Ao analisar um curso superior, normalmente o estudante busca características que possam representar um diferencial e alavancar sua carreira. Assim, a dupla diplomação se revela uma opção interessante, embora ainda gere dúvidas em algumas pessoas.
Na verdade, a principal dificuldade está ligada à compreensão da grade curricular e do funcionamento da graduação. Isso porque realizar dois cursos em apenas 5 anos parece uma tarefa impossível, principalmente em razão da carga horária.
Sendo assim, neste conteúdo, vamos abordar as características dessa modalidade. Ao final, você entenderá que não só é possível obter os dois diplomas, como a prática pode ser a opção mais indicada e um ponto relevante no seu currículo. Prossiga!
O que é e como funciona a dupla diplomação?
Trata-se da oportunidade de estudar duas áreas do conhecimento, Administração e Ciências Contábeis, no período de 5 anos. Não ocorre, portanto, a criação de uma terceira matéria, mesclando os assuntos de graduações diferentes. Ao final, o estudante receberá, de fato, dois diplomas.
Isso é possível porque algumas áreas compartilham temas em comum, normalmente o conteúdo mais teórico e os itens que servem de base para o aprendizado da parte específica. Logo, é possível organizar o quadro de horários, de modo que o aluno não tenha de repetir nenhum assunto.
A consequência é que, em um período de 5 anos, sem grandes acréscimos de carga horária, o estudante completa os dois cursos. Tudo passa pela capacidade da faculdade de organizar o conteúdo e a grade curricular, criando essa condição para os estudantes.
Quais são as vantagens de realizar uma dupla graduação?
Agora que você já sabe que é possível realizar dois cursos, vale a pena considerar as vantagens desse modelo. Os principais benefícios são os seguintes:
Ter diferencial competitivo
Os profissionais com duas graduações naturalmente terão uma vantagem sobre aqueles com o mesmo nível de experiência e passado similar, mas somente com um diploma, como ocorre quando jovens saem da faculdade e ingressam no mercado de trabalho.
Aumentar as oportunidades
Outra questão importante é receber ofertas de trabalho de dois segmentos do mercado, o que só amplia as chances de obter uma boa colocação.
Dominar áreas complementares
Só é possível estudar dois cursos simultaneamente sem dobrar a carga horária quando existe certa compatibilidade de temas. Assim, no dia a dia, o profissional utilizará os conhecimentos das duas áreas, ainda que siga uma carreira relacionada apenas a uma delas.
Potencializar o empreendedorismo
Caso o profissional escolha montar o próprio negócio, não haverá quaisquer divisões nas matérias que aplica em seu cotidiano. O responsável pelo negócio não está limitado às tarefas de uma função específica.
Facilitar a formação contínua
A segunda graduação é reconhecida por especialistas como uma das medidas mais eficazes para alavancar a carreira, tornando-se uma demanda frequente entre os profissionais de nível superior. Com efeito, o melhor é já sair da faculdade nesse patamar e ter mais tempo para investir no futuro.
Otimizar os recursos disponíveis
A dupla diplomação também é uma forma de otimizar os recursos de tempo, dinheiro e esforço. Afinal, caso se fizesse um curso para só então iniciar o outro, diversos gastos seriam repetidos, como despesas de deslocamento, alimentação, matérias não reaproveitadas etc.
Como essa prática funciona na FARO?
A FARO oferece a opção de o estudante se graduar em Administração e Ciências Contábeis em um período de 5 anos. Para isso, a grade dos cursos foi otimizada, de modo que o aluno possa concluí-los sem prejuízos em relação à qualidade do conteúdo.
Nos primeiros 3 anos, as disciplinas básicas são alinhadas, até porque, nesse momento, elas têm muitos pontos em comum. Quando o aluno conclui a primeira faculdade, é possível solicitar o reaproveitamento de matérias na segunda, lógica seguida pelo modelo de dupla graduação.
O período restante contempla os pontos em que há diferenças entre as áreas do conhecimento. No quarto ano, conclui-se o primeiro curso com o estudo de disciplinas técnicas e de tópicos mais aprofundados. No quinto, após o aproveitamento do primeiro curso, o acadêmico aprende as disciplinas específicas do segundo, tornando-se bacharel em Administração e em Ciências Contábeis ao mesmo tempo.
Quais são os diferenciais da FARO?
Além de contar com a oportunidade de realizar duas graduações, é importante que os estudantes conheçam as características da instituição de ensino. Ora, de que adianta realizar dois cursos se ambos não atenderem às expectativas, não é mesmo?
Por isso, a FARO traz diferenciais e cria condições para que os alunos aproveitem os cursos ao máximo e se tornem profissionais de alta performance. Veja os principais pontos:
Avaliação do MEC
Os cursos da FARO têm sua qualidade reconhecida pelo Ministério da Educação, que avalia o desempenho dos alunos, o corpo docente e a infraestrutura da instituição. Para se ter uma ideia, a nota do Curso de Ciências Contábeis é 4, o que coloca a formação entre as melhores do país.
Infraestrutura
Um dos focos da FARO é oferecer a melhor infraestrutura para os seus alunos, desde aspectos relacionadas ao aprendizado (laboratórios, salas de estudo, auditórios etc.) até questões de conforto e acessibilidade (rampas, lanchonete, amplo espaço físico etc.).
Núcleos de prática
A faculdade entende a importância de aliar teoria e prática, porque prepara os profissionais para as exigências do mercado. Assim, a infraestrutura conta com núcleos de prática em Administração e Ciências Contábeis, além de outros meios, como parceria com a Receita Federal e a Empresa Júnior.
Corpo docente
A FARO investe constantemente na qualificação dos seus professores, contando com especialistas, mestres e doutores em seus quadros, o que se reflete nas avaliações do MEC. Além disso, muitos são profissionais com ampla experiência no mercado, criando a oportunidade de networking e de transmissão das práticas mais atuais.
Experiência em dupla graduação
A FARO é pioneira em ofertar a dupla diplomação. Essa experiência é fundamental, porque a modalidade exige a capacidade de organização das disciplinas pela instituição, a fim de não deixar o estudante sobrecarregado.
Igualmente, é importante que a faculdade saiba combinar as atividades práticas e teóricas, de modo que o estudante realmente possa desempenhar as funções de ambas as carreiras. Afinal, a ideia é acumular os conhecimentos.
Sendo assim, a FARO é a melhor opção para realizar a dupla diplomação e obter uma formação de qualidade. Só assim, você colherá todos os frutos e poderá alavancar sua carreira.
Então, entre em contato conosco e veja como ingressar em dois cursos simultaneamente!