9 palestras TED para inspirar sua carreira

palestras ted

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Já ouviu falar nas palestras TED? Trata-se de um valioso acervo de ideias, compartilhado por pessoas que conquistaram o sucesso em sua vida profissional, em diversos campos. Os temas apresentados podem fazer você se inspirar e repensar a trajetória que pretende seguir.

Ficou interessado? Acompanhe este post e veja 9 opções de palestras TED que selecionamos para ajudar você a adquirir um novo olhar sobre vários assuntos. Fique tranquilo, pois o tédio passa longe desses vídeos. As ideias são apresentadas em conversas rápidas e envolventes, ministradas por pessoas que realmente dominam seus discursos. Confira!

Entenda o que são as palestras TED

TED é uma instituição sem fins lucrativos que foi fundada em 1984 e hoje é bastante popular devido às suas famosas TED Talks — palestras realizadas por grandes nomes, de diferentes áreas, com o objetivo de disseminar ideias.

A sigla TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design, porque a organização nasceu a partir de uma conferência em que esses três segmentos convergiam. Hoje, inúmeros temas são apresentados nas palestras. Isso é feito de maneira leve e objetiva, no formato de conversas curtas — com no máximo 18 minutos — mas com efeito transformador.

Pensadores e empreendedores que conquistaram o sucesso em suas trajetórias são convidados para participar das Conferências TED e compartilhar seus saberes e experiências. As poderosas conversas são vistas como recursos motivacionais e podem ser acessadas gratuitamente no próprio site da instituição ou no YouTube.

Os vídeos das TED Talks já colecionam milhões de acessos e de seguidores fiéis. A razão de tanto sucesso é que as melhores palestras transmitem conselhos e ideias inspiradoras, que podem modificar sua visão de vida em apenas alguns minutos. O tempo das conversas é reduzido justamente para prender a atenção dos espectadores, mas em um período suficiente para que os conceitos sejam bem-apresentados.

Conheça 9 palestras inspiradoras

Com os exemplos de palestras TED que separamos para este post, você vai ter uma noção de como os conteúdos são trabalhados nessas conversas. Os temas abordados na lista a seguir incluem liderança, otimismo, comunicação e até introversão. Confira!

1. “Sua linguagem corporal molda quem você é”, de Amy Cuddy

A palestrante, especialista em Psicologia Social e professora em Harvard, fala sobre a importância da linguagem corporal nas relações interpessoais. No vídeo, ela explica que as posturas físicas que assumimos influenciam no modo como os outros nos enxergam e ressalta o efeito das “poses do poder”, que transmitem uma imagem mais confiante e atraem as pessoas ao nosso redor.

2. “Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir”, de Julian Treasure

Em sua palestra, o especialista em sons Julian Treasure mostra que é possível se comunicar de maneira mais chamativa e com toques sutis de persuasão. Segundo ele, basta praticar alguns exercícios vocais que vão facilitar a sua expressão oral. O palestrante também dá algumas dicas para quem se sente inseguro ao fazer apresentações em público.

3. “Por que fazemos o que fazemos?”, de Tonny Robbins

Nessa TED Talk, o palestrante, que também é coach e autor de best-sellers, aborda o tema motivação, considerado como um dos elementos de maior impacto na vida pessoal e profissional das pessoas. Robbins fala sobre os gatilhos psicológicos que despertam a vontade de fazer acontecer. É o que ele define como “força invisível” que nos empurra para a ação e desperta nosso potencial realizador.

4. “Por que há poucas mulheres na liderança?”, de Sheryl Sandberg

O cenário atual da sociedade trouxe à tona a discussão sobre um assunto de grande relevância: o status da mulher no mercado de trabalho. A questão que pede reflexão é o baixo número de lideranças femininas em contraste com a alta quantidade de profissionais bem preparadas para ocupar os cargos executivos.

Quem incentiva os questionamentos nessa conversa sobre a desigualdade na carreira de homens e mulheres é ninguém menos que Sheryl Sandberg, COO do Facebook.

5. “Como grandes líderes inspiram ação”, de Simon Sinek

Nessa palestra TED, a reflexão é a seguinte: por que algumas pessoas não conseguem cativar ninguém ao seu redor, enquanto outras são capazes de arrastar multidões inspiradas em seus discursos? O escritor Simon Sinek correlaciona o espírito de liderança e o fator motivação como dois elementos fundamentais.

Segundo o palestrante, um verdadeiro líder sabe bem quais são os seus propósitos, assim como deixa claro para os liderados o sentido de suas ações e decisões para que eles compartilhem os mesmos ideais.

6. “O poder dos introvertidos”, de Susan Cain

Em um mundo que incentiva tanto as habilidades sociais, ter um perfil menos extrovertido pode ser um desafio. Mas o bom é saber que também há oportunidades para os talentos mais reservados. É sobre isso que discursa a escritora e palestrante da vez, Susan Cain. Ela defende que as pessoas introvertidas são donas de um poder pouco explorado, mas capaz de causar impacto e diversificar o mundo profissional.

7. “O mito do sucesso na carreira”, de Alain de Botton

O filósofo que conduz o tema propõe reflexões sobre as crises da vida profissional, típicas da era em que vivemos, e sobre o quanto nossas expectativas são duramente contrastadas com a realidade. O gosto amargo do domingo à noite e a falta de ânimo para encarar a segunda-feira seriam, então, um problema cultural? Vale à pena ver o que Alain de Botton tem a dizer sobre isso.

8. “O segredo feliz para trabalhar melhor”, de Shawn Achor

Esse vídeo traz a palestra do psicólogo Shawn Achor, formado em Harvard, que acredita no otimismo como o segredo da produtividade. Ele acentua que nutrir o pensamento positivo é uma medida necessária para ter bons resultados no trabalho e obter satisfação. A base social e a habilidade de contornar situações de estresse seriam outros dois reforços para a postura colaborativa e realizadora.

9. “As escolas acabam com a criatividade?”, de Ken Robinson

Para encerrar nossa lista, temos aqui uma das TED Talks com maior número de visualizações. O autor, que é especialista no tema criatividade e que já liderou o comitê de educação do Reino Unido, aponta uma falha em comum no sistema educacional de grande parte dos países: o baixo investimento e incentivo para o desenvolvimento de mentes criativas. Robinson ainda revela os princípios da formação de uma ideia original e garante que a criatividade é um tipo de inteligência que também deveria ser priorizada.

Com essas dicas de palestras TED, entre muitas outras disponíveis no canal da organização, você pode ganhar inspiração, reformular seus projetos e dar um up na carreira. Todas as conversas trazem ensinamentos valiosos, capazes de reconstruir o seu ponto de vista sobre determinados assuntos. E se é para agregar conhecimento, vale a pena acompanhar, certo?

Falando em dar um up nos seus projetos, que tal aprender como escolher o melhor curso para você? Baixe nosso e-book e faça bom proveito desse material!

 

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Cadastre-se e receba por e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter