Plano de desenvolvimento institucional: a FARO leva você além

plano de desenvolvimento institucional

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você sabe o que é para que serve um Plano de Desenvolvimento Institucional? É um documento que todas as faculdades precisam ter para apresentar seus princípios, diretrizes e objetivos. E por que você precisa saber disso? Porque são essas bases que fundamentam toda a atuação pedagógica, o que é refletido na sua formação acadêmica.

Para entender com mais clareza o que é o Plano de Desenvolvimento Institucional, acompanhe este post. Ao final da leitura, você também entenderá que a FARO é a sua melhor escolha de faculdade, justamente por ser orientada por princípios e valores sólidos. Vamos começar?

Por que conhecer as diretrizes de uma faculdade?

Os princípios de uma instituição de ensino superior são norteadores de todas as ações planejadas pela coordenação, pelo corpo docente e pelos colaboradores em geral, que contribuem direta ou indiretamente para a formação do aluno. Por essa razão, compreender as diretrizes de uma faculdade é importante para conhecer a identidade da IES, tendo por base sua missão, visão e valores.

Esses três fundamentos devem sempre direcionar o comportamento, as decisões e os objetivos dos gestores e demais educadores que atuam na elaboração e na implementação dos projetos pedagógicos. A missão, a visão e os valores da instituição são os preceitos que determinam o caminho a ser seguido e o propósito que se pretende alcançar.

O conceito de missão indica a razão de ser da instituição, ou seja, deve responder à seguinte questão: por que essa fundação existe? A missão de uma faculdade é como sua carteira de identidade, deve definir de forma clara e concisa o que ela busca promover para a sociedade.

A visão aponta em que patamar a instituição pretende chegar e como ela quer ser vista. Esse fundamento deve inspirar e orientar o trabalho de todos e ser atingível. Trata-se do ponto de partida para o planejamento estratégico da faculdade, no qual as ações futuras são determinadas, sempre focadas no objetivo final.

Os valores, por sua vez, são as bases que norteiam os comportamentos de todos que fazem parte da instituição. Um valor não é somente uma convicção. Além de acreditar naquilo que é pregado, é preciso agir de acordo. Por isso, eles devem ser respeitados e seguidos rigorosamente, para que a faculdade seja reconhecida devido a esse respaldo.

As diretrizes de uma IES impactam a vida acadêmica do estudante porque estão diretamente relacionadas ao comprometimento educacional da instituição. A missão, a visão e os valores da faculdade estão integrados a todos os projetos pedagógicos, e isso determina a atuação dos professores e coordenadores, de modo a contribuir de forma positiva para o desenvolvimento intelectual e social do aluno.

O que é Plano de Desenvolvimento Institucional?

O Plano de Desenvolvimento Institucional, ou PDI, é um documento que estabelece a política pedagógica da IES junto das estratégias que serão utilizadas para alcançar os objetivos. Contudo, o PDI não se restringe ao planejamento estratégico e à definição de ações futuras — ele também apresenta os princípios e valores da instituição.

Refere-se também ao principal instrumento de gestão dos centros de educação superior. Além de o documento balizar as ações educacionais que serão realizadas no prazo de 5 anos, ele é uma ferramenta utilizada como referência durante os processos que visam reconhecer os cursos ofertados na IES.

O PDI é exigido tanto para o reconhecimento dos cursos de graduação e pós-graduação quanto para o credenciamento e a revalidação institucional. Também é solicitado em auditorias feitas pelos órgãos de fiscalização e controle. Para além dessas exigências, o Plano de Desenvolvimento deve ser requerido pela própria instituição de ensino, com a finalidade de lançar um rumo a ser seguido.

Entre outros pontos, esse documento deve apresentar:

  • a missão da IES;

  • as metas e objetivos que se pretende atingir no período determinado;

  • o projeto pedagógico;

  • o cronograma dos cursos;

  • os detalhes da infraestrutura;

  • a declaração do orçamento previsto;

  • a organização da gestão e do corpo docente;

  • a política de atendimento aos alunos.

A determinação é que o PDI seja atualizado a cada 5 anos. Entretanto, devido às diversas alterações que ocorrem durante esse período, alguns ajustes são feitos com frequência. Por exemplo, os cursos que foram previstos no estabelecimento do PDI podem precisar de alguma modificação para ficarem alinhados à avaliação e às exigências do mercado.

Outros pontos que são considerados na atualização do documento incluem as mudanças na infraestrutura e nos equipamentos utilizados, como laboratórios e ferramentas tecnológicas. Assim como possíveis alterações nas atividades de apoio aos docentes e discentes. Por fim, os conceitos de curso — notas do MEC e do ENADE — também precisam ser atualizadas conforme ocorrem os processos de avaliação.

Importante reiterar que o Plano de Desenvolvimento Institucional é criado pela parte acadêmica como um todo, e não apenas pelos gestores. É o que explica Ana Célia Galdino Leite, subdiretora acadêmica da Faculdade de Rondônia (FARO): “Ele é construído pela instituição, não só pela diretoria. Para que consigamos desenvolver esse trabalho são realizadas reuniões, não só com os gestores, mas também professores, funcionários e diretoria operacional. Afinal, temos as questões de infraestrutura que são atualizadas. Portanto, é um instrumento que aceita várias mãos”.

Por que a FARO pode levar você mais longe?

A FARO é a melhor escolha de faculdade para o estudante que quer ir além do básico. E essa educação diferenciada é notada desde o Plano de Desenvolvimento Institucional, que deixa claro os seguintes princípios:

  • missão: promover educação de qualidade, apoiada em inovações na área da ciência, da tecnologia e da cultura e favorecer a formação do aluno, conferindo a ele caráter empreendedor e responsabilidade social;

  • visão: tornar-se referência nacional em termos de ensino, pesquisa e extensão e ser reconhecida por sua educação superior de excelência;

  • valores: ética; respeito à diversidade; compromisso com a qualidade, com a democracia e com a paz; liberdade de expressão; autonomia; transparência.

O PDI da FARO expressa a identidade da instituição, bem como suas estratégias para cumprir seu papel na sociedade e contribuir para o desenvolvimento do país, sobretudo na região em que foi fundada.

“Procuramos fazer um PDI bem objetivo, direto, com uma linguagem que seja acessível para que a pessoa que consiga entender o que está lendo”, explica a subdiretora da instituição.

Por que estudar na FARO? Além da organização e dos projetos pedagógicos elaborados com foco no crescimento acadêmico do aluno, a faculdade se destaca pelo comprometimento com a qualidade da educação oferecida.

A gestão, a coordenação e o corpo docente têm real preocupação com o aprendizado do aluno. Toda a equipe se dedica em prol do conhecimento do estudante, para que os futuros profissionais recebam uma formação sólida e saiam da universidade totalmente preparados para desempenhar sua profissão.

A relação dos professores com os alunos é embasada pela questão humana. Os docentes e coordenadores se mantêm acessíveis e utilizam metodologias e ferramentas que facilitam o aprendizado e o desenvolvimento dos universitários.

Todo esse apoio, somado ao acompanhamento pedagógico e às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional, fazem com que o estudante da FARO se sinta acolhido e bem direcionado. A partir dessas bases sólidas, o aluno se prepara não somente para atuar com excelência no mercado de trabalho, como também para ser um cidadão íntegro, responsável e capaz de fazer diferença na sociedade.

Agora é a vez de fazer diferença na sua vida e concretizar o seu sonho de estudar em uma instituição de referência em qualidade de ensino. Entre em contato com a FARO e informe-se sobre tudo o que você precisa para iniciar o seu curso superior.

 

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Cadastre-se e receba por e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter