O mercado de administração se caracteriza por oferecer muitas oportunidades de trabalho. Uma das razões é que, no mundo corporativo, o administrador é responsável por planejar ações e gerenciar atividades relacionadas com finanças, recursos humanos e materiais. Esse profissional também deve estipular e avaliar as metas fixadas por uma instituição com foco no crescimento.
Além disso, precisa analisar se os recursos tecnológicos estão adequados às demandas do público-alvo e verificar se as equipes de trabalho estão devidamente estruturadas. Outra tarefa é negociar com os fornecedores, o que exige bastante paciência e habilidade. Afinal, isso tem um impacto direto nos preços oferecidos aos consumidores, influenciando a competitividade da empresa.
Neste post, mostraremos diversos fatores relacionados à função de administrador. A intenção é ajudá-lo a conhecer melhor essa carreira e tomar a melhor decisão sobre o seu futuro profissional. Confira!
Conheça as principais áreas de atuação
Depois de concluir o curso superior, há vários segmentos para o graduado começar com o pé direito no mercado de administração. Hoje, é possível trabalhar em vários segmentos, como:
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compras;
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comércio exterior;
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controladoria;
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finanças;
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marketing;
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logística;
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produção;
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planejamento estratégico.
À medida que um profissional se mostra capaz de executar serviços em diferentes áreas com eficiência e qualidade, maiores são as chances de se consolidar na organização e de apresentar bons resultados. Por isso, é válido sempre acompanhar as principais tendências da profissão e ter foco na melhoria contínua.
Fique bem informado sobre salário e oportunidades no mercado de administração
Há uma grande variedade salarial na carreira de administrador, pois a remuneração é fixada considerando alguns fatores, como atribuições do cargo, experiência profissional e qualificações. No Brasil, não há um piso salarial mínimo único para os administradores. Segundo o Conselho Federal de Administração (CFA), os iniciantes podem receber um salário de R$ 2.458. Para quem possui pelo menos dois anos de experiência a remuneração sugerida é de R$ 5.977.
Dependendo da sua performance, é possível alcançar cargos de gestão e conseguir um salário mais atraente. Pensando nisso, listamos alguns exemplos de funções com a respectiva remuneração. Acompanhe:
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gerente de planejamento financeiro e orçamento: R$ 5.960;
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gerente de tesouraria: R$ 7.309;
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gerente de recursos humanos: R$ 7.783;
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gerente de produto: R$ 7.840;
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diretor comercial: R$ 16.916;
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diretor financeiro: R$ 18.556;
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diretor de recursos humanos: R$ 20.596.
Para quem está à procura de emprego, não faltam alternativas. Uma prova disso é que existem oportunidades de trabalho em diversos locais, como:
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bancos;
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comércio;
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indústria;
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organizações não governamentais
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setor público.
Mais uma opção interessante para o administrador é ser autônomo. Atualmente, muitas companhias necessitam de uma consultoria para elaborar e executar o planejamento estratégico. Além disso, procuram esse profissional para adotar novos processos voltados para reduzir custos e aumentar a produtividade.
Saiba mais sobre o perfil profissional
Para atuar no mercado de administração, é imprescindível contar com algumas características. Uma delas é a proatividade que consiste em ter iniciativa para propor soluções e colocá-las em prática. Também é indicado que o profissional tenha comprometimento, ou seja, responsabilidade com o patrimônio e as ações da organização.
As empresas gostam muito de administradores com capacidade de liderança. Hoje, é fundamental que as corporações contem com pessoas capazes de conduzir um projeto e de influenciar os colaboradores a se adaptar aos procedimentos e aos valores institucionais. A empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro), a habilidade de se adaptar a diferentes cenários e a busca incessante pelo conhecimento são aspectos importantes para alcançar o sucesso profissional.
Veja dicas importantes para se destacar na carreira
Se você está interessado no mercado de administração, é bom estar atento às dicas que serão apresentadas para ter um bom desempenho. Confira:
Aprender idiomas
Muitas companhias fazem negócios com clientes e empresas do exterior. Isso faz com que o administrador necessite dominar outras línguas, além do português. Por isso, vale a pena se dedicar bastante para falar os idiomas inglês, espanhol, francês e alemão, por exemplo. Quanto mais conhecimento obtiver, maior será a sua empregabilidade.
Falar em público
Muitas vezes, o administrador precisa apresentar projetos e resultados para gestores e outros funcionários. Para as ações serem expostas com clareza, é indispensável ter a habilidade de falar em público. Não basta apenas ter boas ideias e redigi-las com qualidade; o ideal é usar a oralidade para mostrar, com argumentos sólidos, que elas são importantes para a companhia crescer.
Aprender sozinho
É interessante sempre buscar o conhecimento para evoluir. Uma maneira de conseguir esse objetivo é aprender sozinho por meio da leitura de publicações relacionadas à área de administração. Também é indicado analisar os resultados com o objetivo de exercer a autocrítica e verificar os pontos a serem aperfeiçoados.
Fazer cursos e especializações
Uma alternativa para reforçar o aprendizado é fazer cursos de pós-graduação (MBA, mestrado etc.). Estar sempre atualizado é uma forma de compreender as tendências do mercado e dos consumidores. Isso é crucial para inovar e adotar iniciativas que permitam a uma companhia vencer os concorrentes.
Apresentar visão sistêmica
À medida que obtém um alto conhecimento, o administrador é capaz de ter uma visão sistêmica, ou seja, entender como funciona a organização. Dessa forma, ele poderá avaliar as ações mais adequadas para cada setor da empresa obter uma performance mais expressiva.
Construir uma boa rede de contatos
Para ficar bem informado sobre as principais tendências do mercado, o ideal é contar com o famoso networking. Se você tem uma boa relação com os colegas de profissão e os fornecedores, fica bem mais fácil assimilar o que pode ser feito para bater as metas e se destacar.
Agir com ética
Jamais engane os clientes, os fornecedores e os funcionários da sua empresa. Tenha uma postura de respeito e adote o bom senso e a honestidade como valores indispensáveis para o seu trabalho. As corporações e os consumidores valorizam bastante os que atuam com ética e respeitam os valores sociais.
Ter metas
A acomodação nunca pode fazer parte da sua rotina de trabalho. Por isso, tenha metas para promover a melhoria contínua. Ao estabelecer parâmetros de desempenho em nível pessoal e profissional, você mostra disposição para evoluir — comportamento muito admirado pelas empresas.
Com certeza, a dedicação, o planejamento e a criatividade são relevantes para fazer sucesso no mercado de administração. Na faculdade, procure aprender bastante com os professores e os demais alunos. Assim, você estará mais qualificado para iniciar a sua jornada no mundo corporativo.
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