Base de dados online

A Biblioteca da Faculdade de Rondônia (FARO) possui no seu Portal alguns acessos à Base de Dados de conteúdos para pesquisa. A Biblioteca Virtual FARO, em sintonia com a modernidade, visa apresentar, além dos serviços de nuvens, uma biblioteca ou várias bibliotecas invisíveis com serviços de busca de informação para disponibilização de materiais em formato digital.

                            Autora: Patrícia Diniz

🚩Agropensa é a base de dados de informações sobre produção agrícola Da Embrapa. Tem como objetivo apresentar os dados disponibilizados e orientar a navegação no Painel Interativo (dashboard/BI) da Produção Agrícola Municipal (PAM).

 Ir para a BASE

🚩O Banco de Teses da Capes, que até recentemente registrava 366.341 mil trabalhos defendidos no período 1987-2006, foi atualizado com a inclusão de 42.819 teses e dissertações publicadas em 2007, representando um acréscimo de 11,69% na base de dados.

 Ir para a BASE

🚩O Banco de Dados da Pesquisa Agropecuária é uma base de dados que reúne os documentos que compõem o acervo das bibliotecas da Embrapa, abrangendo a literatura gerada e a literatura adquirida: livros, folhetos, teses, trabalhos apresentados em eventos técnico-científicos, documentos digitais, mapas, etc. 

  Ir para a BASE

🚩O JSTOR foi criado em 1995, nos Estados Unidos, com o objetivo de ajudar as bibliotecas a organizar o cada vez maior número de periódicos acadêmicos. Mantido por uma organização sem fins lucrativos, o JSTOR reúne, em seu acervo digital, mais de 2.000 periódicos (disponíveis desde o primeiro volume). Sobre Direito, há mais de 800 títulos cadastrados, entre “journals”, livros e documentos. Alguns destes, frise-se, foram publicados no século XIX. O JSTOR também franqueia o acesso ao seu conteúdo a professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições a ele associadas.  

  Ir para a BASE

🚩O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo.

 Ir para a BASE

🚩EULER é uma base de dados com pesquisa e publicações na área de matemática, com mais de 20.000 artigos e trabalhos sobre o tema.

 Ir para a BASE

🚩A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT tem por objetivo reunir, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior. A BDTD foi concebida e é mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no âmbito do Programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB), com apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP), tendo o seu lançamento oficial no final do ano de 2002.

 Ir para a BASE

🚩A Biblioteca Digital da UNICAMP (SBU tem como objetivo principal disponibilizar, de maneira rápida e sem fronteiras, a produção científica gerada na Universidade, com foco principal em teses e dissertações, ofertando mais de 1.000.000 de páginas aos pesquisadores nacionais e internacionais.

 Ir para a BASE

🚩A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo foi criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações.

 Ir para a BASE

🚩 A Biblioteca Digital do INPE – Instituto de Pesquisa Espaciais – reúne um acervo de mais de 6.000 documentos (teses e dissertações) produzidas pela instituição, desde 2002. 

 Ir para a BASE

🚩A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

 Ir para a BASE

🚩CAPELO é o segundo Repositório Digital da UNESP – Universidade Estadual Paulista – portal de acesso que oferece acesso a produção científica de textos completos de todas os TCCs defendidos na instituição. 
 Ir para a BASE

🚩[email protected] é o Repositório Digital da UNESP – Universidade Estadual Paulista – portal de acesso que oferece acesso a produção científica de textos completos de todas as teses e dissertações defendidas na instituição.

 Ir para a BASE

🚩A biblioteca eletrônica SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library, é um repositório de artigos científicos e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica nas áreas de administração, economia, contábeis, dentre outras.

 Ir para a BASE

🚩DART-Europe: iniciativa da Liga de Bibliotecas Europeias de Pesquisa que reúne teses e dissertações de diversas instituições europeias em acesso aberto. A coleção do Portal é formada por mais de 420 mil teses e dissertações oriundas de 536 instituições de 27 países europeus, como Alemanha, França, Holanda, Espanha, entre outros, e inclui teses defendidas desde o século XVII até o presente. 

 Ir para a BASE

🚩Digitalia Hispânica – O banco de dados mais completo de revistas e livros eletrônicos em espanhol para bilicotecas. Mais de 30.000 documentos eletrônicos nos tornam um banco de dados sem precedentes para comunidade de língua espanhola.

 Ir para a BASE

🚩O GlobaLex é um premiado portal organizado pelo Hauser Global Law School Program, vinculado à New York University School of Law. No GlobaLex, o pesquisador pode encontrar valiosas informações sobre o sistema jurídico dos mais diversos Estados. É uma base de dados especialmente indicada para pesquisadores de Direito Internacional e Direito Comparado.

 Ir para a BASE

🚩O Portal Domínio Público, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores. 

 Ir para a BASE

🚩O banco de dados GeoRef, estabelecido pelo Instituto Americano de Geociências em 1966, fornece acesso à literatura de geociências do mundo. O GeoRef é o banco de dados bibliográfico mais abrangente das geociências e continua a crescer em mais de 100.000 referências por ano. O banco de dados contém mais de 3,9 milhões de referências a artigos de periódicos de geociências, livros, mapas, documentos de conferências, relatórios e teses. Além disso, a GSW fornece acesso ao GeoRef in Process, um banco de dados de registros bibliográficos que estão atualmente sendo editados e revisados ​​para inclusão no GeoRef.

 Ir para a BASE

🚩O IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – criado em 1968, é uma associação sem finalidade econômica que tem por objetivo o planejamento, a implementação e a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos, destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal.

 Ir para a BASE

🚩O Google Acadêmico fornece, de maneira simples, diversos livros, artigos, teses, resumos e disciplinas de forma bastante abrangente. É possível ainda encontrar publicações de editoras e organizações profissionais. E o melhor: de forma gratuita.

 Ir para a BASE

🚩A solução Knovel ajuda engenheiros a resolver problemas complexos fornecendo informações sobre as melhores práticas, equações validadas e dados sobre materiais e substâncias.

 Ir para a BASE

🚩A base de dados Outdoor da Engenharia tem como missão planejar, selecionar, organizar e publicar conteúdos e oportunidades de negócios aos profissionais ou estudantes de Engenharia Civil.

  Ir para a BASE

🚩O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) é a Sociedade Científica do Direito no Brasil, organizado através de uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado e sem fins econômicos que incentiva e promove os estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito no Brasil. Suas ações institucionais respondem ao desafio de projetar a pesquisa jurídica para o avanço social do Brasil.

 Ir para a BASE

🚩O Portal de periódicos CAPES oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 38 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento.

 Ir para a BASE

🚩O LexML é um projeto conjunto entre países que buscam o estabelecimento de padrões abertos para intercâmbio, identificação e estruturação de informações legislativas e jurídicas. Participam atualmente dessa iniciativa alguns dos países que integram o sistema jurídico romano-germânico: Alemanha, Brasil, Espanha, Itália. No Brasil, o LexML reúne leis, decretos, acórdãos, súmulas e projetos de leis das esferas federal, estadual e municipal dos três Poderes, revelando-se uma excelente opção para a consulta de legislação e jurisprudência.

 Ir para a BASE

🚩O LUME é o Repositório Digital da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – cujo portal de acesso oferece toda a produção científica desde janeiro de 2008. Tem como objetivo disponibilizar 1.691.180 produções cadastradas de todos os eventos promovidos pela instituição.

 Ir para a BASE

🚩O  SciELO – Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica) – é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe.

 Ir para a BASE

🚩A Science Direct é disponibilizada pelo Portal Periódicos da CAPES. Estão disponíveis no momento 2.573 periódicos em 9.6 milhões de artigos com texto completos.

 Ir para a BASE

🚩O SSRN, anteriormente conhecido como Social Science Research Network, é um repositório e uma revista internacional dedicada à rápida disseminação de pesquisas acadêmicas nas ciências sociais e humanas e muito mais. A Elsevier comprou o SSRN da Social Science Electronic Publishing Inc. em maio de 2016

 Ir para a BASE

🚩Zentralblatt MATH é um serviço de classificação, resenha e arquivo de publicações em matemática pura e aplicada. O banco de dados de Zentralblatt MATH, situada no escritório editorial de Berlim do instituto FIZ Karlsruhe, actualiza-se diariamente

 Ir para a BASE

🚩A BDSF armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 208 mil documentos* de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento. 

 Ir para a BASE

🚩O Banco de Dados do SIPAM possui uma base de informações vetoriais da Amazônia Legal estruturada em um Sistema de Gerenciamento que disponibiliza ao usuário um conjunto de informações, permitindo a imediata exploração dos diversos aspectos do tema selecionado, além da possibilidade de cruzamento desses dados com aqueles oriundos das outras áreas temáticas, derivando-se novas informações.

 Ir para a BASE

🚩Acesse dados geográficos do Brasil e regiões específicas. Gere mapas de forma rápida e simples. Versão do i3Geo com o Google Earth integrado, permitindo montar mapas com camadas do banco de dados do MMA em uma visão 3d. Pesquise dados existentes no MMA e em outras instituições.

 Ir para a BASE

🚩A HighWire Press é o maior arquivo de ciência de texto completo gratuito da Terra! Desde 18/07/11, estamos ajudando na publicação on-line de 2.117.523 artigos em texto completo e 6.741.965 no total. Existem 13 sites com períodos de teste gratuitos e 49 sites totalmente gratuitos. 282 sites têm edições anteriores gratuitas e 1271 sites pagam por visualização!

 Ir para a BASE

🚩O DSpace @ MIT, repositório institucional do MIT criado para salvar, compartilhar e pesquisar os materiais de pesquisa digital do MIT, incluindo um número crescente de documentos de conferência, imagens, artigos acadêmicos revisados ​​por pares, pré-impressões, relatórios técnicos, teses, documentos de trabalho e muito mais.

 Ir para a BASE