É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Veja este post

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo faz parte da rotina de diversas pessoas. Isso acontece pelos mais variados motivos, desde a necessidade de ter uma profissão para arcar com os custos da faculdade até a busca por novas competências quando já se está inserido no mercado de trabalho, para tentar crescer na carreira.

Porém, independente do motivo para adotar essa rotina, conciliar o trabalho com os estudos pode ser um pouco complicado e muitos encontram dificuldades para fazer isso sem abrir mão do lazer ou prejudicar os seus resultados.

Mas calma! Para ajudar, preparamos este post explicando como você pode conciliar todas essas tarefas e ter uma boa produtividade. Acompanhe!

Invista na organização

Organização é a chave para quem precisa trabalhar e estudar. Tenha um local para guardar o seu material, monte um cronograma de estudos e controle todas as atividades que devem ser feitas.

Existem diversos pontos que devem ser observados para facilitar essa rotina. Por exemplo, um espaço de estudos adequado ajuda a manter a concentração e aumenta a sua produtividade, fazendo com que o seu rendimento seja melhor.

Para facilitar o cumprimento de tantas tarefas, você pode dividir as mais complicadas em etapas. Objetivos menores são mais fáceis de serem cumpridos, o que vai fazer com que você avance rapidamente no seu planejamento. Isso aumenta a sua motivação e facilita a hora de organizar as suas atividades.

Quer ver como isso funciona? Os trabalhos da faculdade exigem tempo para a sua conclusão e, por isso, dificilmente são finalizados no mesmo dia em que tiveram início. Então, na hora de incluí-lo no seu planejamento, separe por etapas ou capítulos, conforme o tempo disponível.

Otimize o seu tempo

Se o trabalho faz parte da sua rotina, é necessário otimizar o seu tempo para aproveitá-lo da melhor forma. Com tantas tarefas, a organização da rotina se torna fundamental para conseguir identificar os períodos que podem ser utilizados para estudar.

Uma ótima dica para as épocas em que a rotina estiver mais apertada é aproveitar pequenos momentos para estudar ou revisar a matéria. Por exemplo, se você usa ônibus ou metrô para ir ao trabalho e para a faculdade, que tal aproveitar o tempo de trajeto para ler um pouco? O tempo de espera para consultas médicas ou nas filas de banco também pode ser usado dessa forma.

Então, mantenha sempre algum material de estudo ao seu alcance — com a tecnologia, é possível ter livros inteiros no celular, no tablet ou leitores digitais. Assim, sempre que surgir uma oportunidade, você pode aproveitar para colocar as suas atividades em dia.

Estabeleça prioridades

Outra dica fundamental para quem precisa trabalhar e estudar é estabelecer prioridades. Mesmo organizando a sua rotina e seguindo um cronograma de estudos, podem surgir situações inesperadas no emprego ou na faculdade que vão interferir no seu planejamento.

Nessas horas, saber quais são as suas prioridades é importante para que você consiga definir o que deve ser feito primeiro e em qual tarefa manter o foco. Dependendo do seu desempenho em determinada matéria, talvez deixá-la um pouco de lado para cumprir obrigações do trabalho pode ser mais importante para a sua carreira.

Por outro lado, talvez negociar um prazo profissional pode ser essencial para que você consiga estudar para aquela prova difícil e recuperar a sua nota na disciplina. O importante é conseguir escolher as prioridades sempre que for necessário para conciliar todas as suas atividades.

Mantenha-se motivado

Quando você decide trabalhar e estudar ao mesmo tempo, pode ser que você passe por alguns momentos de dificuldades e desanime. Porém, para dar conta de tudo isso e ter sucesso na faculdade é importante manter-se motivado. Pense nos motivos que levaram você a optar por adotar essa rotina, foque nos seus objetivos e nos benefícios que o diploma trará para a sua vida.

Se apenas isso não funcionar, tente o apelo emocional: muitas pessoas gostariam de ter a oportunidade de trabalhar e/ou estudar, mas não têm condições de fazer isso. Outro ponto importante é que o trabalho oferece experiências únicas e diversas vantagens que podem ser um diferencial na sua carreira após receber o diploma. Ao final do curso, com certeza você perceberá que todos os esforços para superar esses desafios valeram a pena.

Valorize o auxílio financeiro

Essa dica, na verdade, é um complemento da anterior. Quando a conciliação do trabalho com os estudos parecer um desafio muito grande, valorize o auxílio financeiro que o emprego proporciona. O salário pode ter diferentes objetivos, como pagar as mensalidades, ajudar com os custos de alimentação, ser destinado ao lazer ou, até mesmo, garantir que você participe da festa de formatura.

Guardar um dinheiro durante o curso também pode ajudar a iniciar aquele negócio que você sempre planejou, investir em um intercâmbio ou já começar uma especialização para manter os estudos após a formatura. Enfim, em qualquer situação, a ajuda financeira será bem-vinda e vai ajudar você a realizar os seus objetivos, por isso, mantenha o foco e não desanime!

Tenha períodos para descanso e lazer

É certo que trabalhar e estudar exige muito foco e esforço, mas não é por isso que o seu tempo deve ser totalmente dedicado a essas tarefas. Você também deve ter períodos de descanso e lazer para relaxar a mente e reduzir o estresse. Dormir bem, ter uma alimentação saudável e investir na sua vida social traz diversos benefícios para a sua saúde, que também vão influenciar no seu rendimento.

Então, por mais tarefas que você precise cumprir no dia a dia, lembre-se de ter momentos de descanso e diversão. O cansaço e o estresse são prejudiciais tanto para o trabalho quanto para os estudos. Assim, uma rotina equilibrada é a chave para conseguir conciliar o trabalho e os estudos e ter bons resultados nas duas áreas.

Viu só? Pode até parecer difícil à primeira vista, mas seguindo as nossas dicas você vai perceber que é possível trabalhar e estudar, conciliando todas as tarefas para ter sucesso profissional e na faculdade.

Então, gostou deste post? Tem alguma dica ou experiência para compartilhar sobre o assunto? Conte para gente nos comentários!

 

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Cadastre-se e receba por e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter