Atlética universitária: uma prática que pode auxiliar sua formação

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Participar de atividades extracurriculares durante a faculdade proporciona experiências importantes para o estudante, que vão ajudar na carreira profissional e podem ser usadas para melhorar o currículo. Entre várias alternativas, a atlética universitária se destaca pelas diferentes oportunidades e benefícios que proporciona aos seus integrantes.

Porém, muitos universitários não conhecem essa associação e, por isso, deixam de aproveitar as suas vantagens durante a faculdade. Pensando nisso, preparamos este post para explicar o que é uma atlética universitária e como ela pode auxiliar a sua formação. Confira!

O que é uma atlética universitária?

A atlética é uma associação independente formada pelos estudantes com o objetivo de integrar os alunos. Inicialmente, o foco era a vida esportiva da faculdade, com a organização de jogos e campeonatos, mas, com o passar do tempo, ela começou a ter outras funções, como organizar a recepção de calouros, festas e outros eventos.

Para exercer todas as funções, é preciso formar uma diretoria, com cargos específicos para manter a organização de todas as atividades. Em geral, a equipe é formada por:

  • presidente;

  • vice-presidente;

  • secretário;

  • tesoureiro;

  • diretor de marketing;

  • diretor de eventos.

Vale lembrar que essa composição é livre, por isso, podem ser nomeados alguns conselheiros ou criar outros cargos para garantir o bom desempenho da equipe. O importante é que cada pessoa dentro da atlética entenda a sua função e trabalhe com foco em cumprir os objetivos propostos pela associação.

Quais as vantagens que uma atlética oferece?

Apesar de serem associadas às festas, esse não é o principal foco das atléticas universitárias. Na verdade, elas são criadas com o objetivo de beneficiar os alunos e a comunidade, trazendo diversas vantagens. Veja só:

Prática de esporte

Durante o colégio, a prática esportiva é incentivada nas aulas de educação física ou treinos extracurriculares, muitas vezes com a organização de times e disputa de campeonatos. Porém, na faculdade, os esportes acabam esquecidos.

A atlética universitária surge exatamente para estimular essa prática, incentivando a participação de várias modalidades, individuais e coletivas, e a criação de equipes formadas pelos alunos, que poderão entrar em competições e jogos universitários.

Integração entre os alunos

Um dos objetivos das atléticas é integrar os alunos de diferentes salas, cursos e, até mesmo, faculdades. Para isso, além dos treinos das equipes esportivas, ela também promove diversos eventos, como festas, competições, viagens e ações sociais. Ou seja, não se trata apenas de aproximar pessoas e promover eventos, mas de proporcionar experiências únicas para os estudantes.

Ações sociais

As atléticas também promovem ações sociais, com o objetivo de beneficiar, também, a comunidade e ajudar quem precisa. Isso pode ser feito de diversas formas, por exemplo:

  • arrecadação de fundos, roupas, alimentos ou materiais de higiene para doação;

  • campanhas para a doação de sangue;

  • organização de ações em comunidade;

  • promoção de trabalho voluntário.

Desse modo, essas associações podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas, muito além da universidade. Contudo, para a atlética ter bons resultados, o engajamento dos alunos é fundamental.

Por que participar de uma atlética?

A atlética oferece algumas vantagens, mas será que vale mesmo a pena participar dessa associação? A resposta é sim! Confira, a seguir, os principais motivos para isso.

Fazer exercícios físicos

As atividades físicas são importantes para a saúde e a prática de esportes é uma ótima forma de fazer isso, tornando essa atividade mais divertida. Mas você sabia que, além dos benefícios para o corpo, os exercícios também ajudam na hora de estudar? A prática aumenta a concentração e o foco, reduz o estresse e melhora a qualidade do sono, questões fundamentais para quem deseja potencializar os estudos e melhorar o desempenho na faculdade.

Outro ponto importante é a participação nas competições: as atléticas organizam jogos universitários que unem cursos e faculdades de diversas cidades. Aqui, o foco não é só conquistar a vitória, mas aproveitar momentos incríveis — alguns eventos se tornam verdadeiras festas, com direito a shows e outras atrações para integrar todos os estudantes.

Fazer novas amizades

Manter o foco nos estudos é importante, mas ter boas parcerias e aproveitar os momentos de lazer também é fundamental. Porém, no primeiro ano de faculdade, nem sempre é fácil se aproximar dos colegas. Toda a rotina é novidade e, principalmente para os mais tímidos, essa é uma tarefa difícil.

Nesses casos, participar da atlética se torna uma ótima oportunidade para fazer novos amigos. O trabalho em equipe e o envolvimento com as atividades da associação proporciona uma aproximação entre os integrantes, permitindo que você conheça e se aproxime de outros alunos. Dividindo responsabilidade, preocupações, vitórias e derrotas, você terá uma ótima oportunidade para cultivar novas amizades.

Melhorar o networking

Como a atlética universitária tem como objetivo a integração dos alunos, essa é uma ótima forma de investir no seu networking. Participando da associação, você terá contato com estudantes de vários cursos e universidades, o que vai ajudar na criação de uma boa rede de relacionamento.

No futuro, isso pode trazer benefícios profissionais, afinal, o networking tem um papel importante para o sucesso na carreira. Os contatos podem render indicações de novos clientes, vagas de emprego ou gerar ótimas parcerias de trabalho.

Aprender sobre gestão

Como vimos, a atlética é uma associação e precisa de uma diretoria para se manter organizada. Isso acontece porque, com a organização de eventos, é preciso lidar com diversos aspectos, como:

  • planejamento;

  • divulgação;

  • contratação de fornecedores;

  • busca por patrocínio;

  • obtenção de autorização e alvarás;

  • arrecadação de valores;

  • pagamento das despesas;

  • prestação de contas.

Dessa forma, os integrantes da atlética precisam lidar com a administração da associação, incluindo a gestão financeira, os procedimentos burocráticos e vários trâmites importantes para manter o seu funcionamento e organizar os eventos.

Como consequência, ao participar ativamente da associação, o estudante adquire conhecimento sobre gestão e experiência profissional que são valorizados no currículo. Muitas vezes, esse é o diferencial na hora de conquistar a vaga de emprego que você deseja.

Viu só? A atlética universitária é uma atividade extracurricular que traz benefícios para os estudantes e para a comunidade, proporcionando experiências únicas que vão ajudar no crescimento pessoal e profissional dos alunos.

Se você achou este conteúdo interessante, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais! Assim, os seus amigos também conhecerão os benefícios que as atléticas trazem para a formação acadêmica.

 

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Cadastre-se e receba por e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter