8 dicas para conseguir um estágio de contabilidade

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Em um mercado cada vez mais acirrado, é crucial aproveitar as oportunidades para crescer na carreira e conquistar reconhecimento. No caso de um universitário, o estágio de contabilidade é uma chance de ouro para ganhar experiência no mundo corporativo.

O primeiro passo para ser um estagiário de sucesso é obter o máximo de conhecimento possível durante a graduação. Dessa forma, você terá mais tranquilidade e confiança para assimilar as atribuições em uma organização, além de provar que pode contribuir para a melhoria dos resultados.

Neste post, vamos destacar as competências necessárias para ser um contador, o funcionamento da graduação na área e a importância de estagiar para entrar com o pé direito no mercado de trabalho. Também vamos abordar 8 dicas valiosas para um estudante ter mais facilidade em ganhar uma vaga de estágio. Confira!

Veja as competências indicadas para ser um contador

Antes de iniciar um curso superior, é interessante conhecer as atividades executadas na carreira que se pretende seguir. O contador, por exemplo, é responsável por identificar, analisar e determinar o impacto das transações financeiras no patrimônio de uma instituição.

Para fazer isso de maneira adequada, ele necessita ter conhecimento sobre economia, finanças, tributação e cultura organizacional. Além disso, deve mostrar capacidade de decidir sob pressão. Atualmente, as empresas responsáveis não fazem investimentos sem considerar os dados contábeis.

Esse é um dos fatores que mostram como um contador é importante no cenário atual. Com o avanço tecnológico, esse profissional passou a exercer uma função de consultor das corporações. Um dos motivos é que muitas tarefas (emissão de notas fiscais, por exemplo) foram automatizadas, fazendo com que a visão de negócio passasse a ter mais valor do que os procedimentos burocráticos.

Após fazer estágio de contabilidade, terminar o ensino superior e concluir especializações, é possível executar diversas ações no mundo corporativo, como:

  • auditoria fiscal;

  • consultoria tributária;

  • docência em faculdades e universidades;

  • empreendedorismo (abertura de escritório de contabilidade);

  • perícia contábil;

  • trabalho autônomo.

Independentemente da área escolhida, o contador necessita adquirir competências profissionais e pessoais para alcançar o sucesso. Para orientá-lo, vamos listar algumas delas. Acompanhe!

Qualificações

A aquisição de conhecimento por meio de qualificações (pós-graduação, mestrado etc.) é um diferencial importante na carreira. Também é recomendado participar de eventos (cursos de extensão, seminários e congressos) que tenham como foco a troca de experiências e informações.

Ética

A postura ética é outro requisito bastante valorizado pelas corporações atualmente. Tratar as informações do cliente com exatidão é um passo decisivo para um profissional conquistar confiança e credibilidade.

Domínio de novas tecnologias

contabilidade digital é uma tendência que não pode mais ser ignorada por aqueles que atuam no setor. Se não houver um conhecimento sobre os sistemas mais indicados para executar os serviços, você abrirá espaço para os concorrentes estarem em condições mais favoráveis na busca pelos clientes.

Habilidades comportamentais

Não adianta obter um elevado conhecimento em legislação e em ferramentas tecnológicas se não trabalhar em equipe. Por isso, um contador deve adotar como procedimentos de trabalho a capacidade de ouvir, o bom relacionamento interpessoal, a maturidade para conviver com opiniões contrárias, a empatia e o equilíbrio emocional.

Para um profissional se destacar, é válido aprimorar a capacidade de liderança. Em outras palavras, convencer os demais membros de um grupo de que a solução adotada é a melhor para atingir as metas e prestar um serviço de alto nível ao público-alvo.

As características pessoais e profissionais se tornam mais visíveis, caso você adote o marketing pessoal (procedimentos para ganhar a admiração dos que estão ao seu redor). Já no estágio de contabilidade, é interessante utilizar esse procedimento para construir uma imagem positiva.

Afinidade com o mundo digital

Sem dúvida, é positivo estar ciente dos melhores sistemas para desenvolver um trabalho com eficiência. Por outro lado, a divulgação dos serviços não pode ignorar o poder de influência que a internet exerce sobre as pessoas.

Por isso, é válido apostar nas redes sociais para mostrar as ações realizadas. No YouTube, você pode publicar um vídeo mostrando como o sistema e-Social é importante para estar dentro das normas da legislação trabalhista, por exemplo.

Outra dica é criar um site em que tenha depoimentos dos clientes satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados. Essa medida é uma forma de mostrar para o público-alvo que você é capaz de cumprir com as atividades previstas com competência e agilidade.

Organização para inovar

Com certeza, um contador deve ter o planejamento como base para a rotina de trabalho. Mas isso pode ir além. Por exemplo, o profissional pode utilizar um sistema que vai agilizar o acesso às informações do cliente, propiciando um atendimento inovador se compararmos com os concorrentes.

Para isso, é necessário que haja uma organização de como o investimento será feito e de como aprender a utilizar a nova ferramenta. Se esses procedimentos não forem devidamente realizados, a ação não vai impactar a qualidade dos serviços.

Entenda o funcionamento do curso de Ciências Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis engloba fatores ligados à situação econômica e financeira do Brasil e do mundo. A intenção é fazer com que os alunos compreendam as regras internacionais da contabilidade antes de entrar no mercado de trabalho.

O conteúdo é dividido em três fases: formação básica, profissionalizante e teórico-prática. Na primeira, são abordadas diversas matérias, como:

  • administração;

  • direito;

  • economia;

  • estatística;

  • matemática;

  • métodos quantitativos.

Na etapa profissionalizante, o foco é aprender as teorias da contabilidade. Por isso, o conteúdo é direcionado para várias atividades, por exemplo:

  • auditoria;

  • controladoria.

  • finanças;

  • gestão contábil;

  • patrimônio;

  • perícias.

Na parte final do curso, os estudantes priorizam o setor teórico-prático. Nele, o objetivo está mais direcionado para o mundo corporativo, por meio de várias ações, como:

  • atividades complementares;

  • estágio curricular supervisionado;

  • prática em laboratório de informática com o uso de sistemas voltados para o trabalho do contador.

A graduação em Ciências Contábeis pode ser finalizada em 4 anos. A instituição de ensino pode não solicitar a entrega do trabalho de conclusão de curso.

Saiba por que é importante fazer estágio

Não é novidade para ninguém que o estágio é, na maioria dos casos, o primeiro contato de uma pessoa com o mercado de trabalho. Ou seja, é uma grande oportunidade para os estudantes assimilarem como funciona a cultura organizacional.

Ser estagiário é importante também para criar uma rede de contatos, o famoso networking. Não basta apenas trabalhar de maneira séria e correta, é preciso manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho, mesmo após o término de estágio de contabilidade.

Assim, você tem mais chances de ser lembrado quando abrir uma oferta de trabalho na organização. Criar um ambiente favorável durante o estágio depende apenas da sua postura e do foco em resultados.

Conheça 8 ações para conseguir um estágio de contabilidade

Provavelmente, você está curioso em saber as melhores alternativas para começar a sua carreira. Pensando nisso, vamos abordá-las agora mesmo. Acompanhe:

1. Analise as competências mais importantes

O que o mercado de trabalho espera de um estagiário? Ao responder a essa pergunta, o estudante começa a se preparar para estar mais qualificado e ter mais chances de prestar um serviço de alto nível.

As empresas valorizam bastante os que têm boa vontade e condições de se adaptar a mudanças com rapidez. Outra característica positiva é a flexibilidade, porque mostra que o estagiário tem capacidade de negociação e de ouvir os colegas de trabalho e os clientes sem perder a calma.

Logicamente, a dedicação é outro fator muito observado. Ao mostrar que está disposto a aprender e a seguir as regras da corporação, o estagiário prova que tem comprometimento e vontade de evoluir a cada dia.

2. Mostre boa capacidade de comunicação

Um candidato a uma vaga de estágio deve comprovar que sabe se expressar de maneira correta. Por isso, é crucial que tenha um bom domínio da língua portuguesa padrão.

Algumas organizações aplicam provas escritas e testes em que o candidato deve mostrar uma boa comunicação verbal. Em ambos, é observado o nível de domínio do português.

Ao cometer erros gramaticais e ter dificuldades de expressar as ideias, o estudante terá menos chances de conquistar uma vaga.

Dependendo do porte da empresa, o candidato deve ter um elevado conhecimento de outros idiomas, como o inglês. Hoje, comunicar-se bem é um fator decisivo para o sucesso.

3. Procure informações sobre a empresa

Estar bem informado é uma ação importante nos âmbitos pessoal e profissional. Já pensou em começar uma entrevista de estágio mostrando que estudou detalhadamente as atividades de uma empresa?

Sem dúvida, essa iniciativa vai contar pontos positivos para você. Uma das razões é que o candidato com essa postura demonstra interesse pela empresa. As organizações querem colaboradores engajados e que se identifiquem com a marca.

Ao apresentar um bom conhecimento sobre a corporação, o estagiário confirma que tem condições de se adaptar com mais facilidade às normas e aos procedimentos. Além disso, poderá contribuir com sugestões para melhorar a qualidade dos serviços.

4. Seja pontual

Chegar na hora certa para uma prova ou entrevista de estágio não é uma tarefa complexa. Mas não cumpri-la pode comprometer razoavelmente as chances de entrar em uma empresa.

Se você chegar atrasado a uma ou mais etapas do processo seletivo, pode indicar para o recrutador que não é uma pessoa pontual e organizada. Isso pode te prejudicar e influenciar a forma como será avaliado.

Para causar uma boa impressão, o ideal é estar no local da entrevista ou do teste cerca de 10 minutos antes do horário previsto. Assim, poderá estar mais ambientado e terá mais calma para apresentar as suas ideias e convencer os recrutadores de que será importante para a empresa.

5. Invista em boas experiências

Antes de procurar um estágio, tenha como foco ter experiências que mostrem o seu potencial profissional e a facilidade de trabalhar em equipe. Você pode, por exemplo, colaborar com a empresa júnior de sua faculdade.

Outra iniciativa interessante é apostar no trabalho voluntário. Isso é interessante porque indica que você busca ter uma boa relação com as pessoas e tem disposição em contribuir para melhorar a qualidade de vida de uma comunidade ou região.

As empresas valorizam bastante aqueles que têm espírito de trabalhar em conjunto e boa vontade em aprender. Também reconhecem os que têm boa índole e comprometimento com o bem-estar das pessoas.

6. Saiba preparar o currículo

Com certeza, encaminhar o currículo para várias empresas é uma medida importante para conseguir um estágio de contabilidade. Contudo, esse documento precisa ser preparado com muita atenção.

Afinal, ele será o seu primeiro contato com uma companhia. O ideal é elaborá-lo com calma e inserir as seguintes informações:

  • dados pessoais (nome, endereço, telefone e e-mail);

  • grau de escolaridade;

  • cursos realizados que têm relação com a vaga pretendida;

  • objetivos de estagiar na empresa;

  • conhecimento em línguas estrangeiras;

  • experiências anteriores em projetos e estágios relacionados com o seu foco profissional.

A montagem do currículo é primordial para conquistar os recrutadores. Procure ser simples e objetivo. Também não se esqueça dos cuidados com o português.

7. Faça uma boa preparação para a entrevista

Imagine que você seja uma pessoa com muita autoconfiança e tenha facilidade de se expressar oralmente. Sem dúvida, são aspectos que podem ajudá-lo durante uma entrevista de estágio. Apesar disso, é necessário pensar em outros elementos para impressionar os recrutadores.

Uma medida relevante é estudar o funcionamento da empresa. Caso mostre sinceridade ao elogiar iniciativas da organização, você vai ganhar pontos importantes por uma vaga no mercado de trabalho.

É essencial, também, mostrar tranquilidade e naturalidade ao responder às perguntas. Para isso, faça simulações dos questionamentos que poderão ser feitos durante a entrevista. Dessa forma, terá mais condições de exercer equilíbrio emocional, o que é muito valorizado pelas corporações atualmente.

Outra ação indicada é usar roupas adequadas para o ambiente de trabalho. Ao se vestir bem, um candidato mostra que se preocupa com a própria imagem e que reconhece a importância de respeitar regras no ambiente de trabalho.

8. Use as redes sociais com inteligência

Muitas empresas acompanham a postura dos empregados e de futuros colaboradores nas redes sociais. Esse comportamento faz com que os estudantes necessitem de uma série de cuidados em relação à trajetória profissional.

O ideal é utilizar as mídias sociais para mostrar ações que possam agradar aos recrutadores, como participação em projetos na faculdade, aprovação em testes de conhecimento em outros idiomas e ações de voluntariado.

Adotar uma postura responsável nas redes sociais é uma forma de o candidato comprovar que tem maturidade para estar em um ambiente corporativo.

É inegável que conseguir um estágio de contabilidade é um passo relevante para iniciar uma trajetória de sucesso. Contudo, é necessário ter muito cuidado e disciplina para aproveitar ao máximo a chance de criar uma imagem profissional positiva.

Para quem está interessado em trabalhar nesse setor, a dica é ler, agora mesmo, este post sobre como ser um contador de sucesso. Sem dúvida, estar bem informado faz a diferença!

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Cadastre-se e receba por e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter