Já pensou sobre qual é o seu perfil profissional? Saiba mais aqui!

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Escolher uma carreira nem sempre é uma missão das mais fáceis, não é mesmo? Afinal, é preciso ter muito cuidado e estar bem informado para tomar a decisão correta. Também é importante ter consciência do seu perfil profissional, pois isso te dará mais condições de analisar os seus pontos fortes e fracos.

O autoconhecimento é uma peça-chave para você desenvolver o seu potencial e reconhecer até onde pode chegar. Muitos profissionais se perdem no meio do caminho, porque querem dar um passo maior do que a perna. Conhecer os próprios limites e ver o momento certo de seguir em frente são diferenciais que devem ser levados em consideração.

Neste post, destacaremos os estilos profissionais e as características dos que buscam ser generalistas ou especialistas em um segmento. Além disso, abordaremos ferramentas usadas para descobrir qual é o seu perfil de trabalho. Confira!

Entenda o que é perfil profissional e as suas modalidades

O perfil profissional é um indicador das habilidades pessoais e técnicas de um trabalhador. Em outras palavras, abrange a experiência adquirida e as qualificações obtidas para aperfeiçoar os serviços.

As empresas buscam trabalhadores de características diferentes para haver um equilíbrio no ambiente corporativo, considerando o potencial da equipe para exercer as mais diversas atribuições. Pensando nisso, mostraremos as modalidades de perfis mais analisadas pelo setor de recursos humanos. Acompanhe:

Comunicadores

Destacam-se pela capacidade de se adaptarem a qualquer ambiente. Eles não gostam de monotonia e enfrentam desafios constantemente. Necessitam do contato interpessoal para mostrar a facilidade de comunicação e de articulação com os demais membros da equipe.

Desejam ter autonomia para exercer as suas funções e ficam desmotivados quando não têm o reconhecimento profissional que merecem. Estão sempre animados para novas tarefas e apresentam a sociabilidade e o espírito de liderança como fatores marcantes no estilo profissional.

Planejadores

Ao contrário dos comunicadores, gostam de um ambiente mais estável de trabalho e apreciam a rotina. Procuram ser bem conservadores e apresentam muita dificuldade para o improviso. Mesmo assim, eles mantêm a calma em momentos mais complicados, o que é considerado muito positivo pelas empresas.

Os planejadores são muito tranquilos, em geral, e se caracterizam por serem confiáveis e de fácil convivência. Gostam de executar as tarefas seguindo um cronograma, o que é bom para organizar os serviços. Porém, isso pode ser prejudicial se houver uma grande urgência por resultados.

Além de serem observadores, detalhistas e diplomáticos, esses profissionais evitam os conflitos corporativos. Isso ajuda a manter um equilíbrio dentro do grupo, prevenindo momentos de grande tensão.

Executores

Esse perfil profissional tem como aspectos marcantes o otimismo, o dinamismo e a proatividade. Por isso, esses trabalhadores gostam de liderança e mostram bastante determinação e perseverança para bater as metas.

Essa postura faz com que eles sejam muito importantes para o grupo alcançar uma grande produtividade. São diretos e objetivos para concluir uma tarefa o mais rápido possível. Os executores são muito procurados pelas empresas, porque gostam de desafios e priorizam fazer os serviços com qualidade acima da média.

Apreciam bastante a liberdade para executar novos projetos. Gostam de inovação e são bastante competitivos. Se você tem essas características, provavelmente tem um estilo de trabalho do profissional executor.

Analíticos

São bastante racionais e pensam nos pontos positivos e negativos antes de tomar uma atitude. Também se caracterizam por serem muito detalhistas e por terem capacidade de identificar as chances de promover melhorias os processos.

Outro ponto positivo é a facilidade de improvisar em momentos de grande urgência, o que se deve ao talento para vencer desafios e ao conhecimento adquirido sobre a organização. Os analíticos são muito valorizados porque avaliam todas as variáveis possíveis em um processo decisório.

Esse fator gera uma grande segurança para a equipe, pois os profissionais têm mais confiança de que estão no caminho certo. Por serem rígidos, tímidos e muito preocupados, necessitam de uma liderança que os estimule a cumprir os prazos para concluir os projetos.

Caso já tenha identificado qual é o seu perfil profissional com base nas informações que destacamos, você já deu um passo importante para visualizar o que pode ser feito para alcançar o sucesso.

Veja como os profissionais podem atuar

Independentemente do perfil, um trabalhador pode se caracterizar por ser especialista ou generalista. Como assim? Fique tranquilo, vamos explicar isso direitinho para você. Leia com atenção!

Os especialistas são os que têm como foco ter uma habilidade muito marcante em uma área. Por exemplo: um advogado tem um conhecimento acima da média em direito internacional. Nesse caso, ele se torna uma referência no mercado de trabalho quando são abordados assuntos nessa área. Para isso, é necessário um estudo aprofundado sobre um determinado segmento e experiência profissional.

Os generalistas se destacam por ter um conhecimento em várias áreas de uma carreira. Um advogado pode atuar em processos judiciais em diversos ramos, como cível, trabalhista e comercial. É um profissional que joga em várias posições e está sempre disposto a colaborar, o que é considerado positivo pelas empresas.

Saiba como descobrir o seu perfil profissional

Você é comunicador, planejador, executor ou analítico? Não é simples responder isso de cara. Mas há testes que contribuem para você identificar as suas características e verificar qual é o seu estilo de trabalho. O teste Disc analisa a postura das pessoas considerando 4 elementos:

  • dominância (maneira como enfrenta as dificuldades e os desafios);
  • influência (relacionamento interpessoal e capacidade de influenciar as pessoas);
  • estabilidade (forma como convive com as mudanças);
  • complacência (comportamento diante das regras estabelecidas).

Alternativa

Outro procedimento para verificar o comportamento dos indivíduos é o teste eneagrama. Ele procura verificar traços da personalidade com base em 9 características:

  • perfeccionista (tem foco na perfeição);
  • prestativo (disposto sempre a colaborar com os colegas de trabalho);
  • competitivo (tem como principal meta ser bem-sucedido);
  • individualista (prioriza o autoconhecimento, mas é muito retraído);
  • observador (procura entender as circunstâncias e as pessoas);
  • questionador (gosta de compreender o que está ao redor e é cético);
  • sonhador (quer ser feliz e está aberto a novas ideias);
  • confrontador (procura sempre confrontar os demais, o que o leva a ser um líder);
  • pacifista (adota o diálogo para resolver e evitar conflitos).

Ao compreender o seu perfil profissional, você estará mais preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e escolher uma profissão que está mais voltada para as suas habilidades e características.

Você está pensando em fazer uma faculdade? Então leia este post sobre como uma graduação pode aumentar a sua renda!

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Cadastre-se e receba por e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter