Posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Tire todas as suas dúvidas!

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Escolher um curso superior e a profissão que você vai exercer pode ser uma tarefa complicada. É comum que as pessoas se sintam inseguras para tomar uma decisão e escolher apenas uma área. Nessa hora, para resolver o dilema, muitos se perguntam se é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo.

Quer saber a resposta? Então, continue a leitura deste post que preparamos para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto!

É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

A resposta é: sim! Você pode fazer dois cursos superiores na mesma época, mas é preciso considerar alguns fatores para ver se essa escolha é viável. Por exemplo, dependendo da carga horária ou do turno das aulas, pode não ser possível seguir com o plano.

Você também deve verificar se vai ter tempo disponível para conciliar duas faculdades mantendo um bom rendimento e se a sua disponibilidade financeira é compatível com os custos, que incluem matrículas, mensalidades e gastos com materiais e deslocamentos.

Assim, com planejamento e dedicação e desde que os horários permitam, você pode otimizar a rotina para aproveitar todos os benefícios que a dupla formação tem a oferecer!

Por que é interessante cursar duas faculdades?

Agora que você já sabe que é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo, vamos falar sobre as principais vantagens que essa escolha proporciona. Confira a seguir:

Ampliação das possibilidades de atuação

É bem comum que profissões diferentes exijam uma atuação conjunta em algumas oportunidades, devido às limitações de cada área. Por exemplo, um advogado pode precisar de um contador para fazer os cálculos de ações judiciais.

Se você se identifica com mais de uma profissão e conseguir finalizar duas graduações, vai certamente ampliar a sua atuação. E isso será uma garantia de que poderá oferecer serviços diferenciados para os seus clientes e se destacar como profissional.

Valorização no mercado de trabalho

Com conhecimentos sólidos e tendo em mãos diplomas de dois cursos superiores, você será mais valorizado. E buscar por pontos de diferenciação, cada vez mais, é essencial para se destacar e conseguir uma boa posição na carreira.

Ter duas formações fará com que sua atuação seja mais global. Além disso, estando bem preparado, você conseguirá atuar em nichos diferentes com bastante autoridade, mesmo se as faculdades não forem semelhantes. Quer um exemplo?

Um engenheiro que também tenha formação em Direito conseguirá atuar de modo mais completo em uma construtora, já que terá os conhecimentos técnicos da área da construção e sobre a legislação aplicável, como leis ambientais e de zoneamento e normas de medicina e segurança do trabalho.

Existem diversas combinações entre os cursos superiores que permitem que o profissional se destaque, demonstrando habilidades fundamentais para determinados setores. Dessa forma, essa é uma ótima estratégia para trilhar um caminho de sucesso na carreira. 

Otimização do tempo

É muito comum ver profissionais buscando a segunda graduação após um tempo de formados, e isso pode acontecer por diversos motivos, como:

  • procura de novas oportunidades no mercado;
  • recolocação profissional;
  • identificação com outra área de atuação;
  • busca por um diferencial.

Ou seja, ter duas faculdades traz diversos benefícios, mas mesmo conseguindo concluir esses planos após terminar a primeira graduação, fazer ambos os cursos em um só período traz uma grande vantagem: a otimização do tempo.

Apesar de exigir mais dedicação do estudante, essa opção garante mais qualificações profissionais no mesmo período, ou seja, ao final de 4 ou 5 anos, você já contará com dois diplomas para entrar no mercado de trabalho preparado e com muitos diferenciais.

Mais segurança sobre a carreira

Finalmente, fazer duas faculdades ao mesmo tempo proporciona mais segurança em relação às suas escolhas profissionais. As dúvidas sobre a profissão ideal são muito comuns, por isso, vários estudantes tentam vagas em diferentes cursos.

Vivenciando o dia a dia da faculdade, você consegue entender melhor as características da carreira e as oportunidades que ela proporciona. Fazendo a matrícula nos dois cursos, você consegue analisar melhor cada um para decidir qual é a melhor opção para o seu futuro e, se possível, uni-las para garantir a melhor atuação profissional.

Como fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Agora que você já sabe por que fazer dois cursos superiores é uma boa alternativa, deve estar se perguntando sobre o que é preciso para se organizar e dar conta de dois cursos de ensino superior.

É fundamental manter um bom rendimento nos estudos, para ter uma formação de qualidade. Porém, além das aulas, é preciso fazer provas, trabalhos, leituras, atividades extracurriculares e estágios.

Pode parecer complicado, mas é possível otimizar a rotina para ter um bom desempenho. Confira as dicas que separamos para ajudar.

Organize as suas tarefas

O primeiro passo é sistematizar as atividades para criar uma rotina adequada. Certamente, você vai ter que lidar com mais tarefas e, sem um bom planejamento, pode acabar se desgastando.

Planeje a sua semana considerando todas as aulas e o tempo necessário para estudar e fazer os trabalhos, mas deixe também momentos reservados para lazer e descanso.

Lembre-se de que o corpo e a mente também precisam relaxar para que você consiga aproveitar os cursos da melhor forma: isso é essencial para evitar estresse e se manter saudável.

Verifique as matérias que podem ser aproveitadas

Existem conhecimentos que podem ser reaproveitados em diferentes cursos superiores. Ou seja, você conclui uma disciplina uma vez e consegue validá-la para o currículo da outra faculdade. Assim, você reduz o peso da carga horária.

Além disso, mesmo quando não é possível fazer esse aproveitamento, existem algumas matérias que são relacionadas, facilitando a compreensão do assunto. Nesses casos, você pode desenvolver um plano de estudos específico para otimizar o seu tempo.

Por isso, é importante fazer um levantamento da grade curricular e verificar quais são as possibilidades no seu caso. Esse planejamento pode ser o diferencial para conseguir eliminar algumas disciplinas ou facilitar a organização dos seus estudos.

Opte pela dupla diplomação

Uma ótima alternativa para quem quer concluir duas faculdades ao mesmo tempo é optar por cursos com dupla diplomação. Eles são ofertados abordando conteúdos voltados às duas formações nos primeiros anos.

Depois, são ensinadas as disciplinas técnicas de ambas as áreas, separadamente, para que o estudante adquira também os conhecimentos específicos exigidos para cada formação. Assim, você pode se formar mais rápido em duas faculdades e com um aproveitamento melhor, além de garantir custos reduzidos.

Pronto! Agora que você já sabe que é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo e como se preparar para isso da melhor forma, vai ser mais fácil planejar o seu futuro e a sua vida profissional.

Gostou deste artigo? Está pensando em cursar duas faculdades e ainda tem alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Cadastre-se e receba por e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter