O mercado de trabalho exige dinamismo e capacidade de conviver com diversos cenários. Novas tendências aparecem nas profissões com muita velocidade, fazendo com que a flexibilidade seja fundamental para apresentar um bom desempenho. Uma prova disso é a contabilidade 4.0.
É isso mesmo, você não entendeu errado. Hoje, o contador não deve ser somente lidar com legislação e cálculos complexos. Ele precisa entender bastante de tecnologia e ter uma ampla visão do negócio do cliente. Do contrário, será superado pela concorrência e perderá boas oportunidades de emprego.
Neste post, destacaremos as mudanças na contabilidade e os desafios enfrentados pelos profissionais do setor. Também abordaremos as principais áreas de atuação e a importância de fazer um bom curso superior para alcançar o sucesso profissional. Confira!
Entenda a contabilidade 4.0
A tecnologia é cada vez mais importante para os contadores. Pensar que somente o uso da calculadora e a leitura de vários livros de contabilidade vão torná-lo uma referência no mercado é uma triste ilusão.
Logicamente, é indicado conhecer informações técnicas sobre a atividade profissional. Além disso, usar os recursos de Tecnologia da Informação (TI) pode fazer uma grande diferença no resultado dos serviços entregues ao público-alvo.
Quem está atento às principais tendências da área de TI pode utilizar diversas ferramentas para aumentar a produtividade. Uma delas é a cloud computing (computação em nuvem), responsável por facilitar o acesso às informações em qualquer dispositivo conectado à internet.
Já se foi o tempo de ficar procurando os arquivos dos clientes em várias pastas. Se você deseja ser um profissional eficiente, não pode abrir mão das vantagens oferecidas pela computação em nuvem. Hoje, é possível fazer eletronicamente a autenticação e o armazenamento de Balanços, Livros Diários, Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Documento Auxiliar de Nota Fiscal (Danfe) e de outras obrigações.
Com o uso de arquivos XML, os documentos da rotina de trabalho de um contador podem ser acessados em diversos sistemas de contabilidade. Essa iniciativa torna o serviço mais ágil e facilita a fiscalização dos órgãos públicos, fazendo que os clientes tenham mais transparência nas ações realizadas.
Os contadores também podem utilizar aplicativos para ter uma comunicação direta com os contratantes e lançar dados contábeis relativos às despesas e receitas de uma empresa. Na era digital, os serviços devem ser mais práticos e de simples execução.
Outra mudança impactante é o uso de sistemas de gestão que facilitam bastante o trabalho dos profissionais de contabilidade. Um software pode proporcionar uma visão ampla dos custos e dos rendimentos obtidos das unidades de uma organização.
Dessa maneira, é possível analisar o patrimônio e as finanças de uma companhia de maneira mais estratégica. Isso pode fazer com que o contador dê informações aos clientes que ajudem a melhorar o gerenciamento do negócio.
Ser capaz de compreender o mundo digital é imprescindível para executar a contabilidade empresarial de forma correta e exemplar.
Conheça os principais desafios
A contabilidade 4.0 mostra que o profissional deve estar bastante atento ao avanço tecnológico para apresentar uma performance de alto nível. Contudo, há muitos desafios a serem enfrentados para obter o reconhecimento do mercado.
Para ajudá-lo a estar em uma posição de destaque, apontaremos as principais ações a serem feitas de maneira detalhada. Veja!
Acompanhar as atualizações
Um contador precisa estar ciente das novidades da tecnologia para ser mais dinâmico e ter foco nas mudanças na legislação. Essa postura vai permitir que o serviço seja feito dentro das melhores práticas, o que proporciona mais segurança aos clientes.
Nenhum empresário quer receber multa porque não teve o cuidado necessário para fornecer as informações requisitadas pela administração pública sobre o patrimônio e as movimentações financeiras.
Tornar a burocracia menos dolorosa para os empreendedores e as pessoas físicas é uma das formas de o profissional de contabilidade ser reconhecido pelo trabalho realizado.
Ter sabedoria para ser um consultor
Para aumentar a renda, muitos contadores priorizam apostar no aumento do número de contratos. Contudo, é muito interessante ter um trabalho direcionado para manter a carteira atual de clientes.
À medida que conquista a confiança do público-alvo, maiores são as possibilidades de ter os serviços indicados. De que maneira isso pode ser viável? Uma boa resposta é por meio da consultoria, em que o foco deve ser ouvir os contratantes e apresentar soluções para os problemas apresentados.
Se um contador contribuir para um pequeno empresário abrir um negócio e mantê-lo em funcionamento de acordo com a lei, já é uma maneira de estar construindo uma boa imagem profissional.
O ideal é proporcionar um atendimento personalizado para criar uma relação de confiança com o cliente. É essencial ter todas as informações das pessoas e empresas para as quais se presta serviços. Assim, o profissional tem mais chances de atender às demandas com eficiência e de conquistar credibilidade e respeito.
Apresentar uma comunicação ágil
É muito bom ter um contato pessoal com o cliente, mas a correria do cotidiano nem sempre propicia um relacionamento tão próximo. Na era da contabilidade 4.0, uma excelente alternativa é contar com ferramentas digitais de comunicação.
Além do WhatsApp, é recomendado usar Hangouts, Skype e outros recursos. De qualquer lugar com acesso à internet, é possível tirar dúvidas dos clientes sobre os serviços e mostrar como as informações devem ser fornecidas aos órgãos públicos para evitar problemas com o Fisco.
Se um contador ignorar os softwares de comunicação ágil, terá dificuldades de ter uma boa interatividade com o público-alvo. Além disso, abrirá espaço para os concorrentes estarem mais presentes no mercado.
Apostar no marketing digital
Você pode até achar curioso, mas o marketing digital é uma das ações mais valorizadas pelos contadores atualmente. Para expandir a divulgação dos serviços, as redes sociais são uma excelente alternativa.
O Facebook e o LinkedIn, por exemplo, ajudam na captação de clientes e na troca de conhecimento sobre as principais tendências do mercado. À medida que um profissional fica bem informado sobre mudanças na carreira e cursos de capacitação, mais condições terá de aperfeiçoar os serviços.
Se você deseja ganhar maior reconhecimento junto ao público-alvo, é válido dedicar um tempo a um canal no YouTube e a um blog em que poderá destacar temas relevantes, como a contabilidade 4.0. Procure apresentar uma linguagem acessível e elaborar conteúdos de alta qualidade.
Alguns contadores estão investindo em agências de marketing digital para gerenciar as redes sociais e o blog corporativo. Ao tratar a comunicação de maneira profissional, é possível passar uma imagem de seriedade e de responsabilidade.
Com certeza, essa postura é um diferencial positivo para o fortalecimento da imagem e a divulgação dos trabalhos. Hoje, o velho ditado popular “quem não comunica, se trumbica” está mais vivo do que nunca.
Conscientizar a equipe sobre a modernização
Apesar de as mudanças serem cada vez mais constantes no ambiente de trabalho, é comum haver resistências a ações que vão alterar a execução dos serviços. No caso da contabilidade 4.0, é bom que o dono de um escritório mostre inicialmente como serão os novos procedimentos e os benefícios que serão proporcionados.
A comunicação interna precisa ser simples, objetiva e de fácil compreensão. Assim, facilita o diálogo entre todos os membros da equipe, o que é primordial para haver sugestões e críticas voltadas para a melhoria dos serviços.
Procure também promover treinamentos para o uso de um novo sistema gestão, caso seja necessário. O ideal é que fornecedor da ferramenta acompanhe a implantação do software para que a rotina da empresa não seja prejudicada.
Elaborar corretamente o contrato de serviços
Por mais que um profissional seja capacitado, é válido elaborar um contrato com o cliente em que as cláusulas sejam bem alinhadas entre as partes. Essa medida deve ser adotada para evitar qualquer dúvida sobre a prestação dos serviços.
Os contratos devem apresentar várias informações, como:
- prazo de duração;
- período para o fornecimento de informações;
- prazo mínimo de retorno às demandas do cliente;
- informações claras sobre os encargos relacionados com os serviços;
- responsabilidades de cada parte.
Ao cumprir rigorosamente os contratos, um contador passa a ser bem avaliado pelos clientes e constrói uma imagem positiva no mercado. Com isso, ele tem mais possibilidades de assinar novos acordos e ser reconhecido profissionalmente.
Buscar a capacitação de forma continuada
Quando um profissional atinge um grande reconhecimento no mercado é possível que cometa um dos maiores erros no mundo corporativo: deixar ser dominado pela acomodação. Em uma sociedade tão dinâmica e de fluxo de informações intenso, essa postura jamais pode estar presente na sua carreira.
Para conhecer de maneira qualificada as novas tendências da contabilidade, o profissional deve reservar um tempo para participar de cursos, seminários, palestras e workshops. Além de receber orientações valiosas para melhorar a performance, essas atividades contribuem também para o networking.
Ao construir uma boa rede de contatos, o profissional aumenta a empregabilidade e pode obter informações atualizadas sobre novas ofertas de trabalho. Muitos contadores perdem chances de emprego porque não tomam conhecimento da abertura de novas vagas.
Mostrar visão estratégica
Estar bem informado sobre a legislação e conhecer as melhores ferramentas para apresentar um serviço ágil são fundamentais para um contador. Mas essas características sozinhas não vão tornar um profissional reconhecido no mercado de forma consistente.
As empresas desejam ter colaboradores que ofereçam um diferencial para o negócio. A capacidade de oferecer soluções e de aperfeiçoar o atendimento ao público-alvo é um aspecto que possibilita ao contador estar à frente dos colegas de profissão.
Ser um especialista
A segmentação já é algo muito comum no mundo corporativo e, na contabilidade, isso não é diferente. Há vários escritórios dessa área que estão direcionando os trabalhos para clientes de setores específicos, como Organizações Não-Governamentais (ONGs), indústria automobilística e microempresas, por exemplo.
Ao dominar um tema, o contador tem mais segurança nos trabalhos realizados e condições de obter um rendimento de alta qualidade. Diferentemente do que muitos pensam, a segmentação pode ampliar o leque de oportunidades profissionais.
Um escritório de contabilidade pode se especializar em várias áreas, desde que tenha colaboradores qualificados para atuar em um setor específico. Essa estratégia permite ao profissional ter um foco mais direcionado para as necessidades do público-alvo.
Ter exatidão nas informações
A administração pública exige que as empresas apresentem as informações com transparência e correção. Essa tendência ficou ainda mais visível com a Nota Fiscal Eletrônica, o SPED Fiscal e o eSocial.
O contador deve estar muito atento para que não haja nenhum equívoco nos dados encaminhados para o setor público. Ao executar essa iniciativa com eficiência, o profissional será reconhecido pelo trabalho executado e terá mais possibilidades de aumentar a carteira de clientes. Estar ligado aos detalhes é primordial para que os serviços sejam feitos dentro das melhores práticas e proporcione aos contratantes os resultados esperados.
Em virtude do novo cenário econômico, é cada vez maior o número de microempresas. Normalmente, os novos empreendedores não apresentam um conhecimento elevado das obrigações fiscais, fazendo com que recorram aos serviços de um contador. Permitir que esses empresários estejam em dia com as exigências do Governo é uma forma de ajudá-los a manter o negócio funcionando, o que propicia a geração de mais emprego e renda.
Desenvolver novas competências
Se você pretende seguir a carreira em uma das áreas da contabilidade, é preciso ter força de vontade para adquirir novas competências. Com o foco em ajudá-lo nessa missão, citaremos as mais importantes para o seu sucesso profissional, como:
- obter um amplo conhecimento sobre as principais correntes econômicas, políticas e sociais;
- estar atento ao processo operacional do escritório de contabilidade e dos clientes;
- apresentar domínio dos princípios contábeis mais utilizados;
- ter capacidade para sugerir, acompanhar e implementar sistemas contábeis;
- mostrar aptidão para compreender e interpretar os dados para ajudar os gestores a tomarem as melhores decisões para uma companhia;
- ser capaz de defender um ponto de vista com clareza e segurança, sendo compreendido por funcionários de diferentes cargos na empresa;
- saber ouvir com atenção os posicionamentos dos colegas de trabalho e as demandas dos clientes;
- trabalhar sob pressão de forma eficiente, obtendo bons resultados;
- identificar as ações prioritárias e executá-las com eficiência;
- mostrar habilidade para trabalhar em equipe, sendo capaz de delegar ações e de resolver conflitos.
É inegável que o desenvolvimento de competências técnicas e pessoais deve ser uma das metas dos contadores. Alinhá-las em prol da oferta de bons serviços é uma iniciativa que será útil para estar antenado às exigências do mercado de trabalho.
Saiba como está o mercado de contabilidade
As organizações necessitam de dados precisos sobre a saúde financeira, pois devem fazer as ações com planejamento e controlar os gastos para manter uma excelente performance.
Em um momento de instabilidade econômica, o uso racional dos recursos financeiros se tornou uma iniciativa vital para a sobrevivência de qualquer companhia. Esse aspecto faz com que o mercado de trabalho ofereça boas oportunidades para os que optam pela carreira de contador.
Esse profissional tem como atribuições fazer o controle da movimentação financeira das instituições e constatar se os pagamentos das taxas e dos impostos estão sendo feitos corretamente.
Outra atribuição é verificar a arrecadação e os gastos de uma empresa. Além disso, o profissional deve analisar se o negócio está sendo lucrativo ou está gerando prejuízo para um empresário.
Há vários segmentos para os contadores trabalharem. Para você avaliar se tem afinidade com essa profissão, apontaremos algumas áreas que estão em evidência. Leia com atenção!
Contabilidade Gerencial
Destaca-se por unir técnicas e procedimentos contábeis que disponibilizam dados fundamentais para a tomada de decisão em uma companhia. A contabilidade gerencial é muito usada para estabelecer o modelo de tributação adotado por um empreendimento.
Se uma empresa pretende contar com uma gestão moderna e ágil, deve contratar profissionais qualificados para analisar o patrimônio e a situação financeira.
Auditoria Contábil
Com a contabilidade 4.0, é possível usar sistemas que facilitem fiscalizar as contas de uma organização. O trabalho de um auditor abrange a avaliação de documentos, livros contábeis e registros. Essa iniciativa possibilita verificar como está a saúde financeira e indicar os caminhos para resolver eventuais irregularidades.
Para evitar problemas com a administração pública, é necessário que a auditoria contábil seja feita de forma minuciosa. Dessa forma, a empresa tem mais condições de adotar os procedimentos adequados para obedecer à legislação vigente.
Controle e Perícia
Esse segmento engloba coordenar as atividades fiscais e financeiras de órgãos públicos e de empresas privadas. A perícia contábil deve ser executada por um profissional bastante qualificado e experiente.
Um dos motivos é que essa iniciativa tem como um dos principais objetivos verificar fraudes e o uso inadequado dos recursos de uma organização. Na contabilidade 4.0 é possível utilizar sistemas que permitam o controle dos gastos em tempo real, dificultando ações voltadas para o desvio de dinheiro.
Ensino
Uma alternativa interessante para os contadores é disponibilizar o conhecimento obtido para os interessados em seguir na carreira. Há muitas oportunidades de emprego para cursos técnicos e instituições de nível superior.
Para ter mais chances de atuar como professor, a recomendação é estudar bastante e fazer cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Quanto mais qualificações acadêmicas um profissional adquirir, maiores são as chances de atuar como docente.
Um contador também pode ministrar treinamentos para os colegas de profissão. Essa atividade é normalmente realizada pelos que têm uma grande experiência no mercado de trabalho e estão capacitados para repassar informações com clareza e objetividade.
Por isso, o profissional deve ter paciência e boa comunicação para ensinar. Do contrário, não vai atrair a atenção dos alunos e repassar o conteúdo de forma ideal.
Consultor
Com a intenção de acompanhar as principais tendências da contabilidade, diversas instituições optam por contratar consultores. Eles analisam como está sendo feita a gestão dos recursos financeiros e do patrimônio.
Além disso, podem indicar alternativas que vão ajudar os clientes a cumprir as obrigações fiscais (pagamento de impostos e de taxas, por exemplo) de maneira adequada, o que permite uma melhor gestão orçamentária.
Os serviços de consultoria costumam proporcionar uma excelente remuneração aos profissionais. Porém, não é tão simples assim se tornar um contador especializado nessa atividade. É necessário ter um amplo conhecimento da legislação e uma visão abrangente das ações executadas pelos clientes.
Contabilidade Ecológica
É provável que você nunca tenha ouvido falar desse segmento do setor contábil. Nessa área, o profissional deve colaborar para as organizações darem respostas corretas sobre os investimentos relativos ao meio ambiente.
Os contadores também devem ajudar as empresas a informarem as obrigações fiscais que envolvem as iniciativas de responsabilidade social. Para o fortalecimento da imagem de uma organização, é indispensável o gerenciamento das finanças, dos pagamentos de tributos e do patrimônio.
Esse fator faz com que os profissionais de contabilidade sejam cada vez mais requisitados. Afinal, a transparência tem grande impacto na visão do público-alvo sobre uma instituição e ajuda a melhorar a relação com os fornecedores.
Veja como se capacitar profissionalmente
Com a contabilidade 4.0 em evidência, é necessário que os futuros profissionais busquem um curso superior bem avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) para entrar no mercado de trabalho. Antes de escolher a faculdade, o indicado é obter informações sobre diversos itens, como:
- grade curricular da graduação;
- experiência acadêmica dos professores;
- infraestrutura da instituição;
- funcionamento do estágio supervisionado;
- requisitos necessários para obter o diploma.
Para ter mais condições de conquistar uma vaga depois de terminar a faculdade, o ideal é que o estudante faça estágios em escritórios de serviços contábeis ou nas empresas que têm um departamento destinado para os profissionais desse setor.
Durante o estágio de contabilidade, o aluno deve ter como foco colocar em prática o que aprendeu em sala de aula e absorver os conhecimentos repassados pelos colegas de trabalho. Mostrar capacidade de iniciativa, bom relacionamento e foco em resultados são características que as empresas valorizam bastante.
Com uma postura correta e apresentando um bom desempenho, o estagiário aumenta a probabilidade de ser contratado e evitar um problema que atinge muitos recém-formados: o desemprego.
Não há dúvida de que os profissionais mais adaptados à contabilidade 4.0 têm mais condições de se destacar e de superar os concorrentes. Isso porque os clientes desejam serviços mais personalizados e eficientes.
Se você está interessado na carreira de contador, a dica é ficar bem informado sobre o curso superior de Contabilidade da FARO. Você merece estar bem preparado para conquistar o emprego dos seus sonhos!