Não é fácil escolher uma profissão e, consequentemente, uma faculdade. Há diversas opções que podem levar um estudante ao sucesso profissional no futuro. Além disso, a falta de conhecimento faz com que surjam dúvidas sobre as atividades de algumas carreiras, como administração e marketing.
Para optar pela melhor alternativa, o ideal é pesquisar bastante sobre as profissões que lhe despertam o interesse. Também é recomendado conversar com estudantes e profissionais de cada segmento. A medida possibilita compreender o panorama de cada área e descobrir a carreira mais adequada ao seu perfil.
Neste post, vamos abordar diversos aspectos relacionados com os setores de administração e marketing, como conteúdo dos cursos, diferenças e semelhanças. Confira!
Entenda como funciona o curso de Administração
Antes de entrar no mercado de trabalho, os administradores fazem uma graduação que dura de 4 a 5 anos. O foco é capacitá-los para gerenciar uma empresa ou unidades de uma corporação. Por isso, as disciplinas priorizam 4 temas:
1. Recursos Humanos
Inegavelmente, a gestão de pessoas é um diferencial importante em qualquer companhia. É fundamental não somente apresentar uma boa estrutura de trabalho, mas também encontrar alternativas para qualificar e motivar os empregados.
Um bom administrador pode estabelecer os perfis e as competências dos funcionários para cada função. E possui condições de montar um plano de carreira que seja benéfico para a empresa e os colaboradores.
2. Finanças
Nenhuma corporação sobrevive sem um gerenciamento adequado das receitas e das despesas. É necessário ter conhecimento teórico e bom senso para montar um orçamento, que possibilite quitar as despesas e fazer investimentos com foco no crescimento do negócio.
Entender como funciona a cobrança de impostos e o fluxo de caixa é um requisito importante para os profissionais da área. Isso aumenta as chances de uma empresa estar com as contas em dia, o que evita o endividamento com fornecedores e funcionários.
3. Produção
Qual a capacidade máxima de produção? Como está a demanda? Ao responder a essas duas perguntas, um administrador faz com que uma organização esteja mais preparada para enfrentar as oscilações do mercado.
Também é essencial ter noções sobre o gerenciamento de estoque, pois evita o desperdício de mercadorias e a compra desnecessária de produtos. Outro aspecto abordado é a capacidade de negociação com os fornecedores, o que pode contribuir para a redução de despesas.
4. Marketing
Na graduação, os futuros administradores recebem instruções relativas ao relacionamento com os consumidores. Por isso, são abordados diversos tópicos, como:
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divulgação dos serviços;
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lançamento de novos produtos;
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estratégias de venda;
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formas de fortalecer a marca;
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organização dos pontos de venda.
Saiba como é o curso de marketing
É preciso fazer uma graduação que dura 4 anos. O curso aborda diversos segmentos do marketing, como:
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corporativo;
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direto;
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industrial;
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serviços;
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varejo.
Há também uma ênfase em analisar os custos e os preços das mercadorias. Com a intenção de capacitar os futuros profissionais para analisar o mercado e o comportamento dos consumidores, a graduação apresenta diversas disciplinas, por exemplo:
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Economia;
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Estatística;
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Psicologia;
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Sociologia.
Durante o curso, os alunos recebem informações sobre como deve ser elaborada uma pesquisa de mercado — recurso bastante utilizado para avaliar as tendências de consumo e as preferências do público-alvo em uma determinada região.
Para os estudantes estarem mais preparados para entrar no mundo corporativo, as graduações pedem a normalmente apresentação de cases, em que os alunos elaboram uma estratégia de marketing para divulgar um produto ou serviço.
Veja algumas semelhanças entre administração e marketing
Para ter uma carreira de sucesso, é preciso ter muita dedicação e vontade de evoluir constantemente. Nas áreas de administração e marketing, é crucial que os profissionais tenham as seguintes características:
Planejamento
Ao gerenciar uma empresa ou um departamento, o administrador deve ter uma visão do que fará em curto, médio e longo prazo. Além disso, é responsável por participar da elaboração do planejamento estratégico, que define as diretrizes que uma companhia terá nos próximos anos.
No caso do profissional de marketing, é indicado contar com um bom planejamento ao promover uma campanha. Conhecer o público-alvo, os recursos necessários (humanos, técnicos e financeiros) é um diferencial importante para as ações alcançarem bons resultados.
Habilidade de negociação
Cortar custos e aumentar a eficiência são aspectos cada vez mais valorizados nas empresas. Administradores e profissionais de marketing sabem que cumprir essa meta é um passo valioso para o crescimento de uma organização.
Por isso, é muito valorizada a capacidade de negociar com os fornecedores bons valores e condições de prazo para pagamento. Afinal, uma empresa deve gerenciar as despesas com eficiência. Do contrário, terá dificuldades de se manter no mercado.
Capacidade de promover o engajamento
Construir uma boa relação com os diversos segmentos do público e apresentar uma comunicação clara, direta e objetiva são requisitos essenciais para os profissionais de administração e marketing. Afinal, não há como promover ações sem envolver as pessoas em sua volta.
Pense como uma equipe pode ficar animada com um gestor que não respeita os colaboradores. Imagine ter bons resultados com uma campanha interna quando os funcionários não sabem os benefícios que terão com essa iniciativa.
O bom relacionamento e uma comunicação eficaz constroem o engajamento, o que melhora a imagem da corporação junto aos funcionários e consumidores.
Em relação aos cursos, as semelhanças mais marcantes são:
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noções sobre pesquisas de mercado e comportamento do consumidor;
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estudo de disciplinas de humanas;
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abordagem sobre empreendedorismo;
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noções de orçamento e de gestão de pessoas.
Fique atento às diferenças
Embora tenham algumas semelhanças, os profissionais de marketing e os administradores têm atribuições bastante diferentes. Os primeiros são conhecidos por executar diversas atividades, como:
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endomarketing (ações de comunicação voltadas para o engajamento do público interno, como campanhas com foco na sustentabilidade);
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desenvolver produtos (verificar as demandas dos clientes e transformá-las em produtos ou serviços atraentes e de boa qualidade);
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gerenciar produtos (criar e efetivar as estratégias para a venda de um produto, como o merchandising — inserção publicitária durante a exibição de um programa em um meio de comunicação);
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atuar em diversos segmentos (digital, eleitoral, ambiental, esportivo etc.);
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elaborar um plano de marketing (documento que define as estratégias de divulgação de um produto ou serviço e as formas de acompanhar os resultados obtidos).
No caso dos administradores, as atribuições que mais os diferenciam dos profissionais de marketing são:
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monitorar os resultados do planejamento estratégico contemplando todas as unidades da instituição;
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atuar de forma ampla no mapeamento dos processos da organização;
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cuidar do estoque e acompanhar a entrega das mercadorias ao consumidor final;
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gerenciar o orçamento e o fluxo de caixa da empresa;
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auxiliar na definição das responsabilidades de cada setor;
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participar ativamente da elaboração do plano de cargos e salários.
Com certeza, as informações apresentadas serão úteis para auxiliá-lo a compreender melhor os segmentos de administração e marketing.
Se você deseja compartilhar o seu conhecimento ou dividir com a gente dúvidas sobre essas duas áreas, deixe o seu comentário. Estamos dispostos a ajudá-lo a escolher um curso superior e a contribuir para o seu futuro profissional da melhor forma possível!