Enem 2019: como começar a se preparar para ter mais chances de sucesso?

enem 2019

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O Enem 2019 acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro e é a porta de entrada para diversas universidades, substituindo o vestibular, além de ser usado para o acesso a programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil.

Por isso os estudantes já estão se planejando para a prova, afinal, um bom desempenho é fundamental para garantir a tão sonhada vaga no ensino superior. Quer saber como se preparar da melhor forma?

Neste post, separamos as principais dicas para quem deseja ter sucesso no Enem. Continue a leitura e saiba quais são!

Estude com antecedência

O Enem é uma prova bastante extensa: você precisará resolver 180 questões e fazer uma redação. Ou seja, é preciso estudar um grande volume de conteúdo — basicamente, toda a matéria do ensino médio. Começar a se preparar com o máximo de antecedência é fundamental para revisar toda a matéria.

Também não podemos esquecer que essa prova tem concorrência, pois são diversos estudantes buscando a vaga na universidade. Por isso, não basta ter um bom desempenho, é preciso se destacar para passar na frente e garantir o seu lugar na faculdade.

Organize uma rotina de estudos

Organizar uma rotina é uma das melhores formas de potencializar os estudos para conseguir um bom resultado na prova. Separe algumas horas do dia para se dedicar ao Enem 2019 e monte um cronograma, separando as matérias que devem ser estudadas e atividades, como resolução de questões e desenvolvimento da redação.

Uma dica importante é dar atenção às matérias em que você tem mais dificuldade, ajustando o cronograma sempre que for necessário para ter tempo de revisar os conteúdos mais complexos.

Fazendo isso, além criar o hábito de estudar, você conseguirá controlar os seus resultados e o cumprimento de metas de estudos. Aqui, é importante considerar as outras atividades do seu dia, como escola e trabalho, além de períodos para comer e descansar.

É fundamental respeitar os seus limites e evitar excessos. Eles podem gerar estresse e atrapalhar a sua concentração. Como consequência, os estudos não vão render e, apesar de dedicar horas por semana à preparação, você terá dificuldades para absorver o conteúdo estudado.

Conheça sua forma de aprender

Você sabia que cada pessoa tem mais facilidade para aprender de determinada forma? Alguns estudantes conseguem absorver todo o conteúdo apenas com leitura, enquanto outros precisam fazer resumos ou assistir a aulas para potencializar o aprendizado. Entender qual é o método mais adequado é importante para melhorar o seu desempenho e otimizar o seu tempo.

Outro cuidado é entender qual é o melhor horário para os estudos. Algumas pessoas têm mais facilidade em manter a concentração e apresentar um bom rendimento pela manhã, enquanto outras conseguem melhores resultados no período da tarde ou à noite. Sempre que possível, foque nesses períodos para estudar e facilitar a sua rotina.

Leia sobre atualidades

Acompanhar as atualidades é fundamental para quem deseja ter um bom desempenho no Enem 2019. As questões costumam abordar assuntos atuais, relacionando-os com outros dados, por isso, assista aos noticiários, leia jornais e revistas, acompanhe portais de notícias e fique por dentro do que acontece no Brasil e no mundo.

Para a redação isso é ainda mais importante, pois ela avalia a capacidade de argumentação do estudante. Esse conhecimento auxiliará na hora de desenvolver bons argumentos e mostrar conhecimentos específicos na hora de expor as suas ideias.

Treine com simulados

A prática com simulados traz diversos benefícios durante a preparação do Enem 2019. Essa é uma ótima forma de medir o seu aprendizado e identificar as matérias em que há maior dificuldade, para que você aumente a carga de estudos.

Mesmo os erros ajudarão no seu aprendizado, pois você poderá pesquisar a resposta certa e reler aquele conteúdo. Em geral, isso ajuda na memorização e evita que você erre questões sobre o mesmo assunto no futuro.

Além disso, a resolução de questões no simulado permite que você aprenda a lidar melhor com o tempo. No primeiro dia do Enem, você terá 5 horas e 30 minutos horas para resolver 90 questões, fazer a redação e preencher o gabarito. No segundo dia, são mais 90 questões em 5 horas.

Uma boa gestão do tempo é fundamental para que você resolva todas as questões com tranquilidade e, ao final da prova, consiga passar as respostas para o gabarito com mais calma, evitando erros que podem prejudicar a sua pontuação.

Prepare-se para a redação

A redação vale 1000 e forma o resultado do Enem com as outras 4 competências — ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, e matemática. Para isso, somam-se todas as notas e divide-se por 5.

Por isso, um bom desempenho na redação pode ser o diferencial para aumentar a média na prova. Ela consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema indicado pela banca, que não é divulgado antes da prova.

O estudante precisa elaborar uma redação sobre o tema proposto, apresentando uma estrutura adequada e demonstrando uma boa capacidade de argumentação, além de prezar pelo domínio da língua escrita. Também é preciso respeitar o número mínimo e máximo de linhas.

Portanto, vale a pena investir um tempo treinando redação, escrevendo textos para se acostumar com a estrutura e identificar pontos que precisam ser melhorados, como a escrita.

Resolva provas anteriores

A resolução de provas anteriores também é uma ótima estratégia de estudos. Isso é importante para você se habituar ao estilo das questões, além de ajudar na revisão do conteúdo. Muitas vezes você vai encontrar questões semelhantes em diferentes edições do Enem, facilitando a sua resolução.

Conhecendo a prova e forma de construção das perguntas, você também terá mais facilidade para usar a lógica na hora de resolver uma questão mais complicada. Essa dica também vale para a redação: elabore textos cobrados nos exames anteriores para treinar a escrita e a adequação ao tema.

Pronto! Seguindo essas dicas na hora de estudar para o Enem 2019, com certeza você conseguirá se preparar da melhor forma para ter um ótimo resultado e garantir sua vaga na faculdade.

Gostou do post? Se você quer acompanhar mais dicas para mandar bem nessa prova, baixe agora, gratuitamente, o nosso “Guia prático de organização para estudar para o Enem”!

 

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Cadastre-se e receba por e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter