Durante o colégio, é muito comum que os professores peçam a entrega de um trabalho em grupo. Na faculdade não é diferente. Por isso, em muitas situações, os estudantes precisam se reunir para buscar o melhor desempenho e desenvolver a tarefa juntos.
Porém, esse tipo de atividade costuma causar um pouco de receio: como o resultado depende da colaboração de todos, muitas vezes o trabalho gera alguns desentendimentos e se torna um desafio.
Mas não precisa se preocupar! Para ajudar com essa tarefa, listamos 7 dicas imperdíveis para sobreviver aos trabalhos em grupo e aproveitar da melhor forma essa experiência. Acompanhe:
1. Escolha bem os participantes
O ponto de partida para um bom trabalho em grupo é a escolha da equipe. Fazer isso com base apenas na amizade não costuma ser a melhor alternativa. Convide colegas que realmente estejam comprometidos com o curso e que tenham afinidades com você. Isso facilita o desenvolvimento da atividade.
Porém, é preciso considerar que, em alguns casos, os próprios professores definem a equipe ou acontecem outras limitações, como o tamanho do grupo ou a disponibilidade dos colegas, que podem impedir a formação da equipe ideal.
Nesse caso, aproveite a oportunidade para conhecer melhor essas pessoas e aumentar o seu networking. Além disso, não é só uma boa equipe que garante o sucesso no trabalho — por isso ainda temos outras dicas para ajudar…
2. Distribua as tarefas de forma justa
O trabalho em equipe exige uma boa distribuição de tarefas, para que todos consigam participar da atividade. Essa costuma ser a principal causa de desentendimentos entre a equipe. Então vale a pena sentar e conversar com calma para definir as funções de cada integrante.
O ideal é que as tarefas sejam distribuídas de forma justa, considerando a aptidão e a disponibilidade de cada colega. Ninguém deve ficar sobrecarregado com o trabalho, e todos devem ter o mesmo nível de comprometimento com a tarefa.
Após a conclusão de todas as etapas, também é necessário fazer uma reunião para finalizar o trabalho e alinhar os detalhes. Se for necessário apresentar, esse encontro é fundamental para que a equipe compreenda todos os aspectos do que será abordado e se prepare da melhor forma.
3. Estabeleça prazos
Depois de dividir as tarefas, é hora de criar um cronograma e estabelecer prazos para a conclusão de cada parte do trabalho. Se possível, já marque as reuniões da equipe e outras datas importantes, para que todos possam se planejar desde o início.
Um cuidado importante é sempre garantir certa antecedência na entrega. Assim, em caso de imprevistos, a equipe terá tempo de solucionar o problema. Infelizmente, a tendência é deixar tudo para os últimos dias, o que pode acumular tarefas e impedir a entrega de um trabalho de qualidade.
Portanto, ao definir quem será responsável por cada parte do trabalho, determine também os prazos de finalização de cada etapa e, se necessário, envie lembretes próximos à data limite para garantir que todos estão empenhados com a atividade.
4. Defina meios de comunicação
A comunicação é um ponto fundamental do trabalho em grupo. Muitas vezes é necessário enviar arquivos, marcar reuniões e dar outros avisos importantes para os outros membros da equipe. Por isso, o ideal é definir qual será o meio de comunicação utilizado.
Isso garante a centralização de todas as informações e evita que algum integrante deixe de acessar os avisos. Existem várias opções que podem ser utilizadas, mas vale a pena investir na tecnologia: grupos em aplicativos de conversa e compartilhamento de arquivos online são ótimos para facilitar a comunicação.
Não se esqueça de trocar contatos, anotando o e-mail, o número de telefone e outras informações necessárias para conseguir conversar com o colega sempre que for necessário.
5. Seja flexível durante o trabalho
Uma das características fundamentais para ter sucesso em um trabalho em grupo é a flexibilidade. Cada pessoa tem um jeito de lidar com as tarefas e opiniões diversas sobre o mesmo assunto, o que pode gerar alguns conflitos na hora de decidir alguns pontos sobre o desenvolvimento da atividade.
Portanto, é necessário saber ouvir os colegas e se expressar corretamente, permanecendo aberto às sugestões dos demais membros da equipe. O trabalho deve ser desenvolvido em conjunto e, mesmo que você acredite que está certo, os outros integrantes podem discordar e preferir outro caminho.
Seja paciente e compreensivo para avaliar em quais situações vale a pena tentar convencê-los sobre as suas ideias e o momento de aceitar seguir as opiniões do colega para o desenvolvimento do trabalho.
6. Preserve a liderança e o diálogo
Para facilitar o trabalho, é importante que a equipe escolha um líder, uma pessoa responsável por organizar as ideias e identificar as tarefas que precisam ser executadas. Todos os membros devem concordar com essa escolha e colaborar com todo o apoio necessário.
Contudo, vale lembrar que isso não significa que ele mandará no trabalho ou será responsável por todas as decisões. É preciso preservar sempre o diálogo, considerando as ideias e opiniões de todos os colegas.
Então, caso você seja o líder, esteja sempre aberto a conversas, observando o posicionamento dos colegas sobre a tarefa.
7. Encare a experiência de forma positiva
Durante todas as etapas do trabalho, mantenha-se positivo e aproveite a experiência. A motivação de todos os integrantes da equipe é fundamental para ter bons resultados. Portanto, deixe o estresse de lado na hora de trabalhar com seus colegas.
Uma postura colaborativa, estimulando sempre o respeito e a motivação de todos, ajudará no desenvolvimento de habilidades de liderança e outras características fundamentais para se destacar no mercado de trabalho.
Lembre-se de que esse é um grande diferencial. Então, aproveite essas oportunidades para descobrir a melhor forma de lidar com eventuais problemas e buscar sempre os melhores resultados.
Viu só? Apesar de parecer um grande desafio, seguindo esses passos na hora de fazer um trabalho em grupo, você vai conseguir aproveitar todos os benefícios dessa experiência e garantir um ótimo desempenho durante a faculdade.
Então, gostou das nossas dicas? Conhece outras formas para se dar bem nos trabalhos em grupo? Compartilhe com a gente nos comentários!