO JOÃO NEÓRICO
Presidência
presidencia@faro.edu.br
Mantida - FACULDADE DE RONDÔNIA - FARO
Diretoria Executiva
diretoriaexecutiva@faro.edu.br
(69)3217-5154
Secretaria Executiva
gabinete@faro.edu.br
(69)3217-5154
Subdiretoria Operacional
subdiretoriaoperacional@faro.edu.br
(69)3217-5176
Subdiretoria Acadêmica
subdiretoriaacademica@faro.edu.br
(69)3217-5136
Procuradoria Educacional Institucional - PI
procuradorainstitucional@faro.edu.br
(69)3217-5136
Recepção das Coordenações
(69) 3217-5117
Coordenação de Administração
(69) 3217-5139 - administracao@faro.edu.br
Coordenação de Ciências Contábeis
(69) 3217-5139 - cienciascontabeis@faro.edu.br
Coordenação de Direito
(69) 3217-5140 - direito@faro.edu.br
Coordenação do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ
(69) 2182-5100 - npj@faro.edu.br
Coordenação de Engenharia Civil
(69) 3217-5157 - engenhariacivil@faro.edu.br
Coordenação de Engenharia Florestal
(69) 3217-5157 - engenhariaflorestal@faro.edu.br
Coordenação do Núcleo de Apoio Pedagógico Institucional- NAPI
(69) 3217-5159 - napi@faro.edu.br
Coordenação de Registro e Controle Acadêmico
(69) 3217-5150 - secretaria@faro.edu.br
Coordenação de Biblioteca
(69) 3217-5125 - biblioteca@faro.edu.br
Coordenação de Pesquisa e Extensão
(69)3217-5114 - coopex@faro.edu.br
Coordenação de Pós-Graduação
(69) 32175151 \ 9995-5044 - posgraduacao@faro.edu.br
Gerência de T.I.
gerenciati@faro.edu.br
(69) 3217-5126
Coordenação de Registro e Controle Acadêmico:
secretaria@faro.edu.br
(69)3217-5102
Horário de Atendimento:
Das 8h às 21h
Serviços Oferecidos:
A Coordenação de Registro e Controle Acadêmico está à disposição para orientar os acadêmicos em qualquer dificuldade relacionada à vida acadêmica.
Todas as solicitações de documentos ou serviços devem ser requeridas através de requerimento próprio da Instituição e protocoladas na Coordenação de Registro e Controle Acadêmico. Recolher as taxas devidas. Em seguida serão encaminhados aos setores correspondentes para análise.
Documentos e processos que podem ser requeridos e protocolados:
- Acompanhamento Especial
- Aproveitamento de Disciplinas
- Assinatura de Estágio
- Cancelamento de Matrícula
- Certificado de Conclusão de Curso
- Declaração Financeira
- Declaração de Matrícula
- Declaração de Previsão de Conclusão de Curso
- Declaração de Disciplinas e Horários
- Dispensa da Prática Jurídica
- Histórico Escolar
- Pedido de Trancamento de Matrícula
- Programa de Disciplinas Cursadas
- Prova de 2ª Chamada
- Reingresso
- Solicitação de Diploma
- Solicitação de Vaga (Transferência)
- Solicitação de Vaga Portador de Diploma
- Outros
Observações:
Os documentos não retirados no prazo de 30 (trinta) dias úteis a contar da data de expedição serão inutilizados.
Informações
Emissão de 2ª VIA do Diploma
Valor: R$ 425,65
Abono de Faltas
Não há previsão legal para abono de faltas. O que pode existir, mediante solicitação expressa protocolada na Coordenação de Registro e Controle Acadêmico, é a concessão de atendimento especial, que é um regime de compensação de ausências justificadas às aulas, somente nos casos expressamente previstos em lei, ou seja, licença maternidade, doenças infectocontagiosas e o afastamento por serviço militar.
Das Faltas
A frequência mínima exigida é de 75% (setenta e cinco por cento) de comparecimento às aulas e demais atividades programadas nas disciplinas, sendo reprovado o aluno que não alcançar a frequência mínima, independente do rendimento obtido.
Documentos em Geral
Declaração de Matrícula, Histórico, Certificados, Conteúdos de Disciplinas Cursadas (Ementas). Preencher solicitação e pagar taxa correspondente.
Matrícula e Rematrícula
Entregar os documentos necessários na setor de Registro e Controle Acadêmico. O prazo será divulgado na IES, serão verificados horários, pendências e documentos.
Prova de 2ª chamada
Preencher solicitação expondo os motivos após a realização da prova.
Revisão de Prova
Preencher requerimento expondo as questões a serem revisadas, no máximo 03 dias após a divulgação da nota. Só poderão ser revisadas provas feitas a caneta.
Trancamento de Matrícula
Preencher requerimento próprio, expondo os motivos, no prazo previsto no Calendário Acadêmico. Para realizar o trancamento é necessário estar em dia com as mensalidades e regularmente matriculado no período.
Cancelamento de Matrícula – Preencher a solicitação expondo os motivos a qualquer tempo. O simples abandono do curso implica na manutenção do compromisso financeiro.
Reingresso
É o processo pelo qual alunos veteranos que interromperam seu curso por desistência, solicitam seu retorno mediante requerimento ao Coordenador do Curso.
Licença Maternidade
A aluna regularmente matriculada, que estiver em estado de gestação poderá, a partir do oitavo mês de gravidez, requerer a licença maternidade anexando atestado médico, amparada pela Lei Federal nº 6.202/75 de 17/04/75.
Aproveitamento de Disciplinas
Preencher requerimento próprio, devendo ser anexado o histórico escolar e o programa desenvolvido na disciplina (ementa), com a respectiva carga horária e o número de créditos obtidos.
30 anos de pioneirismo e qualidade
A Faculdade de Rondônia (FARO) é uma Instituição de Ensino Superior (IES) sediada na cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. Criada em 1988 pelo Decreto Ministerial nº. 96.977/88, a FARO tornou-se, desde então, parte da história de Rondônia e uma referência em educação superior na Região Norte do Brasil. Sua contribuição à sociedade pode ser avaliada pelos altos índices de aprovação de seus egressos em concursos públicos, exames de ordem, inserção no mercado de trabalho e desempenho profissional. O reconhecimento de sua qualidade está registrado na alta pontuação de seus cursos na avaliação do Ministério da Educação (MEC).
A partir de 2008, a FARO passou a ter o Instituto João Neórico como instituição mantenedora e ganhou mais apoio para crescer e aperfeiçoar-se. Todos os seus cursos cumprem e até superam as exigências legais e as normas da educação brasileira. Seu corpo docente conta com Especialistas, Mestres e Doutores que garantem a qualidade do ensino e conduzem uma formação empreendedora adequada à contínua evolução do mercado de trabalho. A infraestrutura fornece o melhor suporte, com laboratórios e equipamentos que acompanham as inovações tecnológicas contemporâneas.
Cursos de graduação da FARO:
Cursos de Pós-Graduação “Lato sensu”:
- Direito Civil e Processo Civil;
- Docência no Ensino Superior;
- Gestão, Supervisão e Orientação Educacional;
- Direito Constitucional e Administrativo;
- Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental;
- Engenharia e Segurança do Trabalho;
- Direito do Trabalho e Processo do Trabalho;
- Georreferenciamento de Propriedades;
- Psicopedagogia Institucional e Clínica;
- Saúde Pública com Ênfase em PSF;
- Avaliações e Perícias de Engenharia;
- Auditoria e Perícia Contábil;
- Direito Penal e Processo Penal.
A FARO desenvolve a formação acadêmica com qualidade e responsabilidade social. Está voltada para o futuro, atenta às inovações tecnológicas e atualizada com as novas tendências do desenvolvimento social, econômico e cultural no mundo contemporâneo. Além de conduzir uma formação empreendedora do acadêmico, preparando-o para o mercado de trabalho, a FARO dá plena atenção à pesquisa e à extensão, oferecendo as melhores condições para atividades e projetos que beneficiam, diretamente, a sociedade e a economia de Rondônia e da Amazônia brasileira.
O apoio necessário
Os alunos, professores e funcionários da FARO podem contar com o auxílio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (NAPI) nas principais questões pedagógicas e psicopedagógicas que surgem durante o processo de ensino-aprendizagem. Fatores que permeiam a interação social no interior da comunidade acadêmica ou o contato com a sociedade também são elementos de auxílio dos profissionais do NAPI. No trabalho interdisciplinar do núcleo, as dificuldades transformam-se em oportunidades de crescimento e capacitação.
O NAPI presta atendimento permanente de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Suas ações promovem:
- o diagnóstico e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem;
- a realização de encontros socializadores entre corpo docente, discente e comunidade;
- a criação de momentos de reflexão sobre a prática educacional;
- o apoio à solução de problemas com base na leitura da realidade e interpretação de sua etiologia, seu estado e sua evolução;
- o diálogo como forma de detectar o problema;
- a escuta, observação e a busca de informação reais para chegar à abordagem adequada em cada situação;
- o respeito ao sujeito, profissional ou em formação, promovendo sua capacidade e autonomia em qualquer situação.
O NAPI, também, se estrutura em projetos que visam a constante evolução da comunidade acadêmica em todos os aspectos: sociais, culturais, históricos, pedagógicos e psicológicos. Seu projeto inicial e básico é o de monitoria, atividade que é exercida por acadêmicos selecionados para auxiliar os professores no ensino de um componente curricular, principalmente, nas atividades didático-pedagógicas.
Estratégia e Identidade da FARO
O Plano de Desenvolvimento Institucional da FARO (PDI) estabelece suas metas para um período de xx anos e as estratégias para alcançá-las, conforme a legislação do ensino superior no Brasil. Mas, não é apenas um documento de planejamento, estabelece, também, os princípios que movem a instituição e os valores que orientam as suas ações e serviços. No PDI está expressa a identidade da FARO e o papel que almeja desempenhar no desenvolvimento do país e, em especial, da região em que a instituição nasceu.
Missão
- Promover uma educação diferenciada, geradora de inovações científicas, tecnológicas e culturais, que possibilite o desenvolvimento do cidadão com visão empreendedora e responsabilidade social.
Visão
- Ser um centro de excelência em educação superior, creditado como Instituição de referência nacional no ensino, pesquisa e extensão.
Valores
- Ética em todos os níveis de ação;
- Respeito à diversidade e ao pluralismo de ideias, sem discriminação de qualquer natureza;
- Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- Universidade do conhecimento e fomento à interdisciplinaridade;
- Compromisso com a qualidade, com a orientação humanística e com a preparação para o exercício pleno da cidadania ao executar suas atividades;
- Compromisso com a democratização da educação, no que concerne à gestão, à igualdade de oportunidades de acesso e à socialização de seus benefícios;
- Compromisso com a democracia e com o desenvolvimento cultural, artístico, científico, tecnológico e socioeconômico do país;
- Compromisso com a paz, com a defesa dos direitos humanos e com a preservação do meio ambiente;
- Liberdade de expressão e comunicação;
- Autonomia didático-científica;
- Transparência nas ações.
Autoavaliação permanente
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado por Lei em abril de 2004 e regulamentado através de portaria do MEC em julho daquele mesmo ano. Atendendo aos requisitos legais, a FARO constituiu sua primeira Comissão Própria de Avaliação (CPA) no ano de 2006 com vigência de dois anos. A segunda Comissão foi eleita e nomeada pelo Conselho Superior da FARO em 2009. A terceira Comissão, atualmente em exercício, foi eleita e nomeada em 2011.
Para a FARO, a autoavaliação não tem apenas a função de atender às exigências legais, mas é uma necessidade e um princípio fundamental, pois se constitui em um referencial que norteia as ações e decisões da Instituição em busca da melhoria permanente da qualidade da Educação Superior, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais e da promoção dos valores democráticos.
Os princípios que norteiam o Projeto de Avaliação Institucional da FARO:
- Extensão: necessidade de avaliar todo o complexo de atividades;
- Interrelacionamento: busca uniformidade básica de metodologia entre seus indicadores e as dimensões da avaliação externa;
- Legitimidade: tem legitimidade técnica, conduzindo os projetos de forma transparente, viável e confiável;
- Continuidade: garante a continuidade permanente do processo;
- Subsídio: fornece informações fidedignas à Administração Superior para a tomada de decisões com qualidade.
Variáveis e Indicadores Avaliados na FARO:
- Docentes: titulação, forma de ingresso, regime de trabalho e qualificação;
- Discentes: participação em projetos (como bolsistas, colaboradores, voluntários), participação em conselhos, colegiados e reuniões estudantis;
- Infraestrutura: condições ambientais de trabalho e estado de conservação e disponibilidade dos equipamentos para trabalho dos funcionários;
- Gestão: procedimentos de distribuição de disciplinas, acompanhamento do coordenador no desenvolvimento das disciplinas, orientação acadêmica para alunos ingressantes, atendimento dos servidores ao acadêmico, incentivo à qualificação, atuação em colegiados e conselhos, ações para solução de problemas acadêmicos e avaliação da existência e da qualidade do acervo suficiente.
- Insumos: relação professor/ensino, professor/alunos e funcionário/gestor, planejamento do professor e da coordenação, procedimentos e instrumentos didáticos mais utilizados, instrumentos de avaliação mais utilizados, coerência da avaliação com os objetivos e encadeamento lógico das disciplinas;
- Pessoal Administrativo: titulação, satisfação com a IES, relacionamento com discentes, docentes e demais colegas de trabalho.
Ações e Metodologia da Avaliação
As ações de avaliação, assim como a divulgação dos resultados, seguem uma agenda de atividades baseadas no projeto de autoavaliação da FARO. De acordo com os requisitos do SINAES, essas ações têm etapas coordenadas: a preparação, o desenvolvimento e a consolidação.
Iniciam-se com reuniões de sensibilização e seminários envolvendo discentes, docentes e funcionários do corpo administrativo na confecção da agenda de trabalho, definição de instrumentais de coleta de dados e análise do novo projeto de autoavaliação. Segue-se a aplicação das avaliações aos alunos, funcionários e professores e, posteriormente, a sistematização dos resultados e encaminhamento do relatório-síntese à Coordenação Acadêmica, com apresentação de informações necessárias para identificar as oportunidades de melhorias e ações que venham minimizar problemas, eventualmente, diagnosticados.
A autoavaliação da FARO é coordenada pelos membros da CPA, que organizam sub-grupos para as dez dimensões avaliadas. São confeccionados questionários, distribuídos como impressos e/ou online no portal FARO, adaptados a cada segmento de acordo com suas funções na instituição. Os instrumentos e a metodologia para coleta de dados também são definidos em reuniões com os membros da CPA e dos sub-grupos, que consideram as dimensões estabelecidas pela Lei e acrescentam outras indagações, observando as especificidades da cultura regional e organizacional.
Anualmente, alunos, professores e equipe técnico-administrativa avaliam o conjunto da Instituição. Semestralmente, os acadêmicos avaliam o corpo docente no que se refere ao processo ensino-aprendizagem
Legislação e Documentos Oficiais
Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
Portaria 2.051, de 9 de julho de 2004 – Regulamenta os procedimentos de Avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior) – Orientações Gerais para o Roteiro da Auto-Avaliação das Instituições.
Sugestão de roteiro para elaboração do relatório de auto-avaliação.
Mantenedor – INSTITUTO JOÃO NEÓRICO
Presidência
Neórico Alves de Souza
presidencia@faro.edu.br
Mantida – FACULDADE DE RONDÔNIA – FARO
Diretoria Executiva
Sebastião Getúlio de Brito
diretoriaexecutiva@faro.edu.br
(69)3217-5154
Secretaria Executiva
gabinete@faro.edu.br
(69)3217-5154
Subdiretoria Operacional
João Custódio de Souza
subdiretoriaoperacional@faro.edu.br
(69)3217-5176
Subdiretoria Acadêmica
Jéssica Peixoto Cantanhede
subdiretoriaacademica@faro.edu.br
(69)3217-5136
Procuradoria Educacional Institucional – PI
procuradorainstitucional@faro.edu.br
(69)3217-5136
Recepção das Coordenações
(69)3217-5117
Coordenação de Administração
(69)3217-5139 – administracao@faro.edu.br
Coordenação de Ciências Contábeis
(69)3217-5139 – cienciascontabeis@faro.edu.br
Coordenação de Direito
(69)3217-5140 – direito@faro.edu.br
Coordenação do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ
(69)2182-5100 – npj@faro.edu.br
Coordenação de Enfermagem
(69)3217-5144 – enfermagem@faro.edu.br
Coordenação de Engenharia Civil
(69)3217-5157 – engenhariacivil@faro.edu.br
Coordenação de Engenharia Florestal
(69)3217-5157 – engenhariaflorestal@faro.edu.br
Coordenação do Núcleo de Apoio Pedagógico Institucional- NAPI
(69) 3217-5159 – napi@faro.edu.br
Coordenação de Registro e Controle Acadêmico
(69) 3217-5150 – secretaria@faro.edu.br
Coordenação de Biblioteca
(69) 3217-5125 – biblioteca@faro.edu.br
Coordenação de Pesquisa e Extensão
(69)3217-5114 – extensao@faro.edu.br
Coordenação de Pós-Graduação
(69) 3229-0198 – posgraduacao@faro.edu.br
Gerência Administrativa e Financeira
gerencia.adm@faro.edu.br
(69)3217-5174
Gerência de Comunicação e Marketing
gerenciacomunicacaomkt@faro.edu.br
(69) 3217-5112
Gerência de T.I.
gerenciati@faro.edu.br
(69) 3217-5126
Coordenação de Registro e Controle Acadêmico:
Kelly Rejane Ferreira Algaranho
secretaria@faro.edu.br
(69)3217-5102
Horário de Atendimento:
Das 8h às 21h
Serviços Oferecidos:
A Coordenação de Registro e Controle Acadêmico está à disposição para orientar os acadêmicos em qualquer dificuldade relacionada à vida escolar.
Todas as solicitações de documentos ou serviços devem ser requeridas através de requerimento próprio da Instituição e protocoladas na Coordenação de Registro e Controle Acadêmico. Recolher as taxas devidas. Em seguida serão encaminhados aos setores correspondentes para análise.
Documentos e processos que podem ser requeridos e protocolados:
- Acompanhamento Especial
- Aproveitamento de Disciplinas
- Assinatura de Estágio
- Cancelamento de Matrícula
- Certificado de Conclusão de Curso
- Declaração Financeira
- Declaração de Matrícula
- Declaração de Previsão de Conclusão de Curso
- Declaração de Disciplinas e Horários
- Dispensa da Prática Jurídica
- Histórico Escolar
- Pedido de Trancamento de Matrícula
- Programa de Disciplinas Cursadas
- Prova de 2ª Chamada
- Reingresso
- Solicitação de Diploma
- Solicitação de Vaga (Transferência)
- Solicitação de Vaga Portador de Diploma
- Outros
Observações:
Os documentos não retirados no prazo de 30 (trinta) dias úteis a contar da data de expedição serão inutilizados.
Informações
Emissão de 2ª VIA do Diploma
Valor: R$ 425,65
Abono de Faltas
Não há previsão legal para abono de faltas. O que pode existir, mediante solicitação expressa protocolada na Coordenação de Registro e Controle Acadêmico, é a concessão de atendimento especial, que é um regime de compensação de ausências justificadas às aulas, somente nos casos expressamente previstos em lei, ou seja, licença maternidade, doenças infectocontagiosas e o afastamento por serviço militar.
Das Faltas
A frequência mínima exigida é de 75% (setenta e cinco por cento) de comparecimento às aulas e demais atividades programadas nas disciplinas, sendo reprovado o aluno que não alcançar a frequência mínima, independente do rendimento obtido.
Documentos em Geral
Declaração de Matrícula, Histórico, Certificados, Conteúdos de Disciplinas Cursadas (Ementas). Preencher solicitação e pagar taxa correspondente.
Matrícula e Rematrícula
•Entregar os documentos necessários na setor de Registro e Controle Acadêmico. O prazo será divulgado na IES, serão verificados horários, pendências e documentos.
Prova de 2ª chamada
Preencher solicitação expondo os motivos após a realização da prova.
Revisão de Prova
Preencher requerimento expondo as questões a serem revisadas, no máximo 03 dias após a divulgação da nota. Só poderão ser revisadas provas feitas a caneta.
Trancamento de Matrícula
Preencher requerimento próprio, expondo os motivos, no prazo previsto no Calendário Acadêmico. Para realizar o trancamento é necessário estar em dia com as mensalidades e regularmente matriculado no período.
Cancelamento de Matrícula – Preencher a solicitação expondo os motivos a qualquer tempo. O simples abandono do curso implica na manutenção do compromisso financeiro.
Reingresso
É o processo pelo qual alunos veteranos que interromperam seu curso por desistência, solicitam seu retorno mediante requerimento ao Coordenador do Curso.
Licença Maternidade
A aluna regularmente matriculada, que estiver em estado de gestação poderá, a partir do oitavo mês de gravidez, requerer a licença maternidade anexando atestado médico, amparada pela Lei Federal nº 6.202/75 de 17/04/75.
Aproveitamento de Disciplinas
Preencher requerimento próprio, devendo ser anexado o histórico escolar e o programa desenvolvido na disciplina (ementa), com a respectiva carga horária e o número de créditos obtidos.