O Enem é a porta de entrada para diversas universidades, substituindo o vestibular, além de ser usado para o acesso aos programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil.
Por isso os estudantes já estão se planejando para a prova, afinal, um bom desempenho é fundamental para garantir a tão sonhada vaga no ensino superior.
Quer saber como se preparar da melhor forma?
Neste post, separamos as principais dicas para quem deseja ter sucesso no Enem. Continue a leitura e saiba quais são!
Estude com antecedência
O Enem é uma prova bastante extensa: você precisará resolver 180 questões e fazer uma redação. Ou seja, é preciso estudar um grande volume de conteúdo — basicamente, toda a matéria do ensino médio. Começar a se preparar com o máximo de antecedência é fundamental para revisar toda a matéria.
Também não podemos esquecer que essa prova tem concorrência, pois são diversos estudantes buscando uma vaga na universidade. Por isso, não basta ter um bom desempenho, é preciso se destacar para passar na frente e garantir o seu lugar na faculdade.
Organize uma rotina de estudos
Organizar uma rotina é uma das melhores formas de potencializar os estudos para conseguir um bom resultado na prova. Separe algumas horas do dia para se dedicar ao Enem e monte um cronograma, separando as matérias que devem ser estudadas e atividades, como resolução de questões e desenvolvimento da redação.
Uma dica importante é dar atenção às matérias em que você tem mais dificuldade, ajustando o cronograma sempre que for necessário para ter tempo de revisar os conteúdos mais complexos.
Fazendo isso, além criar o hábito de estudar, você conseguirá controlar os seus resultados e o cumprimento de metas de estudos. Aqui, é importante considerar as outras atividades do seu dia, como escola e trabalho, além de períodos para comer e descansar.
É fundamental respeitar os seus limites e evitar excessos. Eles podem gerar estresse e atrapalhar a sua concentração. Como consequência, os estudos não vão render e, apesar de dedicar horas por semana à preparação, você terá dificuldades para absorver o conteúdo estudado.
Conheça sua forma de aprender
Você sabia que cada pessoa tem mais facilidade para aprender de determinada forma? Alguns estudantes conseguem absorver todo o conteúdo apenas com leitura, enquanto outros precisam fazer resumos ou assistir a aulas para potencializar o aprendizado. Entender qual é o método mais adequado é importante para melhorar o seu desempenho e otimizar o seu tempo.
Outro cuidado é entender qual é o melhor horário para os estudos. Algumas pessoas têm mais facilidade em manter a concentração e apresentar um bom rendimento pela manhã, enquanto outras conseguem melhores resultados no período da tarde ou à noite. Sempre que possível, foque nesses períodos para estudar e facilitar a sua rotina.
Leia sobre atualidades
Acompanhar as atualidades é fundamental para quem deseja ter um bom desempenho no Enem. As questões costumam abordar assuntos atuais, relacionando-os com outros dados, por isso, assista aos noticiários, leia jornais e revistas, acompanhe portais de notícias e fique por dentro do que acontece no Brasil e no mundo.
Para a redação isso é ainda mais importante, pois ela avalia a capacidade de argumentação do estudante. Esse conhecimento auxiliará na hora de desenvolver bons argumentos e mostrar conhecimentos específicos na hora de expor as suas ideias.
Treine com simulados
A prática com simulados traz diversos benefícios durante a preparação para o Enem. Essa é uma ótima forma de medir o seu aprendizado e identificar as matérias em que há maior dificuldade, para que você aumente a carga de estudos.
Mesmo os erros ajudarão no seu aprendizado, pois você poderá pesquisar a resposta certa e reler aquele conteúdo. Em geral, isso ajuda na memorização e evita que você erre questões sobre o mesmo assunto no futuro.
Além disso, a resolução de questões no simulado permite que você aprenda a lidar melhor com o tempo. No primeiro dia do Enem, você terá 5 horas e 30 minutos horas para resolver 90 questões, fazer a redação e preencher o gabarito. No segundo dia, são mais 90 questões em 5 horas.
Uma boa gestão do tempo é fundamental para que você resolva todas as questões com tranquilidade e, ao final da prova, consiga passar as respostas para o gabarito com mais calma, evitando erros que podem prejudicar a sua pontuação.
Prepare-se para a redação
A redação vale 1000 e forma o resultado do Enem com as outras 4 competências — ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, e matemática. Para isso, somam-se todas as notas e divide-se por 5.
Por isso, um bom desempenho na redação pode ser o diferencial para aumentar a média na prova. Ela consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema indicado pela banca, que não é divulgado antes da prova.
O estudante precisa elaborar uma redação sobre o tema proposto, apresentando uma estrutura adequada e demonstrando uma boa capacidade de argumentação, além de prezar pelo domínio da língua escrita. Também é preciso respeitar o número mínimo e máximo de linhas.
Portanto, vale a pena investir um tempo treinando redação, escrevendo textos para se acostumar com a estrutura e identificar pontos que precisam ser melhorados, como a escrita.
Resolva provas anteriores
A resolução de provas anteriores também é uma ótima estratégia de estudos. Isso é importante para você se habituar ao estilo das questões, além de ajudar na revisão do conteúdo. Muitas vezes você vai encontrar questões semelhantes em diferentes edições do Enem, facilitando a sua resolução.
Conhecendo a prova e forma de construção das perguntas, você também terá mais facilidade para usar a lógica na hora de resolver uma questão mais complicada. Essa dica também vale para a redação: elabore textos cobrados nos exames anteriores para treinar a escrita e a adequação ao tema.
Pronto! Seguindo essas dicas na hora de estudar para o Enem, com certeza você conseguirá se preparar da melhor forma para ter um ótimo resultado e garantir sua vaga na faculdade.
Gostou do post? Se você quer acompanhar mais dicas para mandar bem nessa prova, baixe agora, gratuitamente, o nosso “Guia prático de organização para estudar para o Enem”!