Quanto tempo você passa usando as redes sociais? Já pensou em quanto do seu dia é dedicado a dar curtidas no Facebook, publicar uns tweets no Twitter ou ver stories no Instagram?
E se te contarmos que você pode usar as redes sociais de maneira estratégica, principalmente depois que entrar na faculdade? Pois saiba que isso é possível!
No post de hoje, vamos ensinar a você como fazer networking nas redes sociais e qual é a importância de criar este hábito depois que iniciar a faculdade. Confira e aprenda mais sobre o assunto!
Por que fazer networking nas redes sociais?
Primeiramente, é preciso que você responda: o que é networking? Se ainda não sabe ao certo o que é isso, não se preocupe! Vamos explicar agora!
Podemos dizer que essa prática diz respeito à capacidade de criar e desenvolver um grupo de contatos, de maneira profissional, visando a troca de informações, experiências, fazer negócios e, assim, garantir a troca mútua de ajuda.
Agora, depois de tirar essa dúvida, você deve estar se perguntando sobre a importância de criar um grupo de contatos profissionais.
Você deve entender que, por mais que tenha talento e se dedique a aprender tudo sobre a sua área de atuação, é imprescindível que as pessoas ao seu redor saibam e reconheçam as suas características, de modo que você sempre será lembrado caso surja alguma vaga ou situação profissional.
Vamos levar em consideração como fazemos networking pessoalmente. A sua primeira experiência vai ser com colegas de sala e professores. É indicado que, durante a faculdade, você construa laços verdadeiros com as pessoas, para que, no futuro, possa contar com elas, seja para pedir uma opinião, se juntar para abrir um negócio, manter uma amizade etc.
Fazer networking nas redes sociais é algo parecido, mas que vai acontecer dentro do mundo “digital.
Como fazer networking nas redes sociais de maneira efetiva?
Abaixo, listamos as práticas essenciais para fazer networking nas redes sociais de maneira efetiva e eficiente. Acompanhe nossas dicas:
1. Participe de grupos e fóruns de sua área de atuação
Tanto o Facebook quanto o LinkedIn, rede social voltada para os negócios, contam com grupos específicos sobre determinados assuntos. Portanto, é ideal que você saiba aproveitá-los de maneira estratégica.
Ao fazer parte de um grupo ou fórum relacionado ao seu curso, por exemplo, você terá acesso a pessoas que, provavelmente têm a mesma opinião ou, ao menos, os mesmos interesses.
São muitas as conversas ricas e frutíferas para a sua formação profissional que podem surgir nesses grupos, permitindo que você aprenda com as experiências de outras pessoas e que possa, também, dividir a sua posição sobre os assuntos levantados.
2. Tenha um blog ou página para publicar os próprios conteúdos
Vivemos em uma era em que é preciso deixar a sua marca, de maneira positiva, nas diferentes redes sociais. Uma forma de conquistar o seu espaço e repercutir diferentes assuntos, é criando um blog ou uma página, em que você possa publicar os próprios conteúdos, independentemente de serem textos, vídeos ou podcasts, por exemplo.
O Medium é uma alternativa muito interessante para aquelas pessoas que querem compartilhar vivências que farão a diferença na vida das outras pessoas. Nossa dica é que você não só crie um, como siga perfis relevantes, para estar sempre por dentro dos principais assuntos e debates.
3. Compartilhe textos
E se criou o próprio blog ou conta no Medium, não guarde os seus textos apenas para você! Espalhe o seu conhecimento para as pessoas! Compartilhe seus conteúdos nas suas redes sociais e deixe que os seus amigos tenham acesso aos seus conteúdos.
Imagina se, por exemplo, um texto seu vira um grande sucesso e se transforma em um viral? Assim, pessoas de renome da sua área saberão a seu respeito.
4. Seja ativo nas redes sociais
Não estamos falando que você precisa passar horas curtindo as fotos dos seus amigos. Queremos é que mantenha uma postura mais tática, comentando em postagens do LinkedIn e participando de debates.
Compartilhe textos no Facebook e proponha aos seus amigos uma discussão sobre o assunto. Todas as práticas serão muito bem-vindas para construir uma rede de contatos nas redes sociais.
5. Saiba cultivar relações-chave
Quando falamos em criar um grupo de contatos profissionais, não queremos dizer que você deve apenas adicionar as pessoas e abandoná-los. Usando uma metáfora, assim como uma flor, as relações precisam ser cuidadas para que floresçam.
Portanto, se tiver um contato importante, como um professor ou um profissional que conheceu em uma palestra, procure manter contato, seja tirando dúvidas ou fazendo comentários nas publicações dessas pessoas.
Demonstre interesse e empenho no desenvolvimento das relações. Mas seja cauteloso e tenha parcimônia, para que não seja considerado um chato, ok? Tudo em excesso pode ser prejudicial.
6. Mantenha os seus perfis atualizados
Já citamos os LinkedIn várias vezes, mas é porque essa rede é muito importante para quem quer participar de assuntos relacionados à carreira. Portanto, é imprescindível manter o seu perfil sempre atualizado e com todas as informações necessárias a seu respeito. Não deixe de indicar os idiomas que você fala, as experiências que já teve e os cursos que participou.
Mudou de estágio, por exemplo? Altere essa informação e permita que as pessoas saibam! Publicou um texto em seu blog? Compartilhe-o em seu perfil!
7. Crie conteúdos de maneira estratégica
Por falar em seu blog e publicações nas redes sociais, invista na produção de conteúdo de maneira estratégica. Use palavras-chave para aumentar a sua relevância nos motores de busca, como Google, Bing ou Yahoo.
Para que você assuma as primeiras posições e ganhe destaque, investir em um conteúdo de qualidade também é primordial. Para embasar suas informações, caso vá abordar um assunto que esteja em alta, use links para aumentar a sua autoridade sobre o assunto.
Além disso, nunca publique informações falsas ou copie o conteúdo de outras pessoas, pois isso pode prejudicar a sua imagem por completo, além de ser um crime.
8. Evite entrar em polêmicas
Ter uma postura ativa nas redes sociais não quer dizer entrar em polêmicas. Seja sempre educado e pense duas vezes antes de postar algo que possa ofender alguém. É importante fazer um exame de consciência e ter empatia pelo próximo, de modo que isso se torne um hábito e você tenha ciência sobre o que é certo ou não publicar.
9. Adote sempre uma postura profissional
Nossa dica final é que você mantenha sempre uma postura profissional, equilibrada e objetiva em suas postagens. Não é porque está nas redes sociais que não precisa se preocupar com o que os outros vão pensar. Saiba que, hoje em dia, muitas pessoas avaliam as redes dos candidatos antes de uma entrevista.
Essa postura também deve acontecer na hora de entrar em contato com alguém, independentemente do motivo.
Nossa intenção com este post é que você desenvolva essa habilidade e a coloque em prática em seu dia a dia. Veja entre as dicas que listamos quais são as que precisam ser aprimoradas e desenvolvidas e comece a mudar os seus hábitos o quanto antes! Tenha em mente que é o seu futuro profissional que está em jogo e o seu sucesso depende de você!
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