Já pensou em se tornar um profissional especialista? Conheça as vantagens

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

 

Ter uma carreira de sucesso é o sonho de todos que pretendem entrar no mercado de trabalho. Mas será que é necessário exercer um cargo de chefia para ser reconhecido como alguém importante para uma empresa? Felizmente, a resposta é não. Uma prova disso é a valorização do profissional especialista.

Ele está sendo cada vez mais requisitado pelas organizações porque apresenta um elevado grau de conhecimento em uma área e se destaca pela habilidade de se relacionar com as pessoas de maneira tranquila e transparente.

Neste post, vamos destacar diversas características desse profissional e as vantagens proporcionadas para os que optam por esse modelo de carreira. Confira!

Entenda o que é o profissional especialista

Ele se evidencia por sair do caminho tradicional imposto pelo mercado de trabalho, em que podia ser um gestor ou ficar estagnado até pedir a aposentadoria ou ser demitido. O especialista está mais aberto a novas possibilidades, apresentando um foco na busca pelo conhecimento técnico para atingir resultados mais expressivos.

Outro fator relevante é que esse profissional está vinculado à carreira em Y. Dessa forma, ele pode escolher dois caminhos: procurar um cargo de gestor ou seguir a meta de ser um especialista técnico.

Os que aderem à segunda opção pensam na possibilidade de serem promovidos de outra maneira. Em outras palavras, podem progredir passando por várias funções nesta ordem:

  • analista;

  • consultor;

  • especialista;

  • mestre;

  • doutor;

  • conselheiro.

O profissional especialista tem a chance de não ficar restrito apenas à carreira de gestor. Ele pode construir o próprio rumo por meio da especialização em conhecimentos técnicos relacionados à área em que atua. Assim, ele pode ser reconhecido pela capacidade de apresentar soluções e pelos trabalhos desenvolvidos para a empresa.

A carreira em Y é uma forma de os profissionais técnicos conseguirem um salário maior. Além disso, proporciona fugir da acomodação, fator que prejudica bastante a produtividade e afeta negativamente o rendimento das corporações.

Características

O profissional especialista se destaca por conter uma série de características marcantes. Uma delas é o foco na inovação; ele apresenta um grande empenho em criar produtos e serviços que chamem a atenção do público-alvo.

Outro aspecto que diferencia esse funcionário é a capacidade de resolver problemas complexos por meio de soluções criativas que possibilitam engajar a equipe e melhorar o ambiente organizacional.

A obtenção de conhecimento é um fator primordial para o especialista ser reconhecido pelos colegas de trabalho como uma referência. Para atingir esse patamar, é necessário ser dedicado e buscar o aprendizado constantemente.

O espírito de liderança e o foco em resultados são mais aspectos que esse profissional adota para bater as metas e ser reconhecido pelos gestores e os outros funcionários da companhia.

Conheça os benefícios de ser um especialista

Você já percebeu que não é simples ser alguém renomado no mundo corporativo, não é mesmo? Porém, o esforço e a superação dos próprios limites podem ajudá-lo a vencer uma série de barreiras. Por isso, vamos apresentar algumas vantagens de ser um profissional especialista. Acompanhe!

Remuneração melhor

À medida que você consegue chegar a um patamar de excelência na carreira, as possibilidades de receber um salário superior à média do mercado crescem bastante. Isso somente se concretiza porque você mostrou um conhecimento bastante elevado no segmento em que atua.

É fundamental ser capaz de oferecer a uma companhia excelentes resultados de forma rápida e consistente. Dominar um segmento profissional com maestria é um privilégio para poucos em virtude de uma conjuntura em que as mudanças ocorrem com extrema velocidade.

Referência no mercado

O seu esforço merece ser recompensado não apenas no aspecto financeiro, mas também no círculo corporativo. Em outras palavras, é importante que o seu trabalho o transforme em uma referência no mercado e sirva de inspiração para outros.

Você pode, por exemplo, ser um profissional de Comunicação que tenha facilidade na redação de textos e de conteúdos para as mídias sociais. Mas se a demanda tiver relação com o gerenciamento de redes sociais, a melhor alternativa é contar com alguém que seja especialista nessa área.

O motivo é que o profissional habilitado em um nicho específico terá mais chances de compreender a demanda, resolver eventuais pendências e apresentar soluções inovadoras.

Destaque em processos seletivos

O mercado exige que os profissionais tenham uma grande capacidade de fazer diversas tarefas ao mesmo tempo. Apesar disso, é essencial que os colaboradores sejam qualificados para serem especialistas em um determinado segmento.

Imagine que uma empresa opte por promover uma seleção para contratar um engenheiro civil. Nesse caso, suponhamos que aparecem diversos candidatos formados nessa área. Contudo, aquele com pós-graduação e com experiência bem significativa na construção de estradas é o escolhido.

Essa situação é passível de ocorrer, pois a organização viu que o candidato tinha os conhecimentos ideais para exercer o cargo. Sem dúvida, ser um profissional especialista é um diferencial competitivo que não pode ser desprezado.

Mais chances de participar de ações estratégicas

Embora não tenha como foco crescer na hierarquia de uma empresa, o especialista pode ter uma posição de destaque. Essa ação pode ser obtida por meio da participação em grandes projetos que têm impacto direto nos resultados da companhia.

Outro indicador que mostra como esse profissional é diferenciado é a inserção dele em atividades que tenham como foco a inovação. Em vez de fazer tarefas consideradas mecânicas, o colaborador será responsável por pensar em alternativas para melhorar a produtividade e reduzir os custos, por exemplo. Esse acúmulo de experiências faz com que ele tenha condições de assumir um papel estratégico e de despertar o interesse dos concorrentes.

Influência significativa nos resultados

Se o profissional especialista passa a fazer parte do núcleo estratégico de uma empresa, ele está diretamente ligado aos resultados obtidos. Um contador, com profundos conhecimentos em legislação tributária, pode contribuir para que uma organização esteja regularizada junto ao Fisco e possa pagar menos impostos.

Ou seja, esse colaborador pode encontrar opções dentro da lei que permitam reduzir os gastos com o pagamento de tributos. Com mais recurso em caixa, uma empresa tem mais condições para investir em novos produtos e serviços, além de recompensar os colaboradores que batem as metas. A Faculdade de Rondônia (FARO) conta com o curso de Ciências Contábeis, responsável por formar alunos bem preparados.

Os benefícios de ser um profissional especialista mostram para você que a busca de conhecimento sólido em uma área é uma alternativa bastante válida para atingir o sucesso na carreira.

Se você está à procura de emprego ou interessado em avaliar o mercado de trabalho, vale a pena ler, agora mesmo, este post sobre as 6 profissões em alta na Região Norte.

 

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Cadastre-se e receba por e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter