Confira 6 programas para engenharia civil fundamentais sua carreira

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

A tecnologia é um fator muito importante para diversas carreiras atualmente. Hoje, há diversos programas para engenharia civil que possibilitam aos profissionais compreenderem como planejar e executar uma construção de maneira prática, econômica e inteligente.

Além de tornar o trabalho mais simples, o uso de softwares contribui para que haja menos erros durante a elaboração de projetos e a realização das tarefas. Esses dois fatores fazem com que os engenheiros civis passem a considerar o avanço tecnológico como primordial para a satisfação dos gestores e dos clientes.

Neste post, apontaremos como uma instituição de ensino superior pode usar a tecnologia para formar bons profissionais de engenharia e 6 programas bastante utilizados por aqueles que atuam no setor da construção civil. Confira!

Fique atento à infraestrutura tecnológica da faculdade

Conhecer os recursos de tecnologia oferecidos por uma universidade é uma forma de ter mais segurança na escolha da graduação ideal para você. Se não levar esse aspecto em consideração, o estudante corre o risco de não receber um ensino de alta qualidade, o que afeta negativamente na formação profissional.

Por isso, é bom ficar informado sobre os programas para engenharia civil mais utilizados pelo mercado e constatar se a faculdade trabalha com eles durante o curso. A recomendação é verificar se a instituição de ensino usa softwares que contribuem para os profissionais atuarem com atividades importantes para o engenheiro, como:

  • gestão de projetos;

  • elaboração de desenhos;

  • administração orçamentária e de materiais usados na obra;

  • criação de gráficos;

  • gerenciamento da mão de obra.

O ideal é que os estudantes tenham a oportunidade de aprender a utilizar sistemas atualizados, pois isso vai ajudá-los a se adaptar rapidamente à rotina de trabalho. No caso do estagiário, ter mais conhecimentos é ótimo para convencer os gestores de que merece ser contratado.

Conheça 6 programas para engenharia civil

A leitura de livros e a explicação dos professores são primordiais para um estudante se preparar para o mercado de trabalho. Contudo, os engenheiros civis também precisam estar familiarizados com o uso de softwares para atingirem bons resultados.

Pensando nisso, apresentaremos 6 sistemas que ajudam os profissionais da área a trabalhar com mais eficiência, criatividade e inteligência. Acompanhe:

1. SketchUp

Tem como característica marcante a interface simples e intuitiva. Esse software é muito utilizado por engenheiros, arquitetos e design de interiores. A ferramenta tem uma biblioteca vasta com modelos 3D, fazendo com que seja considerada ideal para os que preferem projetos mais detalhados e apresentações perfeitas.

O SketchUp permite fazer a representação fiel de elevações simples e de planos, além de oferecer um passeio interativo pelo projeto 3D encerrado. Ele é um dos programas para engenharia civil que tem versões gratuitas e pagas.

2. AutoCAD

É um dos softwares para engenheiros civis mais utilizados no mundo. Desenvolvido pela Autodesk, esse sistema é muito prático e apresenta um elevado grau de compatibilidade para arquivos externos.

Por isso, o AutoCAD pode ser usado para projetos de desenho técnico em 2D e nas modelagens 3D. A versão de 2017 tem como um dos principais destaques possibilitar o uso de recursos voltados para compartilhar projetos e aumentar a produtividade. Além disso, disponibiliza um aplicativo para smartphone que propicia acessar e modificar projetos remotamente.

Bastante usado em grandes corporações da engenharia, o programa possibilita automatizar vários comandos e ações durante a criação de projetos. Ele também executa outras atividades importantes, como o cálculo estrutural e a leitura e interpretação de desenhos.

3. Sienge

É um software muito utilizado pelo segmento da construção civil. Desenvolvido no Brasil, ele consiste em um ERP destinado especialmente para as companhias do setor. A ferramenta prioriza a centralização e o gerenciamento dos dados de uma construtora, abrangendo várias áreas como:

  • orçamento;

  • execução da obra;

  • aquisição de materiais;

  • medições;

  • marketing;

  • estratégia de vendas.

O Sienge é um dos programas para engenharia civil que funciona 100% na web. Por isso, o software pode ser utilizado em qualquer desktop com acesso à rede mundial de computadores.

4. MATLAB

Considerado um software completo, o MATLAB (Matrix Laboratory) foi criado na década de 70 do século passado. Ele se caracteriza por fazer cálculos numéricos de projetos automobilísticos, científicos e de engenharia civil.

Isso é possível porque esse sistema apresenta uma vasta biblioteca com matrizes, funções, processamento de sinais e gráficos. Esses recursos viabilizam acessar os dados com bastante facilidade.

Outro ponto positivo é propiciar a interação entre algoritmos e informações de cada projeto, que podem ser trabalhadas com foco na obtenção de resultados ideais. O MATLAB é um dos programas para engenharia civil que podem ser utilizados em diferentes sistemas operacionais, como Windows, Mac e Linux.

5. Revit

É um software produzido pela Autodesk que utiliza a tecnologia BIM, cujo foco é atuar na modelagem de informações de uma construção. Esse sistema tem como aspecto marcante a capacidade de integrar diversos projetos, fazendo com que a modificação de um item ou plano provoque atualização nos outros componentes relacionados de forma automática.

Esse é um dos programas para engenharia civil mais usados para o planejamento e o gerenciamento de projetos nas áreas de construção e infraestrutura. Isso ocorre porque vários membros de uma equipe podem atuar de forma colaborativa por meio da análise e simulação de modelos estruturais.

Se você quer fazer a faculdade de engenharia, saiba que os estudantes podem baixar o Revit gratuitamente e utilizá-lo por três anos. Sem dúvida, é uma boa alternativa para chegar mais preparado ao mercado de trabalho.

6. MS Project

É um dos softwares mais utilizados pelos que trabalham com o gerenciamento de projetos. Ele possibilita a inserção de informações importantes para executar uma obra, como:

  • prazo (verificar o tempo estipulado para cada tarefa ser realizada e constatar como cada atividade influencia no prazo de conclusão do projeto);

  • recursos (gera relatórios para verificar como está o andamento das atividades de acordo com o orçamento, contribuindo para tomar decisões sobre como usar os recursos materiais e financeiros);

  • custos (permite avaliar como estão as despesas fixas e variáveis, ajudando a gerenciar os gastos com mais eficiência).

Para os que têm interesse em cursar engenharia, é melhor obter informações sobre o funcionamento do MS Project. Afinal, é um software muito aplicado no planejamento e na gestão de projetos de engenharia.

É inegável que os engenheiros precisam ter afinidade com diversas ferramentas tecnológicas. Quanto maior o conhecimento sobre programas para engenharia civil, maiores são as chances de se destacar no mundo corporativo.

Se você quer ficar por dentro do universo de várias carreiras, não perca tempo e assine a nossa newsletter agora mesmo. O conhecimento é essencial para atingir os nossos objetivos!

 

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Cadastre-se e receba por e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter