7 razões para você trabalhar durante a faculdade

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Um curso superior exige diversas tarefas: frequentar as aulas, fazer trabalhos, estudar para as provas etc. Por isso, muitas vezes os acadêmicos deixam de trabalhar durante a faculdade, entendendo que é melhor se dedicar inteiramente aos estudos.

Contudo, conciliar os estudos com o trabalho oferece diversas vantagens que vão auxiliar no seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Quer entender melhor esses benefícios?

Então continue a leitura deste post: separamos 7 razões pelas quais você deve trabalhar durante a faculdade. Saiba mais!

1. Ter uma remuneração mensal

Trabalhar durante a faculdade tem sempre uma grande vantagem: a remuneração. Os estudos trazem algumas despesas, como mensalidades, transporte, alimentação, livros e outros materiais essenciais. Uma ajuda para arcar com todas essas despesas é sempre bem-vinda, não é?

Mesmo que você não precise pagar todas as essas despesas, por ter auxílio dos seus pais ou de outra pessoa, esse dinheiro pode ajudar na conclusão de outros planos: viajar, comprar um carro, economizar para adquirir um apartamento no futuro ou ter uma reserva financeira para emergências. Opções sobre o que fazer com a remuneração não faltam!

E lembre-se de que o trabalho também pode ser um estágio remunerado, que tem uma carga horária reduzida e regras específicas que buscam beneficiar o estudante, garantindo, inclusive, jornada especial em dias de prova para que o estagiário possa se preparar da melhor forma.

2. Adquirir experiência profissional

Ao conversar com pessoas sobre a vida profissional, você provavelmente deve ter ouvido falar que a faculdade ensina, mas que a prática é fundamental, principalmente porque no dia a dia podem surgir diversas situações específicas em que será necessário estudar todas as teorias aprendidas para decidir a melhor forma de agir.

O conhecimento sobre a melhor forma de lidar com cada situação vem com a experiência prática, com a atuação na profissão e a vivência no mercado de trabalho. Exatamente por isso, trabalhar durante a faculdade é uma ótima opção.

Trabalhando você vai unir os estudos teóricos com a prática na sua rotina, aprendendo muito mais e adquirindo experiência profissional que, com certeza, vão ajudar na construção da sua carreira após a formatura, inclusive na identificação de afinidades.

3. Construir o currículo

Na busca por uma colocação no mercado de trabalho após a formatura, você terá que elaborar um currículo. Ter trabalhado durante a faculdade garantirá que você tenha experiências profissionais para indicar no documento.

Como já dissemos, parte do aprendizado da sua profissão acontece com a prática, proporcionando novos conhecimentos e habilidades fundamentais para a sua carreira. Os empregadores sabem disso e um candidato que tenha experiência terá mais chances de conseguir a vaga ofertada.

Essa é uma ótima oportunidade para melhorar o seu currículo e adquirir novas qualificações para se destacar no mercado de trabalho — itens essenciais para quem busca uma boa colocação profissional.

4. Criar um networking

Criar um networking é ter uma boa rede de contatos profissionais que podem auxiliar em diversas situações. São diversas oportunidades de conhecer pessoas: colegas de trabalho, fornecedores e parceiros, funcionários de órgãos públicos, entre outros.

Na sua carreira, não é apenas o contato com possíveis clientes e outros profissionais da área que é importante. Você vai se deparar com diversas situações em que pode ser necessário lidar com pessoas de outras áreas.

Ter alguns contatos de confiança nessas horas é um ótimo diferencial para conseguir encontrar as melhores soluções e, até mesmo, firmar parcerias que podem ajudar no seu sucesso profissional.

Por exemplo, se você quer ser advogado, o contato de um bom contador pode ser uma ótima oportunidade para trocar experiências e, até mesmo, auxiliar no crescimento do seu escritório.

As ações judiciais podem exigir cálculos detalhados, que devem ser feitos por um contador habilitado. Por outro lado, os contadores podem precisar de auxílio de um advogado regularmente inscrito na OAB para fazer alguns trabalhos. Isso é válido para diversas áreas de atuação e, trabalhando durante a faculdade, você terá vários contatos que podem ser úteis.

5. Conhecer melhor a carreira

Ao fazer estágios ou ter um emprego na área do seu curso você vai conseguir vivenciar a prática da profissão, que pode ser muito diferente do que se imagina apenas estudando as teorias.

A atuação profissional durante a faculdade permite que você entenda quais são os pontos que devem ser mais trabalhados, com quais áreas você se identifica e quais são as possibilidades de atuação após a formatura, inclusive na hora de reconhecer possíveis nichos de mercado para se especializar.

Com esse conhecimento, você pode iniciar um planejamento de carreira para definir quais são realmente os seus objetivos com a profissão e o que deve ser trabalhado para atingi-los.

6. Aprender a gerenciar o tempo

Na vida profissional você deve aprimorar cada vez mais a sua capacidade de gerenciar o seu tempo, organizando a sua agenda da melhor forma para conseguir cumprir todas as suas obrigações.

Trabalhar durante da faculdade vai fazer com que você tenha que lidar com uma rotina complexa, em que a gestão do seu tempo é o ponto fundamental para você dar conta de tudo que deve ser feito, com a qualidade exigida.

Afinal, você deve ter um bom rendimento nas aulas e oferecer bons resultados no seu trabalho, para que consiga manter a sua função e adquirir toda a experiência que ela pode propiciar.

7. Melhorar seu desenvolvimento pessoal

A época da faculdade é um período de transformação com o fim dos tempos de colégio, a escolha de uma profissão e uma nova rotina. A responsabilidade de conciliar trabalho com estudos, lidando com as atividades profissionais e com todas as tarefas acadêmicas, proporciona um grande amadurecimento.

Todas as outras razões listadas têm impacto direto no seu desenvolvimento pessoal e encarar essa jornada vai fazer diferença em todos os aspectos da sua vida, principalmente porque você terá adquirido conhecimentos, habilidades e experiências únicos.

Isso permitirá que você trace suas metas e objetivos, estabeleça suas prioridades e consiga organizar a sua rotina para buscar a realização profissional e o sucesso na carreira.

Como vimos, não faltam motivos para você trabalhar durante a faculdade e aproveitar todos os benefícios que essa experiência pode trazer para a sua vida pessoal, profissional e acadêmica.

Gostou deste texto? Conhece outra vantagem de trabalhar enquanto faz faculdade? Então deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua opinião ou experiência!

 

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Cadastre-se e receba por e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter