Durante o Ensino Médio, é normal que os estudantes comecem a descobrir suas afinidades em relação às carreiras que pretendem seguir, não é verdade?
Têm os que iniciam sua caminhada pelas Ciências Exatas (como a Matemática e Engenharias), os que preferem as Ciências Biológicas (Ecologia, Fisiologia e Genética) e os que se identificam com as Ciências Humanas, que é o grupo que nos interessa neste post.
As Ciências Humanas se referem às áreas de conhecimento que colocam o ser humano como objeto de estudo. O homem, tanto como indivíduo quanto ser social, é estudado sob os pontos de vista da Linguagem, História, Filosofia, Sociologia, Política, Economia, Comunicação, Direito etc. Isso torna essa área muito ampla, subjetiva e diversificada, abraçando cursos universitários e alunos dos mais variados perfis.
Neste post, falaremos sobre os cursos, o mercado de trabalho e as tendências das principais faculdades na área de humanas em que você pode ingressar. Acompanhe:
1. Administração
A Administração é o campo que estuda a gestão de empresas e entidades públicas, com o objetivo de garantir a maior eficiência possível no uso de seus recursos financeiros, humanos e materiais.
Em outras palavras, é papel do administrador ou administradora fazer uma empresa produzir mais resultados, consumindo menos recursos. Portanto, ele deve ser um exímio conhecedor não só de economia, mas também de pessoas e mercados.
O curso dura quatro anos e envolve disciplinas como Logística, Marketing, Estatística, Economia, Matemática Financeira e Recursos Humanos.
O mercado para os administradores sempre foi e continua repleto de oportunidades. Afinal de contas, todas as empresas, sejam públicas ou privadas, necessitam de profissionais dessa área para garantir competitividade e eficiência na gestão. No entanto, isso também torna a competição por vagas bastante acirrada, já que o curso é bem popular nas universidades. Por isso, a especialização e a capacitação serão fundamentais em sua carreira.
2. Direito
Outro curso bastante popular é o de Direito. São muitos os estudantes que querem se tornar advogados, juízes, promotores ou delegados, não só porque têm um apurado senso de justiça e responsabilidade social, mas porque as oportunidades no mercado são ótimas.
Afinal, a sociedade precisa de advogados e outros profissionais do Direito para garantir que os seus interesses sejam defendidos, as leis aplicadas e a ordem mantida.
Como as leis estão categorizadas em diversas áreas, os advogados podem se especializar em diferentes segmentos do Direito, como Trabalhista, Tributário, Civil, Penal, Ambiental, Eleitoral e Empresarial.
O curso dura cinco anos e abraça disciplinas ligadas às ciências sociais e às específicas do Direito, como Sociologia, Filosofia, Direito Constitucional, Penal etc.
3. Publicidade e Propaganda
Se você é uma pessoa criativa, comunicativa e que vende bem as suas ideias, o curso de Publicidade e Propaganda pode ser um caminho interessante.
De modo geral, o profissional dessa área é responsável por planejar, criar e gerir campanhas publicitárias, institucionais ou comerciais, nos mais diversos meios de comunicação, como internet, TV, rádio, jornais e revistas.
Cabe ao publicitário ou publicitária cuidar da imagem dos seus clientes e fazer com que as pessoas comprem suas ideias, causas ou ofertas. Nas faculdades, o curso costuma durar quatro anos. Algumas das matérias estudadas são Redação Publicitária, Pesquisa de Mercado, Marketing, Filosofia e Economia.
O mercado publicitário pode ter sofrido um pouco com essa crise. Entretanto, em uma perspectiva de retomada, a tendência é que o setor volte a crescer, visto que as empresas precisarão tornar seus produtos competitivos e atrativos novamente.
4. Jornalismo
O Jornalismo faz parte da mesma área da Publicidade e Propaganda: a Comunicação Social. Seu papel é investigar, apurar e transmitir notícias, informações e histórias ao público pelos meios de comunicação.
A figura do jornalista está muito ligada à imagem do repórter ou apresentador de telejornal. Além dessas profissões, os formandos nessa área podem trabalhar como redatores, editores de conteúdo e assessores de imprensa.
O curso também costuma durar 4 anos e compartilha de muitas matérias vistas em Publicidade, como Filosofia, Teoria da Comunicação e Fotografia. Mas também existem as disciplinas mais específicas, como Telejornalismo, Jornalismo Digital e Redação.
Apesar de a legislação não exigir o diploma de Jornalismo para exercer a profissão, a conclusão do curso é um diferencial importante para conquistar as melhores oportunidades. E essas vagas não estão apenas nas emissoras e veículos de comunicação, mas também em outras empresas e instituições públicas.
5. Pedagogia
A Pedagogia é uma área que exerce uma enorme influência em nosso sistema de ensino. Os pedagogos são os profissionais que estudam as teorias do ensino, didática e aprendizagem, e as aplicam em formas de diretrizes educacionais.
Eles normalmente atuam na direção ou coordenação de escolas e universidades ou em consultorias que oferecem treinamentos para empresas privadas. Mas, de maneira geral, o setor público é o mais visado pelos pedagogos.
O curso de pedagogia normalmente dura 4 anos e tem uma grade composta por matérias como História da Educação, Administração, Didática, Psicologia da Educação etc. Com o novo modelo do ensino médio entrando em vigor, os pedagogos serão ainda mais necessários nesses próximos anos. Afinal, eles serão os responsáveis por adaptar, da melhor forma possível para os alunos, as diretrizes impostas pelo Ministério da Educação.
6. Ciências políticas
O profissional de Ciências Políticas deve ser um profundo estudioso das relações, organizações e sistemas políticos vigentes em nossa sociedade.
Essa carreira é boa para quem pretende ser um cientista político, analista político, pesquisador social, administrador público ou prestar consultoria para partidos políticos, governos, ONGs e demais órgãos públicos.
As Ciências Políticas voltaram a ficar em evidência com esse momento conturbado da nossa política, o que aqueceu o mercado para quem pretende ingressar na área. Além disso, as eleições garantem sempre boas oportunidades para quem deseja fazer a assessoria de algum candidato.
O curso, que costuma durar 4 anos, aborda questões ligadas à Sociologia, História, Antropologia, Filosofia, Direito, Política Externa e Economia.
7. Serviço social
Essa área prepara os estudantes para, futuramente, criarem meios e políticas para diminuir a desigualdade social e proporcionar melhores condições de vida à população.
Esses profissionais trabalham com a integração e reintegração de indivíduos na sociedade, redução da exclusão social e da marginalidade, e assistência aos indivíduos e famílias desamparadas.
Esse é um campo em que — enquanto houver governos, ONGs e empresas que se preocupem em prestar um trabalho assistencial — as oportunidades de emprego surgirão.
O curso de Serviço Social dura 4 anos e carrega disciplinas como Sociedade Brasileira, Teoria Política e Movimentos Sociais. Além disso, o estudante é envolvido, desde o início da faculdade, em atividades voluntárias em escolas, creches e organizações assistenciais.
Como frisamos no início do texto, as Ciências Humanas são compostas por áreas tão diversificadas que, com alguma delas, um estudante se identificará. Além disso, a maioria das carreiras nesse campo de estudo é bem reconhecida e pode proporcionar estabilidade financeira.
8. Psicologia
O curso de Psicologia é um dos mais procurados na área das Ciências Humanas, atraindo os alunos que desejam desvendar os mistérios da mente humana. A graduação oferece o título de bacharel em Psicologia e, em geral, tem duração de quatro a cinco anos.
Quem se forma como psicólogo terá uma enorme gama de opções para seguir carreira, desde a Psicologia Clínica, atendendo em consultórios, até a área de Recursos Humanos, atuando na gestão de pessoas em empresas. Além disso, é possível trabalhar com Psicologia Esportiva, Orientação Profissional, Psicologia Social, Comportamento do Consumidor, entre outras opções.
Ao longo da graduação, o estudante de Psicologia cursará disciplinas como Psicopatologia, Psicologia Social, Práticas Clínicas, Processos Psicológicos, dentre outras. Além disso, para conseguir o diploma, será preciso fazer estágios supervisionados.
9. Letras
Quem opta pela graduação em Letras terá muitas possibilidades de atuação na carreira. Para quem deseja dar aulas, existem as opções de Licenciatura em Língua Portuguesa ou outras línguas, como o inglês, o espanhol, o francês, o alemão etc.
Os bacharéis da área também podem optar pela língua materna ou alguma língua estrangeira, além de habilitações voltadas para estudos nas áreas de tradução, edição, linguística ou literatura. Em geral, quem escolhe as duas últimas opções pode se dedicar à carreira acadêmica, atuando como pesquisador.
Em geral, os cursos de Letras têm disciplinas comuns a todas as habilitações nos primeiros semestres e, ao longo da trajetória acadêmica, os alunos vão se especializando em suas áreas. Algumas das disciplinas básicas do curso de Letras são Teoria da Literatura, Estudos Linguísticos, Análise do Discurso, Teorias da Linguagem, Morfossintaxe, Gramática Tradicional, entre outras.
O tempo de duração das graduações em Letras também costuma variar de acordo com a habilitação escolhida, e vai de quatro a seis anos. Ao formar-se, o profissional poderá atuar como tradutor, revisor ou editor; professor de Língua Portuguesa, Literatura ou Redação para os ensinos Fundamental e Médio; ou, como dissemos, dedicar-se à pesquisa. Nesse último caso, porém, é preciso fazer um Mestrado ou Doutorado.
10. História
O curso de História é um clássico das Ciências Humanas. Bastante procurado pelos alunos que já tinham afinidade com a disciplina ao longo da vida escolar, essa é a escolha ideal para quem gosta de conhecer profundamente os acontecimentos que marcaram a humanidade, bem como analisar a relação entre os fatos do passado e o que vivemos na atualidade.
Durante a graduação, que tem duração média de quatro anos, o aluno estudará os períodos históricos, como Pré-História, História Medieval, História Antiga e História Contemporânea. Além disso, estudará os acontecimentos de acordo com as regiões, como História do Brasil, História da Europa, História da América etc.
Assim como o curso de Letras, as graduações em História, em geral, oferecem a possibilidade de habilitação em Licenciatura ou em Bacharelado. E não pense que o lugar do historiador está restrito às salas de aula! Quem se forma na área pode atuar em museus e memoriais, na área de preservação patrimonial e também se tornar um pesquisador, seguindo a carreira acadêmica.
11. Filosofia
Uma das áreas do conhecimento mais antigas do mundo, a Filosofia sempre teve um importante papel para a humanidade. Hoje em dia, muitas pessoas não sabem muito bem o que estuda e quais são as possibilidades de atuação do filósofo — mas já adiantamos que vai muito além da simples reflexão!
Uma das mais tradicionais faculdades na área de humanas, o curso de Filosofia oferece as possibilidades de habilitação em Licenciatura, para quem deseja atuar como professor para os ensinos Fundamental ou Médio; bem como o Bacharelado.
O bacharel em Filosofia pode optar por se tornar um pesquisador da área por meio da carreira acadêmica ou mesmo tornar-se autor de obras filosóficas ou didáticas.
A graduação em Filosofia tem duração média de quatro anos, durante os quais os alunos estudarão disciplinas como Pensamento Ocidental Antigo e Medieval, Estudo Filosófico do Raciocínio, Filosofia na Grécia Antiga, Pensamento Político, Filosofia e Educação etc.
12. Antropologia
A graduação em Antropologia é outra opção interessante para quem deseja fazer uma faculdade na área de humanas. Apesar de não ser muito popular entre os vestibulandos, o curso de Antropologia é bastante rico.
A área estuda o ser humano e a sociedade sob o ponto de vista cultural, ou seja, como se dá o desenvolvimento das diversas culturas e manifestações culturais e sua evolução ao longo da história da humanidade. Para isso, o curso une conhecimentos de diversas áreas, como as ciências sociais, a linguística, as artes e a biologia.
Quem se forma no curso de Antropologia poderá atuar como pesquisador, seja em instituições de pesquisa ou em Universidades. Outra possibilidade é seguir a carreira acadêmica e lecionar em cursos de graduação e pós-graduação da área. O curso tem duração média de quatro anos e concede ao egresso o título de bacharel.
E aí, se sentiu atraído por alguma dessas opções de faculdades na área de humanas? Se você se identificou com alguma das opções que trouxemos, procure saber mais sobre cada uma delas e não se esqueça de buscar instituições de ensino de qualidade. Comece agora mesmo a criar um futuro brilhante e de sucesso!
Então, você pretende construir uma carreira em alguma dessas áreas das Ciências Humanas? Compartilhe os seus planos conosco aqui nos comentários!