A contabilidade digital é uma das áreas que chamam mais a atenção dos que exercem a carreira de contador. Muitos profissionais perceberam que a tecnologia pode agregar um alto valor aos serviços.
Quem não acompanhar o avanço tecnológico ficará obsoleto e não terá condições de suprir às demandas dos clientes. Neste post, vamos mostrar como funciona o curso superior de ciências contábeis e explicar como o avanço tecnológico influencia o setor de contabilidade. Confira!
Conheça o curso de Ciências Contábeis
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC) estabelecem que o curso de ciências contábeis precisa abranger aspectos relacionados à conjuntura econômica e financeira do país e do mundo, para que os estudantes tenham maior conhecimento sobre as regras internacionais de contabilidade.
Por isso, o conteúdo da graduação engloba os segmentos de formação básica, profissionalizante e teórico-prática. No primeiro, os alunos aprendem noções de várias disciplinas, como:
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administração;
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direito;
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economia;
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estatística;
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matemática;
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métodos quantitativos.
Na fase profissionalizante, os alunos participam de estudos voltados para as teorias da contabilidade, o que inclui o conhecimento relativo a diversos itens, por exemplo:
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arbitragens;
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auditoria;
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controladoria.
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finanças;
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gestão contábil de instituições do governo e de Organizações Não Governamentais (ONGs);
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patrimônio;
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perícias.
A última etapa da formação em contabilidade envolve o segmento teórico-prático. Os estudantes participam de algumas iniciativas para chegarem mais preparados ao mercado de trabalho, como:
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atividades complementares;
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estágio curricular supervisionado;
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estudos independentes;
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matérias optativas;
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prática em laboratório de informática com o uso de sistemas atualizados com foco no aprendizado em contabilidade.
O universitário pode concluir a graduação em ciências contábeis em 4 anos. Dependendo da instituição de ensino, não é obrigatório entregar o trabalho final de conclusão de curso.
Perfil
Com o advento da contabilidade digital, é importante que você fique atento ao perfil mais indicado para ser um contador. As empresas buscam funcionários com algumas características, como:
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capacidade de trabalhar sob pressão;
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conhecimento avançado da legislação da área contábil;
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comunicação clara e objetiva;
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discrição;
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disposição para obter novos conhecimentos;
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facilidade de se adaptar às novas tecnologias;
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fluência em línguas estrangeiras;
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foco em resultados;
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habilidade para trabalhar em equipe;
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organização;
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visão de negócio.
Para estar apto a enfrentar os desafios na carreira de contador, é necessário concluir o curso superior em instituição de ensino reconhecida pelo MEC e estar inscrito no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Se o profissional está interessado em atuar nos segmentos de Auditoria Independente ou Perícia Contábil, precisa passar no Exame de Qualificação Técnica. Assim, pode fazer o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC), ambos ligados ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
À medida que adquire conhecimento, experiência e maturidade para se relacionar com os clientes, o contador pode exercer outras atividades, como a de auditor geral e de perito contábil.
Competências pessoais
Para ter bons resultados na área de contabilidade, é interessante que o profissional seja:
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atento às demandas;
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dinâmico para estar sempre atualizado;
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ético e educado;
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flexível para enfrentar novos desafios com maturidade;
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zeloso com as informações dos clientes.
É importante sempre exercer a autocrítica, pois não basta apenas ter competências técnicas para alcançar um bom desempenho profissional. Ao verificar o que pode ser aperfeiçoado como ser humano, um contador se mostra mais aberto a mudanças, o que é imprescindível para conquistar a confiança dos gestores e dos colegas de trabalho.
Veja as mudanças que ocorreram no mercado de trabalho da contabilidade
As modificações no setor contábil são bastante frequentes, pois envolvem a legislação e os aspectos tecnológicos. Isso faz com que os profissionais necessitem estar bem informados para prestar um serviço de alta qualidade para o público-alvo. Qualquer erro pode gerar um grande desconforto para o cliente, o que pode prejudicar a reputação de um contador.
Uma das grandes novidades da área nos últimos anos é a contabilidade digital, que abrange o uso de softwares para atender às demandas do mercado. Hoje, os profissionais devem conhecer o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), responsável por entregar automaticamente diversas obrigações fiscais.
O avanço tecnológico também fez com que os livros contábeis e fiscais deixem de ser feitos de forma manual, passando a serem transmitidos online. Atualmente, esses livros são formatados pela importação de arquivos com informações coletadas em programas adotados para processar dados contábeis, fiscais e trabalhistas.
Os contadores ainda precisam ficar atentos com o sistema e-Social, cuja finalidade é integrar as obrigações relacionadas com a folha de pagamento dos funcionários. Se essa atividade não for devidamente executada, as empresas correm um sério risco de ter prejuízos financeiros e de imagem. Isso mostra que o profissional de contabilidade deve ter um grande cuidado para assumir esse compromisso e apresentar um bom desempenho.
Especialização
Um bom curso superior é um passo importante para se tornar um contador de sucesso, mas buscar se especializar em um dos segmentos da profissão é uma alternativa para obter ótimos resultados e expandir a carteira de clientes, o que é crucial para criar uma boa reputação no mercado.
Hoje, um contador pode, por exemplo, participar da investigação e descoberta de fraudes financeiras nas empresas. Algumas organizações multinacionais e brasileiras estão contratando esse profissional para constatar e inibir casos de corrupção.
Um exemplo disso ocorreu com companhia alemã Siemens, em 2006. Nos Estados Unidos, foi revelado um esquema em que essa corporação pagou US$ 1,4 bilhão para ganhar licitações de obras públicas em vários países.
Em 2016, as investigações da Operação Lava Jato concluíram que a construtora Odebrecht também utilizava suborno para ser contratada para executar obras governamentais no Brasil. Essas duas situações favoreceram a criação de procedimentos para evitar fraudes e pagamentos de propina pelas empresas.
Além disso, reforçou a necessidade de os profissionais de ciências contábeis estarem mais atentos à legislação e aos procedimentos de análise dos bens e da movimentação financeira das companhias. Esse ambiente contribuiu para o surgimento do profissional de compliance, que adota conhecimentos dos setores de administração e contabilidade para os clientes respeitarem as leis e as normas dos segmentos de atuação.
Assim, uma companhia está mais preparada para evitar o envolvimento com atividades ilícitas e agir de acordo com os parâmetros considerados ideais pelo público-alvo. A área de compliance é uma tendência de contabilidade que já está bastante consolidada no mundo corporativo, pois a transparência dos negócios e a responsabilidade são fatores cada vez mais valorizados pela sociedade.
Um escândalo envolvendo uma companhia pode causar danos irreversíveis à imagem. Essa é uma das razões que tornam esse novo segmento de atuação uma excelente opção para os contadores se especializarem e aumentarem a empregabilidade.
Contudo, vale destacar que não é simples alcançar o cargo de compliance. Antes disso, o profissional deve estudar bastante, adquirir experiência profissional e mostrar que tem uma visão sistêmica do negócio. Ao contar com essas características, o contador se mostra apto a contribuir para uma organização, respeitar as leis e adotar normas que seguem as boas práticas do mercado.
Entenda o que é a contabilidade digital
Muitos podem imaginar que esse novo segmento da contabilidade se refere a um escritório virtual. Porém, essa é uma visão equivocada da contabilidade digital. Ela pode ser compreendida como um modelo de trabalho em que a internet é fundamental para a execução de serviços contábeis.
O objetivo é fazer com que os contadores usem ferramentas online para serem mais produtivos e eficientes. É válido destacar que o uso da tecnologia não está sendo feito para substituir o trabalho desses profissionais, embora automatize algumas ações. A intenção é fazer com que eles possam ter um olhar mais direcionado para as necessidades das empresas, passando a ter um papel mais estratégico.
Em vez de analisar o balanço financeiro e o patrimonial de maneira mecânica, o contador digital passa a atuar como um consultor na era digital. Ou seja, indica como os recursos financeiros podem ser usados não apenas para pagar tributos, mas também para serem aplicados em instituições financeiras ou usados em investimentos para tornar o negócio mais lucrativo.
Com a evolução tecnológica, os profissionais de contabilidade podem fazer muitas ações de forma online. Para você compreendê-las melhor, vamos apresentar as mais importantes. Acompanhe!
Obrigações acessórias
O papel continua presente na rotina de trabalho de algumas empresas, mas, aos poucos, está desaparecendo. Hoje, é cada vez mais comum que as corporações usem os computadores e os dispositivos móveis para emitir diversas obrigações acessórias de forma eletrônica, como:
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declarações;
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guias;
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notas fiscais.
É inegável que essa tendência agiliza o trabalho dos contadores e faz com que haja menos burocracia, o que é bastante positivo para os empreendedores.
Integração contábil
Para oferecer serviços rápidos e de boa qualidade, um contador deve evitar, ao máximo, coletar os dados contábeis dos clientes verificando os arquivos físicos. Hoje, essa atividade pode ser resolvida pelo envio de e-mails.
Melhor do que isso é o profissional integrar o sistema de gestão dos serviços oferecidos com o do cliente para a importação das informações. Com essa iniciativa, fica bem mais fácil consultar a situação do patrimônio e das finanças de cada empresa de maneira específica e adequada.
Análise das finanças
Uma forma de verificar a situação financeira de uma companhia é ter dados sobre as transações em tempo real, não é mesmo? Isso é perfeitamente viável por meio de softwares que propiciam o monitoramento das receitas e das despesas. Assim, o contador pode verificar como os recursos estão sendo utilizados, o que possibilita escolher as melhores decisões para evitar o endividamento e investir.
Atendimento ao cliente
É indispensável se colocar no lugar do cliente para oferecer um atendimento diferenciado. Pensando nisso, vale a pena usar a tecnologia para agilizar a comunicação e economizar. Dependendo da circunstância, um contador pode enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou conversar pelo Skype.
Muitas vezes essa medida pode ser mais prática do que mandar uma mensagem por e-mail ou dar um telefonema. Estar à disposição do público-alvo de forma online é uma postura cada vez mais adotada pelos profissionais de diversas áreas.
Organização na rotina de trabalho
É bem complicado acompanhar várias demandas ao mesmo tempo, você não acha? Se um contador optar por trabalhar somente com processos em papel, perderá muito tempo para se organizar e concluir as atividades no prazo previsto.
Na conjuntura atual, uma iniciativa interessante para o profissional de contabilidade é armazenar os arquivos digitais na nuvem. A medida contribui para não apenas ter um controle mais prático sobre os serviços, mas também para terminá-los de maneira rápida e eficiente.
Isso acontece porque esse recurso permite acessar os documentos em qualquer dispositivo com acesso à internet. Sem dúvida, a tecnologia pode fazer com que um contador atenda a um número maior de empresas e execute as ações com mais índice de acerto.
Entenda por que vale a pena aderir às ferramentas digitais
É normal que um profissional mais experiente tenha receio de mergulhar de cabeça na contabilidade digital, pois se acostumou a trabalhar com calculadora, caneta e papel. Por outro lado, quem está entrando no mercado de trabalho tem uma vantagem importante: tem consciência de que trabalhar com sistemas inteligentes é uma forma de se diferenciar dos concorrentes.
Com o avanço tecnológico, a tendência é que os softwares e dispositivos móveis estejam cada vez mais presentes na vida dos profissionais. Pensando nisso, listamos algumas vantagens proporcionadas pelas ferramentas aos contadores, por exemplo:
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aumentar a produtividade (executar as tarefas com mais velocidade);
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elevar a eficiência (gerar um trabalho com mais qualidade gastando menos);
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aperfeiçoar o atendimento (ampliar as opções de contato com o público-alvo);
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estar mais disponível para tirar dúvidas sem prejudicar o andamento dos serviços;
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ter mais condições de ampliar a carteira de clientes;
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gerenciar melhor o tempo para trabalhar com mais tranquilidade;
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oferecer maior gama de serviços, passando a atuar de maneira estratégica, como um consultor de negócios;
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apresentar um diferencial competitivo ao concluir as demandas com rapidez, eficiência e alta qualidade.
A contabilidade digital não se trata apenas de um luxo para os que atuam como contadores. Ela, inegavelmente, é um elemento indispensável para acompanhar as principais tendências do mercado e suprir as expectativas dos clientes.
Checklist: 8 dicas para se destacar na contabilidade digital
A internet hoje permite que um empresário ou cidadão comum tenha uma grande facilidade para imprimir guias de pagamento dos impostos. Isso é uma prova de que a tecnologia simplificou algumas tarefas que eram feitas pelos contadores.
De que maneira é possível se adaptar a esse novo cenário? Para se envolver de forma plena com a contabilidade digital, você pode adotar 8 procedimentos que apresentaremos a seguir. Acompanhe!
1. Avalie o mercado
Independentemente do nível de experiência na carreira, um profissional deve estar atento às principais tendências do setor. Se você antecipar as demandas dos clientes, vai gerar uma vantagem competitiva e estar em uma posição de destaque. Ficar à frente da concorrência não é uma tarefa fácil, mas com estudo, planejamento e visão de negócio isso pode ser perfeitamente viável.
Estudar o mercado também é importante para optar pelo segmento da contabilidade que pode proporcionar melhores resultados no futuro. Não adianta seguir uma área apenas porque tem um grande público-alvo, pois isso será inútil se não apresentar um serviço para competir em condições de igualdade com outros profissionais. O ideal é trabalhar naquilo que sabe fazer de melhor para se manter ativo e fidelizar os clientes.
2. Estude as tecnologias
Quais as melhores ferramentas para ser mais produtivo e eficiente? Com certeza, é uma pergunta que atrai a curiosidade de muitos contadores. Por isso, indicaremos softwares que podem ajudar a tornar a rotina profissional mais simples. Confira:
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Evernote (utilizado para organizar os documentos por tópicos);
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Google Agenda (recomendado para gerenciar diversos compromissos, evitando o atraso);
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Skype (ideal para se comunicar com clientes em qualquer dispositivo com acesso à internet);
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SurveyMonkey (adotado na elaboração de pesquisas de satisfação com os clientes);
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Trello (ajuda na montagem de equipes que acompanham o andamento das tarefas).
Dependendo do escritório de contabilidade, é possível também usar chatbots (robôs que fazem atendimento online nos sites, tirando dúvidas do público-alvo e contribuindo para melhorar a qualidade do atendimento).
3. Priorize o engajamento
Não adianta um contador ter as melhores ferramentas do mercado, caso a equipe não esteja envolvida nas ações realizadas. Para evitar que isso aconteça, é necessário investir em uma boa comunicação interna e em treinamentos.
À medida que os colaboradores entendem que é necessário mudar para manter o nível dos serviços em um patamar elevado, mais fácil será a adaptação a novos procedimentos de trabalho, o que ajuda a obter bons resultados rapidamente. Na contabilidade digital, o fator humano continua sendo preponderante para conquistar o respeito e a confiança do público-alvo.
4. Saiba convencer o cliente
O famoso marketing pessoal não pode ficar de fora da carreira de nenhum profissional, não é mesmo? É preciso ter paciência, informações consolidadas e um discurso persuasivo para mostrar aos clientes que os seus serviços são os ideais para eles no momento.
Sem dúvida, não é simples executar essa atividade. Por outro lado, isso deve ser feito para o contador se destacar no mercado. Procure mostrar os diferenciais do seu trabalho e as vantagens proporcionadas com clareza. Assim, as suas chances de ampliar a carteira de fregueses aumentam bastante.
5. Aposte na divulgação
Você não precisa investir na mídia tradicional para ser reconhecido. Hoje, o marketing digital é um grande aliado para você avançar na carreira. Ao criar um blog com conteúdo de alta qualidade, um profissional pode ser localizado pelo público-alvo de maneira prática e fácil pela internet.
Também vale a pena investir nas redes sociais. Por exemplo, um vídeo no YouTube sobre como usar o e-Social é uma ótima alternativa para chamar a atenção dos clientes em potencial. Esse conteúdo pode ser difundido em outros canais, como o Facebook e o Twitter. Se você não investir em comunicação, corre um sério risco de perder espaço para a concorrência.
6. Faça especializações
Em qualquer profissão, é necessário ter em mente que o aprendizado deve fazer parte da rotina. Ou seja, aproveite ao máximo as oportunidades para fazer cursos de pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado.
Estar atualizado é uma forma de saber o que pode ser feito para apresentar um serviço de alto nível. Por isso, também é interessante participar de congressos e seminários que destacam as principais notícias da contabilidade. Ao adotar essa iniciativa, você estará mais preparado para enfrentar novos desafios e atentar às necessidades dos clientes.
7. Tenha foco em resultados
Você está bem informado sobre as tendências da contabilidade digital. Logicamente, isso é um ponto positivo. Porém, é necessário traçar metas para você estar mais motivado a crescer na carreira. É válido pensar em um índice de empresas que devem considerar os seus serviços de alta qualidade.
Essa postura pode contribuir para identificar os pontos fortes e o que pode ser aperfeiçoado, caso o público-alvo tenha à disposição um questionário para avaliar os trabalhos realizados pelo contador. Se você não trabalhar com metas, corre o sério risco de ficar acomodado e sem foco para evoluir e surpreender a clientela.
8. Exerça o autoconhecimento
A tecnologia está dominando diversas atividades profissionais, mas isso não significa que ela é capaz de resolver todos os problemas. Por exemplo, você tem um grande conhecimento sobre o setor contábil e as ferramentas ideais para executar os serviços, mas apresenta um grave defeito: dificuldade de explicar os serviços para o público-alvo.
Como resolver esse problema? O primeiro passo é praticar o autoconhecimento e reconhecer essa limitação. Em seguida, vale a pena fazer um curso de oratória ou procurar o apoio de um coach. O importante é ter humildade para reconhecer as falhas e determinação para combatê-las e superá-las o mais rápido possível.
Esforço e planejamento são aspectos primordiais para utilizar a contabilidade digital a seu favor. Não basta conhecer a legislação e os sistemas mais importantes para suprir as demandas — também é positivo buscar formas de ter um relacionamento melhor com os clientes. Em outras palavras, você deve aliar conhecimento técnico, domínio da tecnologia e competências pessoais para ser um profissional diferenciado.
Na Faculdade de Rondônia (FARO), o curso de Ciências Contábeis proporciona aos estudantes uma formação qualificada e atenta às principais tendências do mundo corporativo. Se você gostou deste post, faça o compartilhamento nas redes sociais agora mesmo. Afinal, bom conteúdo merece estar disponível para todos!