Entenda a importância dos softwares e programas para engenharia civil

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O avanço tecnológico é um fator que impacta as empresas de forma mais intensa. Diversos processos são eliminados ou têm etapas reduzidas em razão da adoção de ferramentas que tornam os serviços mais ágeis. Hoje há diversos programas para engenharia civil que ajudam os profissionais na execução de tarefas.

À medida que os sistemas e máquinas apresentam condições de desempenhar uma série de atividades, menor é o índice de erro as organizações. Uma companhia deve estar atenta para adotar os melhores softwares e equipamentos de TI do mercado. Do contrário, abrirá espaço para ser engolida pela concorrência.

Neste post, destacaremos o impacto da tecnologia na engenharia civil, o uso da plataforma BIM, a necessidade de escolher uma instituição de ensino superior de alto nível e o uso de alguns softwares adotados pelos engenheiros no dia a dia. Confira!

Entenda a influência do avanço tecnológico

Entregar obras com qualidade, custos menores e em um prazo reduzido é um sonho de muitos empreendedores do segmento da engenharia civil. Mas como isso pode ser viável? Uma boa resposta é por meio do emprego de novas tecnologias que permitem o lançamento de equipamentos e softwares.

Esses recursos propiciam otimizar o uso de materiais, controlar melhor o orçamento de uma obra e finalizar etapas da construção de maneira mais rápida. Hoje é possível utilizar uma máquina, substituir vários trabalhadores braçais e encerrar uma atividade em menos tempo.

Os programas para engenharia civil também devem ter foco na sustentabilidade. Isso significa que é relevante o uso racional e adequado dos recursos naturais.

Também é necessário que os projetos priorizem a questão ambiental, permitindo que os locais construídos tenham menor consumo de energia elétrica. Os novos sistemas e equipamentos fizeram com que a engenharia civil valorizasse a eficiência energética.

A leitura de publicações para obter conhecimento e aumentar as chances de resolução das demandas do cotidiano é importante. Contudo, é preciso adquirir experiência profissional para compreender como funcionam os dispositivos eletrônicos voltados para o aumento da segurança de uma obra, por exemplo.

Conheça a plataforma BIM

Um dos programas para engenharia civil mais adotados é a plataforma Building Information Modeling (BIM), cujo significado em português é Modelagem da Informação da Construção. Ela envolve um novo conceito para projetos voltados a construções, pois oferece algo muito além do desenho em 2D, que expõe a representação planificada de como ficará uma obra.

No caso da BIM, ela trabalha com modelos 3D que se caracterizam pela facilidade de entendimento e por serem muito fiéis ao produto final. Essa plataforma faz com que os projetos sejam analisados como se fossem maquetes, criando um ambiente mais favorável para identificar as particularidades de cada construção.

Dos programas para engenharia civil, a ferramenta BIM se diferencia pela criação de plantas de construção bem detalhadas, onde estão informações relacionadas a itens, como espessura, insumos e metragem. A plataforma integra dados que ajudam a ter uma visão global da obra, permitindo acessar informações sobre vários elementos, como:

  • estrutura;

  • fundação;

  • instalações elétricas;

  • instalações hidrossanitárias;

  • orçamento;

  • planejamento;

  • serviços preliminares.

Ao verificar a planta de um banheiro pelo software BIM, é possível visualizar todos os componentes utilizados. O sistema fornece dados, por exemplo, sobre o custo de uma pia e a quantidade de unidades desse item disponível no estoque.

Vantagens

Sendo um dos programas para engenharia civil mais utilizados no mercado, a plataforma BIM proporciona uma série de benefícios, como:

  • acesso fácil da equipe às informações do projeto;

  • ambiente mais favorável para o trabalho colaborativo, já que permite a edição de dados pelos que fazem parte da obra;

  • análise mais detalhada das ações, facilitando a tomada de decisão e evitando erros;

  • mais rapidez na construção, pois o projeto criado é uma referência bastante exata de como ficará a construção;

  • redução de custos devido à facilidade de estabelecer os itens necessários para concluir a obra.

Com certeza, o uso da plataforma BIM é um diferencial impactante para o trabalho dos engenheiros civis. Afinal, cria condições para o trabalho ser executado com mais qualidade, rapidez e menos custos.

Procure escolher um bom curso superior

Ficar bem informado sobre os programas para engenharia civil é indispensável para compreender as tendências do mercado. Tão importante quanto isso é escolher uma boa instituição de ensino superior para se qualificar.

O curso de engenharia civil da Faculdade de Rondônia (FARO) é o mais conceituado do estado. Além disso, lançou a primeira empresa júnior da Região Norte e apresenta uma estrutura de alto nível, contando com equipamentos e softwares de ponta.

Com professores bastante qualificados, a graduação de Engenharia Civil pode ser concluída em 10 semestres e acompanha as principais novidades do setor, dando aos alunos condições de serem inseridos no mercado de trabalho rapidamente.

Veja outros softwares usados pelos engenheiros

Há diversos programas para engenharia civil disponíveis no mercado. Para ajudá-lo a conhecer os mais utilizados, apresentaremos alguns que são muito adotados pelos profissionais da área, por exemplo:

  • AutoCAD (é um dos mais usados no mundo no formato CAD, sendo muito empregado nos trabalhos de criação de ambientes);

  • Sketchup (também adotado pelo setor de criação, tem como destaque muitos modelos na biblioteca, que servem de referência para os engenheiros);

  • Primavera (é considerado um dos melhores sistemas de gestão de obras, porque apresenta uma interface completa, o que ajuda na organização de projetos);

  • MS Project (é muito indicado para a gestão de projetos. Os profissionais fazem bastante uso durante a etapa de planejamento).

Não há dúvidas de que a tecnologia é um fator primordial para a execução de bons serviços em diversas profissões. Por isso, é fundamental ter um bom conhecimento dos programas para engenharia civil. Dessa maneira, o profissional estará mais capacitado para suprir as demandas de acordo com as expectativas.

Se você quer ficar bem informado sobre as novas tendências do mercado, vale a pena ler, agora mesmo, este post sobre como se preparar para o futuro da engenharia. Afinal, o conhecimento sempre será um grande aliado para a sua evolução profissional!

 

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Cadastre-se e receba por e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter